Benefícios do Pop It e Como Escolher o Melhor Para Seu Filho!

Com a rotina escolar, é comum que as crianças se sintam estressadas e busquem maneiras de aliviar essas sensações acumuladas. Por isso, surgem diversos brinquedos que ajudam os pequenos a lidarem com isso, então vale a pena conferir os benefícios do pop it para sua criança! 

Provas, trabalhos, lições de casa…a rotina escolar pode ser bem pesada para as crianças, que tem que se adaptar à realidade. Com tanta coisa para ser feita, é comum que eles se sintam cada vez mais estressados.

E com o estresse vem a inquietação, aquela agitação de não conseguirem parar quietinhos. Por isso, os novos brinquedos prometem ajudar com isso, e o Pop It é um deles.

Mas você quais os benefícios do Pop it? Sabe como escolher o melhor para seu filho? Não se preocupe, o Universo Maker te ajuda nessa missão! Boa leitura!

benefícios do pop it

Direto ao assunto

O que são os Fidget Toys e o Pop It?

Sabe aqueles brinquedos coloridos e cheios de bolinhas, que as crianças adoram ficar apertando e que fazem barulhos super gostosos quando apertam? Prazer, Pop it!

O Pop it faz parte do que chamamos de “Fidget Toys”, e dentro dessa categoria há diversos outros brinquedos, como o Fidget Spinner, que foi sensação há algum tempo.  

De forma geral, eles são “brinquedos de inquietação”, pois ajudam os pequenos a liberar as emoções negativas por meio de movimentos repetidos e coordenados.

Em outras palavras, segundo o G1, só de ficar apertando as bolinhas do Pop It, a criança aumenta seu bem estar psicológico, pois descarrega nele as sensações de estresse e inquietação.

Quais são os benefícios do Pop It?

Além de aliviar todo o estresse acumulado e ajudar na saúde mental das crianças, o Pop It também estimula o treinamento visual e sensorial das crianças.

Ainda, por ficarem apertando e girando o brinquedo, que cabe na palma de sua mão, o estímulo motor também se faz presente  por conta de todos os movimentos a serem feitos.

E não precisamos nem comentar que é um brinquedo não-eletrônico, não é? Isso o torna muito mais saudável para a criança, que não passa o tempo todo vidrada na tela do celular, computador ou tablet.

O Pop it promove uma desaceleração mental, além de interromper o fluxo de pensamento, o que causa a sensação de alívio de estresse e reduz a inquietação. Portanto, o foco vai todo para o brinquedo, e eles concentram a sua energia em apenas um foco

Não à toa, este brinquedo virou uma sensação entre os pequenos durante a pandemia do Covid-19.

Porém, tome cuidado! O Pop It não deve ser usado como um brinquedo absoluto para a canalização da ansiedade e estresse da criança. Por isso, é sempre bom procurar um especialista que possa ajudar seu filho.

Por que o Pop It reduz o estresse da criança?

Muitos pais podem pensar que sensações de estresse e cansaço não fazem sentido em crianças, mas os pequenos estão tão sujeitos às sensações ruins quanto qualquer outro.

O grande diferencial é que, enquanto adultos, aprendemos a lidar e verbalizar essas emoções, bem como resolvê-las sozinhos. Já as crianças não desenvolveram tamanha maturidade e autonomia.

Não apenas na Pandemia do Covid-19, mas com o retorno progressivo às aulas, as crianças se deparam com situações às quais não estão acostumadas a lidar.

Além disso, por não conseguirem se comunicar sobre seus sentimentos, e sem a oportunidade de se expressarem da forma correta, a frustração aumenta cada vez mais.

Portanto, os pequenos ficam sujeitos à ansiedade, nervosismo, irritação e inquietação.

E, como vimos, o Pop It ajuda a canalizar todas essas emoções e as reduz, pois a energia e foco se concentram em um único lugar.

Além disso, os movimentos repetitivos ajudam no bem estar, por conferirem segurança e sensação de conhecimento ao pequeno.

Qual a idade indicada para brincar com o pop it?

Não há uma idade mínima para ou máxima para brincar com o Pop It, sendo que qualquer um pode usar o brinquedo, sendo que até mesmo os adultos se beneficiam.

Porém, é importante que seu uso seja moderado e supervisionado por um adulto, especialmente para as crianças com menos de 2 anos de idade.

Segundo Andrea Ladislau, psicanalista e psicopedagoga, para a revista Bebê Abril:

“As crianças em torno de dois a sete anos acabam sendo mais beneficiadas pela função anti-estresse e pela redução da inquietação, pois nesta fase ainda apresentam dificuldade de verbalizar e de se expressarem”.

Essa dificuldade em demonstrar o que sentem pode gerar uma frustração na criança, e o Pop It é uma solução encontrada para aliviá-la e canalizar seus sentimentos e energia.

Pode levar o Pop It para a escola?

A escola é um dos grandes, se não o maior, causador de estresse nas crianças. Por isso, muitos deles querem levar seu Pop It para a escola.

Porém, em algumas escolas, o uso do brinquedo apenas é liberado em horários livres de aula, sendo que seu uso é proibido dentro de sala e, principalmente, durante as explicações das professoras.

A professora Márcia Tregillo traz:

Esses brinquedos são interessantes, eu particularmente gosto de usar, mas dentro da sala de aula, se for deixar, tem que deixar que todos usem e tirem sua curiosidade, porque ele pode distrair as crianças“.

Ela continua:

Eu não acho que funciona, porque ele dá essa sensação de querer pegar, e o que está mexendo no brinquedo pode estar prestando atenção, mas na hora de fazer algo, o brinquedo atrapalha e acaba dando uma distração maior.

Em alguns casos, o uso é liberado apenas nos famosos “Dia do Brinquedo”.

Então, vale a pena conferir qual a regra da escola, e explicar ao seu filho os horários permitidos para brincar com o Pop It!

Cuidado com o uso excessivo!

Com a sensação de alívio e anti-estresse proporcionada pelo Pop It, é importante que os pais fiquem atentos ao uso excessivo do brinquedo.

Recorrer ao brinquedo em todos os momentos de frustração e estresse pode causar uma dependência, de modo que a criança não lida com essas sensações ruins e passa a precisar do Pop It para se sentir bem novamente.

Então, de acordo com a psicanalista Andrea, é crucial que haja atividades intercaladas com o uso de fidget toys. Ainda, se a família perceber o uso excessivo, é importante limitar o tempo de uso do brinquedo.

“Não podemos deixar que a criança se concentre em um único objeto, precisamos também trazer para o mundo real, conversando com ela, estimulando a fala, tendo contato físico, propondo desenhos… Nada em excesso é bom”.

Por mais que o Pop It ajude nas habilidades motoras, sensoriais e visual, ele não deve ser o único recurso a estimular essas áreas de desenvolvimento da criança.

Dessa forma, é de extrema importância que a criança tenha outros passatempos e brincadeiras, uma vez que brincar desenvolve a saúde física e mental dos pequenos.

Como escolher o melhor Pop It para seu filho?

Com a febre que o brinquedo se tornou, diversos modelos com diversas cores e tamanhos inundaram o mercado dos Pop It.

E agora que você conhece todos os benefícios e até mesmo os cuidados que o Pop It traz para a criança, que tal presentear seu pequeno com um?

Mas…o que você acha de ajudar seu filho a fazer o próprio Pop It? Assim, ele mesmo coloca as mãos na massa e faz seu próprio brinquedo!

Você pode conseguir todos os materiais necessários sem sair de casa, porque o Universo Maker leva todos até você.

Vai ficar de fora dessa? O pop it fica com a cara de seu filho, e ainda serve de um grande passatempo para a família! Clique aqui!

Além do Pop It, que tal dar uma olhada em outros brinquedos que ajudam seu filho a desenvolver a criatividade e diversas outras habilidades? Você encontra um catálogo completo no Universo Maker, com opções para todas as faixas etárias.

Venha conferir, e veja o que mais podemos fazer por você e pelo seu filho! Entre neste Universo Maker!

Click to rate this post!
[Total: 0 Average: 0]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *