Conheça os Benefícios Das Atividades Manuais Para as Crianças e Veja Como Aplicar No Seu Dia a Dia!

São muitos os benefícios das atividades manuais para as crianças, como a melhora da coordenação motora e do desenvolvimento da tolerância com o outro. Por isso é importante para os responsáveis saber como incluí-las no dia a dia.

As atividades manuais são conhecidas no mundo inteiro, e viraram até mesmo tendência. Aliás, você já ouviu falar no termo “DIY” ? Do It Yourself significa “faça você mesmo” em inglês, termo que invadiu a internet nos últimos anos.

No entanto, essa atividade não é nova: estudos apontam que ela surgiu na Pré-História, ou seja, em 6.000 a.C. Mesmo sendo tão antiga, até hoje ela traz inúmeros benefícios para quem a pratica, principalmente para as crianças.

Por isso, o Universo Maker preparou um artigo com tudo o que você precisa saber sobre atividades manuais para crianças. Fique com a gente e boa leitura!

atividades-manuais

Direto ao assunto

O que são atividades manuais?

Atividades manuais são aquelas que fazemos com as mãos, ou seja, sem o uso de tecnologias digitais. Geralmente essas atividades envolvem a reutilização de materiais, fazendo bem tanto para a pessoa, quanto para o planeta.

Elas possuem diversos benefícios, ainda mais se forem usadas a favor do desenvolvimento infantil.

Qual a diferença entre atividades manuais e brinquedos prontos?

Os brinquedos prontos são fabricados em série e carregam em si as características de cada marca. Diferentemente de um brinquedo feito pela própria criança, em que ela foi estimulada a criar e a colocar neles suas próprias características, os brinquedos prontos não oferecem tantos benefícios quanto as atividades manuais.

Quais são os benefícios para as crianças fazerem atividades manuais?

As atividades manuais desenvolvem:

  • criatividade;
  • concentração;
  • imaginação;
  • disciplina;
  • curiosidade;
  • tolerância com o outro;
  • coordenação motora;
  • controle emocional;
  • resolução de problemas;
  • relações interpessoais e muitas outras coisas.

Atividades manuais trazem dezenas de benefícios para as crianças. Através delas é possível materializar suas fantasias, expor seus sentimentos e problemas, aprender conceitos educativos, incentivar habilidades sociais para possibilitar que a criança crie vínculos e muito mais. 

Tudo isso pode acontecer com poucos ingredientes: imaginação, criatividade, alegria e uma pitada de autenticidade. 

Portanto, não deixe essas atividades de lado, ainda mais nesse tempo em casa. Implemente-as no seu dia a dia!

Atividades manuais para serem feitas em família e amigos

Existem diversos tipos de atividades manuais para serem exploradas. O mais legal é que não existe uma arte igual a outra, e nem resultados certos ou errados. Então, todo o processo se torna muito mais divertido de se fazer.

Dito isso, confira algumas dicas de atividades manuais que preparamos para você:

Decorar vasinhos de flor

A maioria das crianças gosta de mexer com terra e plantas, por isso decorar vasinhos de flor pode ser uma boa opção. Afinal, ter um jardim decorado pela própria criança torna tudo ainda mais especial.

Os pequenos podem decorar da forma que quiserem, e nos vasos que quiserem. É possível também ensinar sobre reciclagem e fazer vasos com garrafas PET ou latas reutilizadas.

Desenho de impressão digital

A impressão digital aguça a curiosidade dos nossos pequenos por ter muitas funcionalidades. Por exemplo: desde 2008 ela é utilizada no Brasil como uma forma de identificação dos eleitores. Então, por que não transformar essa curiosidade em atividade?

Para isso é fácil: basta molhar os dedinhos na tinta e depois em um papel. A partir disso, a criança criará um desenho com o que vier na sua imaginação.

Pintura com lã

A pintura com lã é uma daquelas atividades para se passar a tarde inteira fazendo. Isso porque quanto mais se vai modelando, mais formas vão surgindo.

O mais legal é colar a lã em uma tela, para depois expor o quadro na parede. Mas também é liberado fazer em uma folha sulfite ou cartolina.

Para essa atividade, basta colar a lã nos formatos em que a criança achar mais legal.

Assim como os outros exercícios, não existe certo ou errado na pintura com lã. Apenas se deixem levar pelo fluxo da linha!

Árvore genealógica da família

A árvore genealógica é uma brincadeira clássica, que provavelmente até mesmo você já deve ter feito uma (e se não fez, está perdendo uma ótima oportunidade de diversão). Através dela, as crianças conseguem conhecer seus antepassados de forma criativa.

Você pode fazer com os materiais que tiver em casa, mas a seguir vamos mostrar uma lista padrão de itens para fazer a árvore genealógica:

  • cartolina;
  • fotos dos familiares;
  • lápis de cor.

Em primeiro lugar, para começar a atividade, é preciso fazer o esboço da árvore. Uma dica é desenhar longos troncos, assim a criança tem mais espaço para completar a decoração.

Em seguida, cole as fotos ou então escreva o nome dos seus familiares. Nessa parte é muito legal ver como a criança faz a pesquisa para saber quem são seus antepassados, podendo até mesmo brincar de detetive.

Por fim, tem a decoração! Explorem elementos diferentes para decorar, como folhas secas, algodão ou glitter. Depois não esqueçam de compartilhar o resultado.

Brincadeira do macarrão

Essa brincadeira está mais para um desafio. Ela consiste no seguinte: colamos um macarrão no papel e a criança deve formar um desenho a partir disso. É a mesma proposta do desenho de impressão digital, só que com um elemento diferente.

Desenho com as mãos

Essa atividade é tão conhecida quanto a árvore genealógica, mas não é por isso que iríamos deixar a queridinha dos pequenos de lado.

Afinal, que criança não gosta de brincar com suas mãos? Para essa atividade, basta contornar (ou pintar) a mão numa folha e deixar livre para que a criança crie um desenho.

Kits de experiência do Universo Maker

Aqui no Universo Maker temos kits de experiência da cultura do DIY que trazem diversão para crianças de todas as idades.

Tenha momentos em família com o boneco invisível, entre na moda com o slime galáctico ou então faça um desafio com uma máquina de choque caseira!

Você encontra tudo isso e muito mais no Universo Maker.

Click to rate this post!
[Total: 0 Average: 0]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *