Atividades Para Educação Infantil – Descubra Como Aprender Brincando!

As atividades para educação infantil são muito importantes para o desenvolvimento de diversas habilidades. Além de estimularem a criatividade e a imaginação, também auxiliam no desenvolvimento motor e loogico.

Brincar é uma grande parte da infância, e sempre nos deparamos com crianças correndo, se divertindo e inventando novos jogos e brincadeiras entre si ou sozinhas. Afinal, é a idade de deixar a imaginação voar.

Contudo, brincar não é apenas sinônimo de diversão! Além de ajudar na saúde física e mental dos pequenos, as brincadeiras são ótimas maneiras de desenvolver uma série de habilidades. E o melhor: nem sempre precisam sair de casa ou correr para fazer isso.

Quer saber como as atividades para educação infantil ajudam seu filho a se desenvolver? O Universo Maker te conta tudo! Fique conosco até o final e boa leitura!

atividades para educação infantil

Direto ao assunto

O que são atividades para educação infantil?

As atividades para educação infantil são aquelas que colocam a criança como protagonista, de forma que eles próprios se esforcem para fazer e terminar. Elas podem ser atividades práticas ou não.

Além disso, são aquelas que desenvolvem algum tipo de habilidade na criança. As crianças possuem 4 grandes áreas de desenvolvimento:

  • Motora: são as atividades de desenvolvimento físico, como movimento e equilíbrio, além de ajudar no crescimento do corpo da criança. Pular, correr, desenhar, etc são alguns exemplos;
  • Cognitiva: são as atividades mentais. Estão ligadas à capacidade de captar informações externas e interpretá-las e respondê-las. Elas envolvem a atenção, linguagem, pensamento abstrato, raciocínio e a memória;
  • Socioafetiva: são as atividades que desenvolvem e melhoram a capacidade de interação com outras pessoas, além da administração de emoções e sentimentos. Desenvolve a empatia, compreensão de regras, autocontrole, inteligência emocional, entre outras;
  • Linguística: é o uso da linguagem para se expressar e interagir com o mundo, tendo papel fundamental na socialização da criança. Ele se desenvolve melhor durante a infância, e, por isso, é mais fácil que os pequenos aprendam mais de uma língua.

Portanto, as atividades infantis não são apenas jogos e brincadeiras, mas sim um campo enorme de possibilidades de desenvolvimento de diversas habilidades infantis importantes!

Qual a importância das atividades para o desenvolvimento infantil?

As atividades infantis desenvolvem uma série de habilidades diferentes nas crianças ao longo da infância. Você conhece aquele ditado “é brincando que se aprende”? Pois bem, ele é a mais pura verdade.

Quando ainda são novos, as crianças são como pequenas cidades. Quanto mais conhecimento adquirem, quanto mais conhecem e mais habilidades desenvolvem, mais a cidade cresce. Por isso, quanto mais nova a criança é, mais espaço para a cidade crescer ela irá ter. Ou seja, ela irá absorver mais conhecimento.

Pense bem, é mais fácil você ou seu filho aprender um novo idioma? Com certeza, seu filho. Pensando no exemplo da cidade, a sua já está uma grande metrópole, enquanto a dele ainda está crescendo e se desenvolvendo!

Portanto, quanto mais atividades a criança fizer, mais áreas e conhecimentos ela irá adquirir! Sejam habilidades motoras, linguísticas, emocionais – tem espaço para tudo na cidade delas!

E não se preocupe em “encher” a cidade de seu filho! Quanto maior a cidade, mais conhecimento ele possui e mais possibilidades também!

Além disso, são formas das crianças se expressarem, sejam seus gostos ou seus sentimentos! Assim, as atividades também se tornam uma forma de comunicação não verbal, ou seja, sem que sejam necessárias palavras para descrever.

A Cultura Maker nas atividades para educação infantil

As atividades para educação infantil colocam a criança como protagonista de suas criações. Ao pintar um desenho, por exemplo, a escolha de cores, as regiões coloridas ou não, até mesmo a figura a ser pintada pode ser de sua escolha.

Ou seja, são os pequenos que fazem e criam! 

Eles podem criar seus próprios jogos, ou até mesmo as ferramentas que precisam para tornar sua brincadeira possível. E isso tem tudo a ver com a Cultura Maker!

A Cultura Maker é a proposta de pensar, imaginar, criar e inovar – tudo feito por você mesmo! Não à toa, um dos lemas da Cultura Maker é o “Do It Yourself”, que, traduzido, fica “Faça você mesmo”.

Então, ao deixar que seu filho imagine e crie seus próprios brinquedos e jogos, ele já está com um pézinho na Cultura Maker!

Conheça 03 atividades para educação infantil

Além de desenvolver diversas habilidades na criança, as atividades infantis também são ótimos programas para passar um tempo junto ao pequeno. Seja nos fins de semana, na folga do serviço, nas férias da escola – se divertir junto também é conhecer a criança!

Por isso, o Universo Maker separou três atividades para educação infantil que você e seu filho podem fazer juntos!

Camiseta Tie Dye

Que tal criar um novo look com suas cores preferidas? Fazer uma camiseta tie dye é deixar uma peça de roupa com o seu estilo, suas cores, seu jeito!

Não existe limite de cores e nem de padrões, e tudo o que você vai precisar é de uma camiseta lisa, algumas tintas, um garfo e alguns elásticos.

A camiseta tie dye permite que a criança se expresse através de suas cores preferidas, além de criar uma peça de roupa que reflita seus gostos! As habilidades motoras (pela pintura) e as cognitivas são as mais desenvolvidas aqui.

[foto da camiseta]

Máquina de choque caseira

A máquina de choque caseira pode render muitos sustos e grandes risadas, além de impressionar a todos! Com ela, a criança pode aprender sobre alguns conceitos básicos de ciências de forma divertida e divertida!

Ah, e não se preocupe! O choque não é forte e ninguém sai machucado, apenas de cabelos em pé!

[foto da máquina]

Slime Galáctico

Os slimes nunca saem de moda, e até hoje são os preferidos das crianças. Os dedinhos apertam, dobram e puxam a massinha, e isso causa a sensação de satisfação e alívio nos pequenos.

Assim, os slimes acabam por aliviar o estresse da criança, além de serem super bonitas para deixar como decoração.

[foto do slime]

Descubra o universo de atividades para educação infantil

As atividades para educação infantil são muito importantes para o desenvolvimento de diversas habilidades na criança, e, por isso, devem receber uma atenção especial dos pais.

Por isso, o Universo Maker traz diversas possibilidades para que você e seu filho criem jogos e brinquedos com os seus jeitos, com a sua cara!

Afinal, tem coisa melhor do que aprender brincando? Ainda mais com um brinquedo que você mesmo fez?

Então, venha descobrir todas as possibilidades que o Universo Maker te oferece, e encontre o melhor kit para seu filho!

Não fique de fora dessa!

[botão]

Click to rate this post!
[Total: 1 Average: 5]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *