Amizade Na Infância: Muita Lição De Vida e Brincadeira!

“Amigo estou aqui, amigo estou aqui”… Tenho certeza de que você já ouviu esse trechinho famoso da trilha sonora de Toy Story por aí, principalmente se usa o TikTok. Essa franquia de filmes, aliás, é conhecida por seus ensinamentos sobre companheirismo e amadurecimento e tem muito a nos dizer sobre amizade na infância.

A partir do enredo da história (que não é spoiler para ninguém, já que o primeiro filme foi lançado há 25 anos), os espectadores conseguem compreender que a amizade é um assunto muito rico, que constrói histórias lindas e nunca morre. Não importa, seja com bonecos, amigos imaginários ou pessoas, a amizade sempre vai criar e fortalecer laços.

Pensando nisso, antes de continuar com a leitura deste artigo, assista o vídeo abaixo, que bombou na internet na última semana por contar uma incrível história real de amizade na infância.

Direto ao assunto

Razões para valorizar a amizade

Bom, depois do vídeo acima, talvez você já esteja mais do que convencido sobre o quão importante é incentivar a amizade no seu meio social, afinal ela pode ser um agente transformador de vidas e de caráter. Mesmo assim, ainda valem algumas considerações e enfoques especiais.

Cientificamente falando

De acordo com pesquisadores da Brigham Young University, dos EUA, cultivar um círculo de amizades pode aumentar em até 50% as chances de que você viva mais.

E os dados têm embasamento, já que o benefício das amizades duradouras foi estudado ao longo de sete anos por esses profissionais e o assunto apresenta relação direta com a incidência de depressão, ansiedade, doenças cardíacas e, consequentemente, a saúde no geral.

Por conta disso, os principais benefícios da amizade para todas as idades são os seguintes:

  • menor risco de doenças;
  • vida mais longa;
  • produtividade;
  • otimismo;
  • saúde.

Como estimular os pequenos a cultivarem amizades?

Para fazer com que as crianças cultivem amizades, de modo que isso se torne um hábito, os responsáveis podem incentivar a empatia no dia a dia através do compartilhamento de brinquedos e lanchinhos, por exemplo.

O mais importante é sim que as relações se deem de forma natural e orgânica, mas isso não quer dizer que a família não possa dar aquele empurrãozinho.

Outra forma bem interessante de incentivar a amizade já na infância é permitir que as crianças tragam amiguinhos para brincar em casa, normalizando essas interações até que as conversas e aproximações tornem-se parte da rotina dos pequenos.

Em resumo, ao estimular relações amigáveis o respeito mútuo passa a fazer parte das atividades em grupo, importantes reflexões vêm à tona e laços são criados.

Xô, preconceito!

Assim como em todas as esferas da vida, é preciso ensinar às crianças que diferenças existem e elas não inferiorizam ninguém. Nesse sentido, infelizmente ainda é comum ouvirmos que autistas ou pessoas que apresentam quaisquer dificuldades de comunicação social já na primeira infância não são capazes fazer amigos…

Esse é um mito que precisa ser desconstruído! Para a mudança na prática, converse com os pequenos sobre a necessidade de entendermos o tempo dos outros. Vale até mesmo propor atividades inclusivas para aproximar e integrar a todos!

amizade na infância

Para fortalecer a amizade na infância brincando…

De atividades inclusivas o Universo Maker entende. Para incentivar e fortalecer as amizades na infância não há nada melhor do que brincadeiras. E sabe porquê?

A gente te explica: se você resgatar as suas memórias lá do fundo do baú, com certeza vai perceber que as aproximações com outras crianças lá na infância quase sempre foram propiciadas por uma brincadeira de esconde-esconde, queimada, pega-pega, massinha, futebol de rua…

Todas essas atividades estão muito marcadas na nossa memória e, no final, ninguém se lembra de quem ganhou ou perdeu o jogo de futebol, por exemplo, e sim dos momentos bons compartilhados em grupo.

Assim, criar oportunidades para um primeiro contato entre as crianças é essencial – e o resto é história. Como conclusão, fica claro que ao estimular a afinidade dos pequenos uns com os outros essa sementinha pode frutificar-se em empatia, afeto e até amor.

Por isso, vamos agora a algumas ideias práticas!

Brincadeiras do UM para curtir com os amigos – ou para fazer novos!

  1. Slime galático: um kit de slime para você multiplicar a diversão o quanto quiser! Com esse super combo é impossível não compartilhar criatividade por aí. Nossa sugestão é fazer uma batalha de slimes, como essa aqui! A competitividade na medida certa é uma aliada e tanto para novos laços.
  2. Máquina de choques: para quem ama emoção.
  3. Kit TIE DYE: que tal usar cores complementares e chamar um coleguinha para fazer roupas que combinam? Com as camisetas TIE DYE personalizadas, além de fazer as estampas de sua preferência, você pode levar esse momento único por toda a vida – ou até enquanto durarem as camisetas.

Além de boas memórias, as amizades ainda podem nos deixar lembranças físicas, como vimos no TikTok da introdução. De qualquer jeito, o importante é deixar uma marca. Quem cultiva bons amigos nunca estará só, mesmo com o passar do tempo. Portanto, se a fase é ruim…

E são tantos problemas que não tem fim
Não se esqueça que ouviu de mim

Amigo estou aqui!

Toy Story – Amigo, Estou Aqui (Zé da Viola)

Click to rate this post!
[Total: 0 Average: 0]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *