Atividades Pedagógicas Na Educação Infantil E Sua Importância

As atividades pedagógicas na educação infantil trazem inúmeros benefícios às crianças, mas para isso seus responsáveis devem saber em qual fase elas estão do desenvolvimento infantil com o objetivo de escolher a melhor opção de brincadeira.

Quando falamos em desenvolvimento infantil é comum também falar sobre atividades pedagógicas, pois elas dão o estímulo necessário para as crianças

Por isso, o Universo Maker preparou um artigo com tudo o que você precisa saber sobre atividades pedagógicas na educação infantil com exemplos divertidos. Então fique até o final e boa leitura!

Atividades Pedagógicas Na Educação Infantil

Direto ao assunto

Desenvolvimento infantil

De acordo com o site Significados, a definição para desenvolvimento infantil é: 

O desenvolvimento infantil é um processo de aprendizado pelo qual as crianças passam para adquirir e aprimorar diversas capacidades de âmbito cognitivo, motor, emocional e social.

Essa é apenas uma explicação curta para algo que é muito mais profundo: ela engloba pesquisas, estudos, trabalho de educadores, especialistas, o olhar atento dos responsáveis, dentre outras coisas. 

Socialização da criança

O desenvolvimento infantil reflete diretamente na socialização da criança, isso porque é possível acompanhar seu desenvolvimento ficando de olho nos sinais de alerta que podem evidenciar dificuldades de aprendizagem e socialização

Então, quando seus responsáveis entendem o que está acontecendo, é possível encontrar soluções adequadas o quanto antes.

Importância do estímulo no desenvolvimento infantil

O estímulo no desenvolvimento infantil é de extrema importância. Ainda assim, uma criança bem estimulada tem maior facilidade em se adaptar e em se relacionar, maior criatividade e mais capacidade de aprendizagem. Por isso, não deixe de promover estímulos aos seus pequenos, como através das atividades pedagógicas.

As atividades pedagógicas na educação infantil

As atividades pedagógicas são pensadas para estimular o desenvolvimento infantil. Porém, o ideal é que elas sejam feitas por cada faixa etária, com o objetivo de desenvolver as habilidades próprias para suas idades.

Por exemplo, no processo de alfabetização é possível fazer a comparação de palavras, identificação de elementos comuns e diferentes na escrita, e muitas outras atividades que podem auxiliar a criança e tornar esse período mais fácil.

Benefícios das atividades pedagógicas

São muitos os benefícios das atividades pedagógicas, já que servem como estímulos para o desenvolvimento infantil. Assim, confira seus principais:

  • estimulam o cérebro;
  • ajudam nas relações sociais;
  • contribuem para a fixação de conteúdos;
  • tornam o conteúdo mais lúdico;
  • dentre outros.

Por isso, não deixe as atividades pedagógicas de lado. Conheça mais sobre o desenvolvimento infantil e saiba exatamente qual a melhor atividade para a sua criança.

As 04 fases da infância

Antes de mais nada, dentro do desenvolvimento infantil dividimos as crianças em quatro fases:

  • primeira infância;
  • fase pré-escolar;
  • período de latência;
  • estágio da puberdade.

Através dessa divisão fica mais fácil entender como estimular cada pequeno de acordo com as habilidades da sua faixa etária.

Primeira infância – 0 a 5 anos

A primeira infância ocorre do nascimento até os cinco anos. Aqui, as descobertas do mundo externo são essenciais, e a criança desenvolve suas habilidades básicas, como andar e falar.

Fase pré-escolar – 5 a 6 anos

A fase pré-escolar acontece entre os cinco e os seis anos de idade, quando a criança tem o primeiro contato com pessoas fora do seu núcleo. Nessa fase ela desenvolve suas habilidades motoras, como aprender a escrever e a desenhar.

Período de latência ou Segunda infância – 6 a 10 anos

O período de latência, ou Segunda infância, acontece entre os seis e dez anos. Durante esse período a criança está aprendendo a lidar com as suas emoções, ou seja, é necessário muito apoio emocional partindo tanto dos responsáveis quanto dos educadores.

Estágio da Puberdade – 10 a 18 anos

O estágio da puberdade compreende o período de 10 a 18 anos, a fase em que a criança passa pela puberdade e adolescência. Há um grande desenvolvimento socioemocional, porém são diversos os conflitos que os afligem: desde a escolha para a faculdade até a preocupação com o futuro.

05 atividades pedagógicas na educação infantil 

Agora, que tal colocar essa ideia em ação? Por isso o Universo Maker separou 5 atividades divertidas para você fazer com as crianças e estimular o desenvolvimento infantil.

Teatro de Fantoches

Um teatro de fantoches pode estimular positivamente muitos aspectos das crianças. Isso porque elas aprendem com seus personagens, então é possível adaptá-los para a realidade do pequeno, com base no que ele vive e sente.

Além disso, é possível que a própria criança faça o fantoche a partir de materiais recicláveis, tornando-o ainda mais divertido.

Dança

A dança é ótima para desenvolvimento da coordenação motora e expressão de sentimentos, além de promover atividade física. São inúmeros ritmos possíveis, mas quanto mais animado mais divertido.

Escultura de massinha

Tanto a massa de modelar quanto o slime estão entre os brinquedos favoritos das crianças. Por isso, que tal fazer uma escultura de massinha? Essa atividade vai estimular a coordenação motora e a criatividade dos pequenos, que podem esculpir o que quiserem: desde pessoas até seus próprios animais.

Quem é você?

Neste jogo a criança vai precisar de roupas e acessórios para usar, e ele funciona da seguinte forma: elas se vestem do que quiserem, e os outros precisam adivinhar quem são. Nesse sentido, elas podem ser alguém da família, um personagem de filme, ou até mesmo uma profissão! 

Essa atividade ajuda a criança a pensar sobre o mundo adulto e a ter uma melhor compreensão sobre o que significa crescer.

Alfabeto das frutas

Este jogo é apenas para crianças que sabem ler e escrever. Ele além de ampliar o repertório e enriquecer o vocabulário, também é ótimo para se divertir. Nele, o adulto fala uma letra e a criança deve escrever uma fruta que começa com essa mesma letra. Por fim, ganha quem conseguir completar o alfabeto das frutas.

Gostou desse artigo? Então ative as notificações de push aqui do blog e nos siga no Instagram para muito mais!

Click to rate this post!
[Total: 0 Average: 0]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *