Atividades Físicas Para Crianças: Quais São Recomendadas?

Se eu te dissesse que existe uma fórmula infalível para melhorar a concentração, a aprendizagem, o sono e a saúde corporal do seu filho, você acreditaria? Pois acredite! O estímulo às atividades físicas para crianças dá conta disso e muito mais. Mas é preciso ficar atento ao tipo de atividade incentivada, já que o corpo dos pequenos ainda está em formação.

E com a pandemia do coronavírus, a necessidade de se movimentar tornou-se ainda mais essencial… Então que tal saber como ajudar as crianças na execução e no desempenho correto das atividades físicas? O Universo Maker fez uma seleção com todas as informações que você precisa saber para ficar expert no assunto. Para conferir, continue com a gente!

Atividades Físicas Para Crianças

Direto ao assunto

Os benefícios da atividade física em família

Evitar o sedentarismo é essencial em qualquer idade. Enquanto que para os pequenos a rotina ativa significa o fortalecimento do sistema imunológico e o melhor desenvolvimento dos ossos, para os adultos a manutenção de um estilo de vida saudável ajuda na prevenção das doenças. Por isso, a família toda precisa manter uma rotina de exercícios.

Embora possa parecer uma realidade distante para muitos, realizar exercícios físicos constantemente não é um bicho de sete cabeças. Uma rotina saudável não implica diretamente em horas treinando: a revista The Lancet, referência mundial na área das ciências, comprova que 15 minutos de atividade diária resultam no aumento da expectativa de vida em até 3 anos!

E há ainda mais benefícios! Durante a realização dos exercícios físicos, e em todas as idades, os neurotransmissores serotonina e endorfina são liberados, resultando na sensação de bem-estar e, consequentemente, na redução da ansiedade e estresse. Realmente, não há como negar, as atividades físicas para crianças são mais que necessárias, e a ciência reafirma isso a cada dia.

As atividades físicas para crianças específicas à cada faixa etária

Para a faixa etária dos 8 aos 12 anos, os médicos indicam atividades que não contem com equipamentos de academia. Para aqueles abaixo dos 8, as brincadeiras do dia a dia já são suficientes para uma rotina saudável.

A recomendação geral dos pediatras indica que apenas a partir dos 14 anos é que a modalidade de exercícios com musculação e idas à academia pode começar a ser implementada, já que nessa idade todo o processo de crescimento está melhor estabelecido.

Sendo assim, destacamos as melhores atividades físicas para crianças dos 8 aos 12 anos. Lembrando que a família toda pode participar ativamente sempre. Vamos lá?

Pular corda

Considerada a mais simples (e cansativa!) de todas, essa atividade requer apenas um pedaço de corda e muita energia. Além da forma tradicional que conhecemos, a corda ainda pode ser utilizada para brincadeiras atemporais como o reloginho e o cabo de guerra.

Fazer ginástica

Ginástica rítmica, ginástica olímpica, ginástica aeróbica, competitiva ou não… Não importa, esse tipo de exercício trabalha a agilidade, a elasticidade e a força do seu praticante. Vale muito a pena praticar com a ajuda de um profissional, afinal, até para os pequenos, a ginástica exige técnica.

Dançar!

Seria esse o item mais legal e variado da lista? Jazz, street dance, ballet, cigana, contemporânea, moderna, de rua… São inúmeros os tipos de dança – e as possibilidades de criação de novos estilos também, basta soltar a criatividade.

Seja através de aulas presenciais ou de vídeos em plataformas como o Youtube, se jogue! Remexer o esqueleto por diversão e saúde é bom demais.

Brincar no parquinho

Procure um parquinho ou uma pracinha perto da sua casa. Se sua família tiver algum animal de estimação, melhor ainda, é hora dele praticar exercícios também! Dê uma volta com seu cachorro e aproveite para caminhar e brincar na areia ou nos balanços e escorregadores. Te garanto que com essa atividade o tempo passa rapidinho.

Aventurar-se nos esportes

Nesse item, karatê, natação, futebol e vôlei são as opções mais populares. Meninos e meninas podem praticar qualquer esporte e, além de ajudar a saúde, o estímulo à competitividade ainda vem de brinde.

O yoga, por sua vez, é uma opção extra que pode ser considerada por todas as idades. Confira o nosso artigo exclusivo sobre essa prática!

O efeito a longo prazo que as atividades físicas para crianças proporcionam

Já citamos que a prática de exercícios físicos auxilia no desenvolvimento da competitividade, da criatividade e, é claro, da saúde. Mas ainda é importante frisar que, quando a família acompanha todo esse processo de aprendizados do corpo, o que mais se fortalece são as relações interpessoais, afinal, não há nada mais desejado do que a sensação de conforto e segurança em família.

Reforçar os laços a partir da prática de exercícios é fundamental. Por outro lado, no âmbito escolar, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação possui a proposta de desenvolver a noção de vitalidade do corpo através da Educação Física, incentivando a prática dessas atividades e, com isso, promovendo a integração social das crianças.

Seja para qual for a finalidade, pratique um exercício! E não deixe de acompanhar os nossos posts, pois estamos constantemente dando dicas como essa, a fim de fortalecer a relação entre pais e filhos e o desenvolvimento das crianças mesmo em tempos difíceis. Assine a nossa newsletter e continue acompanhando o Universo Maker!

Click to rate this post!
[Total: 0 Average: 0]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *