A Importância dos Avôs Para as Crianças: Conheça os Benefícios!

O filme Viva – A Vida É uma Festa!, além de ganhador do Oscar de melhor animação no ano de 2018, é uma lição atemporal sobre a família. Misturando música, diversão e tradições culturais, o longa consegue abordar temas admiráveis, como a importância dos avôs para as crianças a partir do personagem principal Miguel e sua abuelita (vovozinha na língua espanhola).

De qualquer modo, não é difícil perceber que esse cenário de trocas entre avôs e crianças segue fazendo parte do dia a dia das famílias fora das telinhas. Essa relação, inclusive, ajuda no bem estar e diminui a incidência de depressão nos pequenos. Além disso, os avôs não têm pressa, têm tempo! Para entender mais sobre essa recíproca de carinho, é só continuar lendo.

A importância dos avós para as crianças

Direto ao assunto

Qual é a importância dos avôs para as crianças?

Os avôs, para além de importantes, são essenciais! Sejam de sangue ou não, pouco importa, o contato com os mais velhos representa a personificação da História, de modo a fazer parte da construção da identidade de cada um de nós.

Afinal, a importância dos avós para as crianças está posta sobre dois pilares: seus ensinamentos e o companheirismo. Os avôs são, ainda, a referência mais carinhosa para os netos. Além disso, os vovôs e vovós educam por prazer, sem real obrigação.

É também ao longo desse tempo convivendo com essas figuras mais velhas que os netos moldam o que são e o que serão ao longo de toda a sua vida. Afinal, é pelas influências externas que vamos buscando nossa identidade particular, não é mesmo?

Para os adultos…

Sem dúvidas, é com nossos avôs que conhecemos mais da vida da família: o que aconteceu antes de nascermos, como foi nossa primeira infância, a adolescência de nossos pais… E, falando em nossos pais, os avôs também são fonte de um outro ponto de vista sobre a história de como eles se conheceram, o que pode ser muito enriquecedor!

A parte romântica nós já conhecemos, mas o que dizer sobre as preocupações daqueles que ficavam em casa esperando enquanto seus filhos iam se divertir? Ah, que nostalgia! Pois é, os avôs, além de exemplos para as crianças, com certeza também são inspirações para seus filhos.

Via de mão dupla: e o papel das crianças?

Bom, já vimos alguns benefícios dos avôs para a formação humana dos netos. Mas a recíproca também é verdadeira? É sim! Os netos são mais do que bem vindos para a alegria dos avôs. Aliás, o que os avôs têm de tempo, as crianças têm de energia – e bota energia nisso!

Avôs que cuidam dos netos vivem mais!

É sério, e não somos nós quem estamos falando: uma pesquisa da Evolution and Human Behavior comprovou que os idosos que cuidam de seus netos vivem 10 anos a mais. Se a importância dos avôs para as crianças é grande, a importância das crianças para os avôs é ENORME!

E, sinceramente, é como se os avôs, ao terem um neto, tivessem um motivo a mais para viver. Por isso, se seu vô ou sua avó estiver por aí, corre pro abraço! Aproveite cada minuto ao lado dessa fonte de sabedoria humana e lembre-se também de sempre ter paciência com seus familiares.

Abaixo, separamos uma canção de ninar especial, entoada por Miguel no filme da Disney. E fica a dica, que tal aprender e ter um momento emocionante com algum de seus avôs?

Buscando aproximar a família ainda mais?

Meios para aproximar a família nunca são demais. E é pensando nisso que o Universo Maker tem uma lojinha cheia de kits DIY para você e o pessoal fazerem em casa!

E imagina que legal fazer uma experiência científica ou até mesmo montar um boneco invisível com seus avôs? Certeza de que eles iriam achar o máximo. Por isso, não perca tempo, fique por dentro das novidades do Universo Maker!

Click to rate this post!
[Total: 2 Average: 5]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *