Viaje com a Gente e Aprenda Brincadeiras Típicas das Regiões do País

O Brasil é o maior país da America Latina. Nosso território é tão extenso que abriga todo tipo de cultura que você possa imaginar. Isso, sem dúvidas, é uma coisa incrível, afinal, podemos desfrutar de tudo um pouco, até mesmo das brincadeiras típicas das regiões do país.

Descobrir outras brincadeiras, além das que estamos acostumadas, enriquece o conhecimento. Imagine alguém do Paraná ou São Paulo que conhece brincadeiras da Bahia ou do Amazonas. Isso pode fazer de você alguém muito especial para a turma! Se curtiu a ideia, leia o artigo até o final e veja os mais diferentes tipos de brincadeiras do nosso país.

Brincadeiras Típicas das Regiões do País

Direto ao assunto

Brincadeiras Típicas das Regiões do País

Confira a seguir as brincadeiras típicas das regiões do país e surpreenda-se com a diversidade cultural e as diversas maneiras de se divertir.

Região norte

Buraco

Na Amazônia, as crianças fazem essa brincadeira com caroços de tucumã, uma palmeira típica da região. Basicamente, elas vão funcionar como “bolinhas de gude” e cada participante deve ter a sua em mãos.

Para que o jogo comece, é preciso serem feitos três buracos no chão, com, mais ou menos, uma distância de três passos, um do outro. Dando três passos do primeiro furo, cada um dos participantes inicia lançando seu caroço. Aquele que acertar tem que tentar jogar os outros caroços que estão perto do buraco, para o mais longe possível. As outras crianças terão  que tentar acertar lançando o caroço de onde ele estiver agora.

A rodada só termina quando um participante acerta o buraco, caso todos acertem, deve ser jogado tudo novamente até que tenha somente um vencedor. As mesmas regras são aplicadas para jogar no segundo buraco e também no terceiro, e aquele que chegar ao fim, vence.

Curupira

Em um grupo de, no máximo 15 crianças, deve ser feito um circulo e duas devem ficar no meio, uma delas com os olhos vendados (curupira), a outra inicia a brincadeira perguntando “o que é que tu perdeu”? O curupira, então, responde e escuta a pergunta de todas as crianças da roda.

O último pergunta ao curupira o que ele quer comer, em seguida ele tira a venda, vê que não tem a comida que foi pedida e saí correndo atrás dos colegas, o que for pego primeiro fica no lugar no curupira.

Região nordeste

Sete pecados

Nesta brincadeira, deve-se formar uma roda com quantos jogadores quiserem. Uma delas joga a bola para o alto e diz o nome de outro jogador, o que foi escolhido corre para pegar a bola enquanto os demais se espalham pela roda, quando a criança consegue pegar a bola ela pede para que todas as crianças parem imediatamente.

A criança que está com a bola dá sete passos para trás e joga a bola para a criança mais próxima, caso ela pegue a bola, joga em outra criança antes que todas entrem no círculo e recomecem a brincadeira. Por fim, quem tiver sete pecados, ou seja, for acertado sete vezes terá de pagar uma “prenda”.

Trem maluco

Essa brincadeira é feita em duplas, nela as crianças brincam com as mãos fazendo movimentos sequenciais e sincronizados. A cada verso, uma mão vai para baixo, enquanto a outra vai para cima. Depois, as mãos estendidas para frente batem nas palmas do colega e, finalmente, bate-se as palmas. Quanto mais rápido cantar e fizer os gestos, melhor. Se errar, pode parar e recomeçar. 

Durante a brincadeira, canta-se essa música:

O trem maluco 
Quando sai de Pernambuco 
Vai fazendo vuco-vuco 
Até chegar no Ceará 
Rebola pai, mãe, filha (põe a mão na cintura e rebola)
Eu também sou da família 
Também quero rebolar 
Um pouquinho de coca-cola (dedão de cada mão na direção da boca)
Um pouquinho de guaraná 
A danada da professora me ensinou o bê-a-bá 
Sete e sete são catorze
Com mais sete, 21 
Tenho sete namorados 
Não me caso com nenhum
Só me caso com aquele 
Que me der um jerimum 
Mum-mum (dá uma batidinha na cabeça do colega)

Região centro oeste

Pato, pato, ganso

Esta brincadeira é feita em roda, com todos sentados, sendo alguém escolhido para ser o ganso. O mesmo vai andando e tocando na cabeça dos participantes dizendo: “pato, pato, pato, ganso!”A pessoa em que o ganso tocar quando disser “ganso” tem que levantar e correr atrás do ganso.

Se o participante conseguir alcançar o ganso, ganha, e o outro volta a ser ganso, mas se o ganso conseguir sentar no local vago na roda, o escolhido vira o ganso da vez. Quem for pego duas vezes vai para o meio da roda enquanto os outros recitam os versos “Galinha choca, Quebrou o ovo, E saiu minhoca.” e ficam lá até acabar a brincadeira.

Pique de cores

Em grupo, todos devem escolher o pegador. Ele será o responsável por escolher a cor que todos devem encontrar, por exemplo – “vermelho”. Quem conseguir tocar a cor, não pode mais ser pego. Caso o pegador consiga capturar uma das crianças antes de ela encostar na cor, ela vira o novo pegador e deve escolher outra cor para que a brincadeira continue.   

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

Região sul

Cinco marias

Essa é uma das brincadeiras mais tradicionais do Sul. É só encher 5 pequenos saquinhos de tecido com arroz, costurar e começar a brincadeira. O jogo exige habilidade para jogar um saquinho para o alto e juntar o restante do chão sem que esse caia. O jogador junta uma Maria por vez, depois duas, e assim sucessivamente. Quem errar passa a vez para o próximo jogador, e vence o que conseguir finalizar todos os desafios.

Caiu na rede é peixe

Os participantes ficam espalhados e uma pessoa é escolhida para ser o pegador. Ela deve correr atrás dos outros para tentar pegá-los enquanto eles fogem. Quem é encostado pelo pegador, passa a ficar de mão dada com ele, formando uma corrente para tentar pegar o restante das pessoas. Cada um que é pego passa a fazer parte da rede.

Região sudeste

Queimada

Para brincar, é preciso dividir o grupo em dois times. O jogador que estiver com a bola deve arremessá-la tentando acertar (queimar) uma pessoa do outro time. Quem for queimado sai do jogo. Vence a equipe que conseguir queimar todo o time adversário primeiro.

Mãe da Rua

Cada grupo fica em uma das extremidades de uma quadra, de um campo ou da rua. A mãe da rua se posiciona no meio, entre os dois grupos. Ela precisa correr e pegar quem cruza a quadra, de um lado para o outro, pulando em um pé só. Quem ela conseguir pegar, passa a ser a mãe da rua.

Através das brincadeiras é possível conhecer muito da cultura nacional, que convenhamos, é extremamente rica, por isso aventure-se, brinque, chame os amigos e familiares para ter novas experiências.

Curtiu conhecer as brincadeiras típicas de cada região do país? Então faça uma delas, grave um vídeo, poste em suas redes sociais e marque a gente com a hashtag “#ViNoUniversoMaker”.

Click to rate this post!
[Total: 0 Average: 0]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *