A Volta às Aulas Presenciais

Com a pandemia do Covid-19, as crianças tiveram suas aulas sem sair de casa. Com a melhora do quadro global, redução dos casos e flexibilização das medidas de prevenção, a volta às aulas presenciais aconteceu depois de um ano e meio de muito ensino à distância!

Não é segredo para ninguém que as aulas a distância foram um desafio para todos, tanto para os pais quanto para os alunos e os profissionais da educação. Com o cenário pandêmico, foi preciso inovar e se adequar à nova realidade – tudo para que todos ficassem bem e protegidos do novo vírus.

Mas, finalmente, depois de um ano e meio de muitos links de aulas e atividades no Google Classroom, as crianças e adolescentes podem reencontrar seus amigos e se divertir nos pátios das escolas.

Ah, não se preocupe! A volta às aulas presenciais é feita de acordo com os protocolos de segurança contra o Covid-19. Assim, seu filho tem um retorno seguro e tranquilo.

Quer saber mais sobre como esse retorno está acontecendo? Então fique conosco e boa leitura!

volta às aulas presenciais

Direto ao assunto

Quando voltam as aulas presenciais?

A volta às aulas presenciais foi um tema muito debatido ao longo do ano de 2021. Então, cada estado discutiu as possibilidades de volta de modo regional!

De modo geral, ao longo do ano, as escolas mantiveram um sistema híbrido de educação. Ou seja, adotaram um sistema de rodízio! Dessa forma, as turmas foram separadas e os dias em que cada uma delas vai para a escola são alternados.

Assim, a volta das aulas 100% presenciais apenas passou a ser aprovada no último semestre de 2021. Ou seja, nos meses de outubro, novembro e dezembro.

Além disso, ficou a cargo de cada estado decidir o caráter obrigatório do retorno, bem como a disponibilidade das aulas híbridas ou não!

De acordo com o jornal Folha de São Paulo, o Ministro da Educação Milton Ribeiro diz:

“Quero deixar claro que, no Brasil, a decisão de abertura foi delegada a estados e municípios, não tendo o governo federal poder e decisão sobre o tema. O MEC não pode determinar o retorno presencial das aulas, caso contrário já teria determinado.”

Então, para saber quando as aulas presenciais de seu estado ou município retornarão, fique ligado nos jornais municipais e estaduais!

Todos os estados voltaram às aulas presenciais

Todos os estados brasileiros aderiram ao sistema de ensino híbrido, que alterna entre alunos presenciais e online da mesma turma.

Porém, não foram todos os estados brasileiros que decretaram e autorizaram o retorno 100% presencial das atividades! Estados como Minas Gerais, por exemplo, apenas planejam o retorno completo de seus estudantes para janeiro de 2021.

Mas, em geral, as escolas brasileiras têm incorporado cada vez mais crianças, adotando o retorno gradual desde julho de 2021!

A volta às aulas presenciais é obrigatória?

O caráter obrigatório do retorno depende não apenas do estado, mas também das escolas. Assim, algumas instituições de ensino oferecem a opção pelo retorno gradativo ou não.

Então, de acordo com as necessidades e possibilidades de cada família, os pais e responsáveis poderiam decidir se seus filhos retornariam presencialmente.

Entretanto, vale sempre conferir a disponibilidade do ensino híbrido ofertado pela escola onde seu filho estuda, para que erros não sejam cometidos!

Quais as regras para a volta às aulas presenciais?

Para que o retorno dos pequenos seja feito da forma mais segura possível para eles e suas famílias, algumas regras se tornam essenciais.

Em primeiro lugar, é preciso respeitar as regras do distanciamento social. Ou seja, a própria escola deve oferecer uma distância de 1,5 metro entre as carteiras dos estudantes.

Além disso, o uso integral de máscaras é de extrema importância. Mesmo que os pequenos sintam uma certa dificuldade em mantê-la no rosto por todo o período de aulas, é importante que tanto os pais quanto as escolas os relembrem da importância do ato.

Ah, e não se esqueça! As crianças devem levar trocas de máscara para que ela seja feita a cada três horas de uso. Mas não guarde a máscara usada junto com as limpas, hein!

Ainda, é preciso disponibilizar locais adequados para a higienização, com banheiros providos de sabonete de forma constantes e diversos pontos de álcool em gel espalhados pela escola.

E para as escolas que adotaram o sistema de rodízio, é preciso que os pais apenas enviem as crianças para a escola nos dias certos! Assim, evita-se a aglomeração em espaços pequenos.

Segundo o site oficial do governo de São Paulo, o Secretário da Educação, Rossieli Soares, afirma sobre a volta às aulas no estado:

“A educação precisa ser prioridade da sociedade. Fizemos todos os investimentos necessários para o cumprimento dos protocolos e essa volta tem total respaldo do Comitê Científico do Estado.”

Ufa, deu para perceber que todos estes protocolos servem para a prevenção contra o coronavírus, não é? Afinal, ninguém quer ficar o tempo todo em casa!

Exceções ao retorno presencial

Mesmo com as novas regras para evitar o contágio entre os alunos, alguns grupos de crianças não precisam aderir à volta às aulas presenciais.

Assim, caso seu filho faça parte de alguma das categorias listadas abaixo, seu retorno não é obrigatório:

  • Crianças e jovens nos grupos de risco da Covid-19, que não tenham completado seu ciclo de vacinação ou para os quais a vacina ainda não está disponível.
  • Jovens gestantes ou que tiveram filho há pouco tempo;
  • Estudantes que, mesmo vacinados, possuem autorização médica para ficarem em casa por conta de fragilidade ao Covid-19.

Então, se você, papai ou mamãe, está preocupado com o retorno de seu filho, não se preocupe! A escola irá te ajudar a encontrar a forma mais segura possível de garantir a educação a seu filho.

Qual a importância do ensino presencial?

Com o ensino remoto, ficou claro que a educação não é e não deve ser resumida apenas ao conteúdo. Aprender não é decorar fórmulas ou saber interpretar textos.

Segundo um artigo publicado pelo Instituto Pensi, um estudo realizado pelo Banco Mundial traz:

“Educação é construção de conhecimento coletivo, educação é partilha de saberes e, ao mesmo tempo, é acúmulo de habilidades para construção de um bem comum, para construção, sobretudo de um bem que exige da gente habilidades emocionais e intelectuais, que transformam o nosso eu e que incidem na coletividade da qual pertencemos.”

Então, mais do que um ambiente de conhecimentos teóricos, a escola também é o lugar do conhecimento emocional e social.

Desenvolver tais habilidades é de extrema importância para os pequenos, que desde cedo aprendem a lidar com pessoas diferentes, amizades e conflitos. É o espaço de brincar e se encontrar diariamente com os colegas, de se divertirem.

Então, com o ensino remoto, os alunos perdem toda a interação com diferentes situações que tinham ao longo do dia. Além disso, seu conhecimento socioemocional é prejudicado com tanto tempo dentro de casa e sem interação com outras crianças.

“O retorno às aulas presenciais é uma necessidade urgente”. – Milton Ribeiro, Ministro da Educação.

Como voltar às aulas do melhor jeito?

Além do álcool em gel e das máscaras, é claro que não pode faltar aquele toque de personalidade ao ir para a escola!

Que tal personalizar o uniforme com seu filho e criar uma estampa completamente nova e colorida, que só ele irá ter?

Com a Camiseta Tie Dye, você e seu filho podem criar as estampas mais bonitas e descoladas, com as cores preferidas de cada um. Além dela, tem também o famoso Pop It, a nova tendência entre as crianças.

Não fique de fora e venha conferir!

Click to rate this post!
[Total: 0 Average: 0]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *