Benefícios da Música Para as Crianças: Saiba Tudo Sobre o Assunto!

As mais diferentes artes podem contribuir muito para o desenvolvimento, e a música é uma delas. Por exemplo, talvez você não tenha reparado, mas a maior parte dos brinquedos educativos trazem os benefícios da música para as crianças, emitindo os sons e isso logicamente não é à toa. Você sabe por quê?

A música estimula áreas específicas do cérebro. Por exemplo, as que beneficiam a cognição e o desenvolvimento de habilidades essenciais durante o crescimento das crianças. Ou seja, habilidades que estimulam a alfabetização, ativam a memória, o raciocínio e melhoram a concentração. Curioso, não é mesmo?!

Aposto que quer ficar por dentro desses benefícios que farão toda a diferença para os pequenos. Estão prontos para essa viagem no universo musical?

Benefícios da Música Para as Crianças

Direto ao assunto

A importância da música para os pequenos

A música tem papel importante no desenvolvimento cognitivo, na expressão e consciência corporal, na socialização e na segurança emocional.

Ela pode fazer parte da vida de uma criança antes mesmo do seu nascimento. Por exemplo, por volta das 20 semanas de gestação, o feto pode ouvir. Você, mamãe ou papai, com certeza já cantou ou conversou com um barrigão, não é mesmo?

Há estudos que comprovam que, após o nascimento, o bebê pode se lembrar da música e das conversas que a mamãe ou o papai tinham com ele dentro da barriga. Portanto, essa lembrança pode causar sensação de conforto e segurança para seu pequeno, por exemplo.

O que as crianças aprendem antes de falarem? Sim, você acertou se a reposta foi cantar. Mesmo aquelas que só pronunciam algumas sílabas ou o famoso “gugu dada”. Basta ouvirem alguma cantiga que gostam para emitirem sons ou fazerem gestos de uma dança.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

Benefícios da música para as crianças

Melhora a concentração

As crianças costumam apreciar e decorar as músicas, aumentando os níveis de concentração. Se ela for cantar um trecho de uma música, fazer alguma brincadeira ou até mesmo estudar, também será necessário estar focada para realizar as tarefas.

Estimula a alfabetização

Aliada à fase da alfabetização, os sons produzidos em uma sequência tem relação direta com a linguagem. As canções infantis, por exemplo, ajudam as crianças a entender o significado das palavras, e muito mais aquelas que possuem rimas e frases ou até mesmo sílabas repetidas. Elas armazenam palavras ao ouvirem uma música e também aprimoram sua dicção.

Integra corpo e mente

A música tem uma linguagem que permite a integração do corpo e da mente, entre a razão, a sensibilidade e a criatividade, por exemplo. Pontos importantes no desenvolvimento infantil, na comunicação, na consciência e expressão corporal, também muito significativa para a vida e suas fases. As crianças criam segurança emocional, melhorando sua socialização, além do contato com a música possibilitar que ela se expresse por meio do corpo.

Ativa memória e raciocínio

A música se relaciona também ao processo educativo. Ela contribui para a ativação da memória e do raciocínio lógico, por exemplo. A música desenvolve algumas áreas do cérebro de forma que nenhuma outra linguagem é capaz. Além disso, auxilia no aprendizado matemático e na percepção espacial. Se a criança aprende ou canta uma música, a memória sequencial é exercitada.

Música na educação infantil

A criança que convive com a música na educação infantil desde cedo obtém um contexto de aprendizagem interessante e ativo. Os benefícios da música para as crianças acabaram se tornando grandes aliados dos professores no dia a dia das descobertas e dos aprendizados.

Os benefícios das músicas permitem o desenvolvimento social e afetivo, por exemplo. As crianças, desde muito novas, até a fase adulta, estão desenvolvendo sua identidade, descobrindo e passando pelo autoaceitação e autoestima. Tudo isso acontecendo no contato com as outras crianças.

Por último, mas não menos importante, a afetividade é estimulada, possibilitando expressar os sentimentos perante outras pessoas, o que dá segurança aos pequenos. Portanto, quando expressamos o que sentimos, nos ocorre uma sensação de realização, o que é extremamente importante na vida.

Como incentivar o gosto pela música

Quando a criança ouve uma música, aprende uma canção em casa ou na escola, brinca de roda com os amigos, participa de brincadeiras rítmicas ou de jogos de mãos, por exemplo, recebe estímulos que afloram para o gosto musical.

Esse despertar floresce o gosto pelo som nos pequenos, pelo ritmo e movimento. Desta forma, as crianças desenvolvem suas preferências musicais e até mesmo artísticas.

Veja nossas dicas que vieram de outra galáxia. Vamos aproveitar todos os benefícios da música para as crianças, colando isso na prática. Esta viagem no universo maker já valeu a pena!

  • Transforme objetos em instrumentos musicais. Uma embalagem de plástico com um pouco de arroz dentro pode ser um chocalho, por exemplo;
  • converse com a professora de seu filho para saber quais músicas ele aprendeu na escola e cante-as em casa também;
  • mostre para a criança que a vida é cheia de sons e melodias. O tic-tac do relógio, o barulho da chuva caindo, o chiado da panela de pressão, o cantar dos pássaros. Tudo produz som e tem ritmo;
  • cante músicas (você pode até inventá-las) para executar as atividades da rotina da criança como lavar as mãos, comer e escovar os dentes, que acaba servindo como um grande estímulo, tendo em vista que essas atividades às vezes dão um trabalhinho para serem cumpridas;
  • inclua na rotina do sono uma canção que acalme a criança.

A origem da música

Você sabe como a música surgiu? É super interessante ensinar sobre as raízes das coisas para as crianças. Assim elas acabam se familiarizando, o que torna tudo mais didático e divertido.

A música surgiu quando o homem descobriu que, batendo um objeto no outro, ele produzia sons e isso não era simplesmente um tanto de barulhos. A música teve várias funções no decorrer da história, como para louvar os deuses, exaltar autoridades e lutar.

Atualmente, a música está presente no dia-a-dia de todas as pessoas que ouvem, mas nem todos que a ouvem, sabem o que é música. Para saber o que é música, é preciso primeiro ter conhecimento do que é som. E o som, nada mais é do que a vibração produzida de qualquer barulho.

Segundo MED (1996, p. 11), “Música é a arte de combinar os sons simultânea e sucessivamente, com ordem, equilíbrio e proporção dentro do tempo.” Com isso, podemos ter uma boa ideia do que vem a ser música.

Agora que aprendeu sobre os benefícios da música para as crianças e seu universo, assine a nossa newsletter e receba sempre artigos assim, que irão auxiliar muito no crescimento dos pequenos.

Click to rate this post!
[Total: 0 Average: 0]

1 comentário em “Benefícios da Música Para as Crianças: Saiba Tudo Sobre o Assunto!”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *