Brincadeiras Inclusivas Para Todas as Crianças: Inclua Diversão na Hora de Brincar!

A Agenda 2030 da ONU é um plano de ação global que, dentre suas metas e objetivos, visa “não deixar ninguém para trás”. Para atingir esse plano tão importante, cada um de nós pode e deve tomar atitudes na vida pessoal. Existem várias brincadeiras inclusivas para todas as crianças que definitivamente não vão deixar ninguém para trás.

Os pais, por exemplo, devem prestar atenção nas questões inclusivas desde a infância, que é quando os pequenos estão se formando… E há maneira melhor para incluir do que brincando?

Por isso, que tal aprender com o UM as melhores brincadeiras e se divertir à beça? Inclua diversão ao seu dia a dia e coloque essas dicas em prática na escola ou até mesmo em casa. A integração de todos é garantida – e de quebra o entretenimento também. Tenha uma boa leitura!

brincadeiras inclusivas para todas as crianças

Direto ao assunto

A importância da inclusão para as crianças

A inclusão pode ser definida como uma ação cidadã. Englobar indivíduos não é modelar as pessoas para que tudo fique padronizado, e sim despadronizar para que cada um tenha o seu espaço por direito.

Ao falarmos em inclusão para as crianças, o assunto torna-se ainda mais importante, já que o que ouvem e presenciam serão os fatores determinantes para a formação das gerações futuras, nesse caso em específico, da Geração Alpha.

Desse modo, é preciso normalizar a inclusão – principalmente a de pessoas com deficiência (PcDs) – em todas as esferas da vida cotidiana, para que possam conviver com e como qualquer outro indivíduo.

A Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei Nº 13.146) tenta justamente unir a meta de não deixar ninguém para trás com uma forma efetiva de fazer essas ações valerem, a partir de todo um projeto educacional que propõe e de todas as normas que legisla e esclarece.

Benefícios a longo prazo

A longo prazo, a inclusão frutifica o nascimento de uma sociedade mais justa e empática. A empatia é a capacidade de se colocar no lugar do outro, e com certeza todos os pais querem que os seus filhos vivam com justiça e compreensão.

Incentivar a inclusão de todos em todos os âmbitos, embora pareça uma conduta muito generalizada, na verdade é essencial – e até prevista em lei!

Inclua com brincadeiras!

As brincadeiras inclusivas para todas as crianças são o melhor jeito de abarcar as mais variadas idades, e podem ser classificadas como inclusivas por demandarem apenas criatividade e vontade para serem feitas. Confira as mais fáceis e divertidas:

Fantoche

Crie uma personagem com um pedaço de tecido e chame a atenção dos pequenos, brincando de esconder ou movimentando as mãos. Vale até cantar! Dê um nome para o fantoche, crie historinhas e adeque-o à idade do seu público. Caso gostem da brincadeira, incentive-os a controlarem o fantoche também, cada um do seu jeitinho.

Essa simples brincadeira pode garantir muita diversão e histórias pra contar.

Tinta caseira

Fazer tintas caseiras atóxicas para as crianças brincarem é bem simples. Basta utilizar duas xícaras de leite de soja em pó, água e corante comestível a gosto. Verifique a consistência da misturinha e pronto, hora de colorir.

Essa atividade é a mais infalível de todas no quesito recreação, pois pode ser colocada em prática em papéis, telas ou até mesmo no corpo e nas paredes na hora do banho. Deixe as crianças soltarem a imaginação…

Bolinhas de sabão

Uma brincadeira clássica – e indicada para todas as idades (0 a 99+)! Misture uma parte de sabonete líquido e quatro partes de água em um recipiente cilíndrico e faça uma varinha para as bolhas com arame, que pode ser aquele de plástico que vem nas embalagens de mercado mesmo.

Encontrar esses brinquedos prontos também é fácil e super barato. Vale ainda incrementar a solução com glitter, corante ou até mesmo açúcar, que faz com que as bolinhas fiquem mais grossas. Assopre e veja a magia acontecer!

Show de sombras

Feche todas as janelas, tenha um ponto de luz bem colocado e voilà! Com o jogo de luz e sombras dá pra fazer um espetáculo incrível. A ideia aqui é imitar o formato de animais, personagens e até criar histórias com as mãos, basta se posicionar em frente à luz.

Esse exercício ainda ajuda na consciência corporal dos pequenos, na medida em que os movimentos que realizam criam diferentes formas na superfície da parede.

Massinhas e slimes

Mão na massa! As massinhas dos mais diferentes tipos têm ganhado espaço entre essa geração, sendo consideradas por todos como um meio de relaxar e de externar a criatividade. Amoeba, geleca, flubber ou slime, não importa, todo mundo se diverte!

Para essa brincadeira, temos uma dica valiosíssima para você: já imaginou ter um kit para fazer seu próprio slime em casa? Com o Universo Maker agora você pode. Confira o nosso Kit Slime Galáctico e crie diversão a qualquer hora!

Por fim, parafraseando Paulo Freire, “a inclusão acontece quando se aprende com as diferenças e não com as igualdades”. Coloque em prática pequenas atitudes no dia a dia pensando no coletivo e não deixe ninguém para trás, tome atitudes cidadãs!

Click to rate this post!
[Total: 0 Average: 0]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *