5 Atividades Para Fazer No Dia Das Mães: Brinque Sem Sair De Casa!

As mães merecem muito mais do que presentes: elas merecem momentos que irão ficar na memória, e atividades para fazer no Dia das Mães são boas escolhas para se conectar com a família.

Todos os anos, no segundo domingo de maio, acontece o Dia das Mães. E sempre é um dia especial: afinal, como não ter um dia para a pessoa mais importante das nossas vidas? As lojas se enchem de promoções para agradar às mães de todos os tipos, mas todos sabemos que os melhores presentes são amor e carinho.

Por isso, separamos aqui 5 atividades para fazer no Dia das Mães, de modo que elas tenham um dia inesquecível.

Atividades Para Fazer No Dia Das Mães

Direto ao assunto

História do Dia das Mães

O Dia das Mães foi criado no começo do século XX para homenagear Ann Jarvis, uma mãe que lutou bravamente por melhoria das condições sanitárias nos Estados Unidos. Além disso, Ann trabalhou no socorro a militares feridos e no convívio pacífico entre famílias de soldados que eram inimigos de guerra.

Durante seu trabalho com as famílias, ela se juntou a outras mães e criou o Mother’s Friendship Day (Dia das Mães pela Amizade), um dia para celebrar a paz.

Ann faleceu no dia 9 de maio de 1905, mas deixou o seu legado. Para homenagear todo o trabalho de sua mãe, Anna Jarvis fez um memorial em maio de 1908, o que acabou se tornando o primeiro dia das mães.

Dia das Mães no Brasil

A ideia foi sendo cada vez mais expandida nos Estados Unidos e, por lá, foi em 1914 que se oficializou o segundo domingo de maio como Dia das Mães.

De tanto ser passada pelas pessoas, a ideia chegou ao Brasil. Historiadores falam que a primeira comemoração da data no Brasil aconteceu em Porto Alegre, no dia 12 de maio de 1918. Entretanto, o governo só adotou oficialmente a celebração em 1932.

5 atividades para fazer no Dia das Mães

Não tem presente melhor do que ter um dia inesquecível com a nossa mãe. Com a pandemia, infelizmente não conseguimos unir a família toda para a comemoração. Por isso, as atividades para fazer no Dia das Mães são ótimas opções para passar o tempo, conectar-se com os filhos e o mais importante: se divertir.

1 – Mural de elogios

As vezes os dias passam tão corridos que esquecemos de elogiar até mesmo quem convive com a gente. Por isso, crie um mural de elogios na sua casa apenas com papel e caneta. Se quiser personalizar para o Dia das Mães, faça um papel só para a mãe e deixe elogios maiores.

Divida o papel com o nome das pessoas que vão participar e cada um deve escrever um elogio para o outro nele. Depois, exponha o papel em um lugar em que todos possam ver.

2 – Desenho com os pés

Essa atividade parece ser simples, mas é muito divertida! Coloque papéis no chão, lápis no pé e desenhe: a risada é garantida. Para tornar a atividade ainda mais legal, vocês podem estipular temas para fazer os desenhos, como por exemplo: coração de mãe.

3 – Adivinhação de objetos

Adivinhação de objetos é uma brincadeira muito legal, mas pode se tornar difícil dependendo da escolha do objeto. Vocês podem definir como regra que todas as perguntas que a criança fizer só podem ser respondidas com “sim” ou “não”. Separamos duas formas em que ela pode ser feita:

  1. coloque o objeto nas mãos da criança e, com os olhos fechados, ela deve adivinhar o que é;
  2. coloque o objeto dentro de uma sacola e a criança deve adivinhar sem abrir.

4 – Jornalista por um dia

Se tem uma coisa que as crianças amam fazer são perguntas. Umas mais difíceis do que outras, mas todos os dias elas nos enchem de questões. Por isso, que tal transformar as crianças em jornalistas por um dia? Coloque uma roupa diferente, simule algum acontecimento e deixe que a criança faça as suas investigações.

Por exemplo: para o Dia das Mães, ela pode fazer uma reportagem especial sobre todas as mães que têm na família. Vale ligar para cada uma, ver o que todas têm em comum, como elas são diferentes e muito mais. No final, monte um cenário parecido com o de jornais e peça para ela fazer uma apresentação de tudo o que descobriu.

5 – Restaurante em casa

Já pensou em deixar o jantar por conta das crianças? Elas adoram esse sentimento de independência e liderança. Vistam-se como se fossem para um restaurante, arrumem a mesa, e deixem que as crianças escolham e preparem o jantar (sempre supervisionando).

Experiências ainda mais completas

Essas atividades para fazer no Dia das Mães dependem muito do interesse de todos os participantes. Por isso, brinque de corpo e alma com as crianças! Com certeza isso fará toda a diferença para elas e vocês construirão memórias para uma vida inteira.

Gostou das ideias? Então ative as notificações de push aqui do blog e nos siga no Instagram para muito mais conteúdo!

Click to rate this post!
[Total: 0 Average: 0]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *