Brincar desenvolve a saúde física e mental das Crianças

Brincar é um direito garantido por lei no Direitos da Criança, da ONU (Organização das Nações Unidas), na Constituição Brasileira, no ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) e no Marco Legal da Primeira Infância. Sendo, de fato, uma parte fundamental para o desenvolvimento dos pequenos.

Pega-pega, esconde-esconde, polícia e ladrão, brincar de carrinho e de boneca, de casinha e muito mais… Todas essas atividades fazem parte da infância e colocam a imaginação dos pequenos no centro das atenções.

Nessas brincadeiras, não é apenas a criatividade que é estimulada, mas também a saúde física e mental das crianças. Assim, brincar é muito mais do que aprender, é uma questão saúde!

Quer saber mais sobre como a diversão pode melhorar a saúde do seu filho? Então fique com a gente e boa leitura!

Direto ao assunto

Brincar desenvolve a saúde física e mental das Crianças

Interagir com outras crianças é essencial para que os pequenos se desenvolvam.

Isto porque, desde novos, eles aprendem lições de vida não apenas para sua infância, mas que vão influenciar toda a sua vida adulta.

Assim, brincar é o maior fator de socialização de uma criança, de modo a conhecer e conviver com pessoas diferentes e novas!

Dessa forma, eles aprendem também a se comunicar e falar sobre o que sentem e o que querem, desenvolvem um senso de justiça e do que pode ser certo e errado.

Além disso, aprendem a dividir e compartilhar, a trabalhar em grupo e desenvolver relações afetivas com outras crianças.

Ainda, brincar e estar sempre em grupo faz com que problemas psicológicos como a depressão, ansiedade e solidão sejam evitados desde cedo. Portanto, esta é a fase de fazer amizades e se divertir com os amigos!

Então, essa brincadeiras ajudam a desenvolver diversas habilidades! Além disso, brincar desenvolve a saúde física e mental das crianças, os fazendo lidar com diversas situações diferentes desde pequenos.

Brincar também é se comunicar!

Brincar não é apenas se divertir. Para as crianças, as brincadeiras e cenários de faz-de-conta também são formas de se comunicar e se expressar.

Assim, por meio delas, eles podem liberar emoções ruins e mostrar seus sentimentos, além de interagirem com outras crianças.

São também formas de demonstrar seus pensamentos e suas ideias, de mostrar aos adultos algo que querem fazer ou até mesmo algum sonho que desejam realizar.

As brincadeiras são formas de comunicação entre os pequenos, que se entendem e se encontram nos cenários criados.

Dessa forma, brincar desenvolve a saúde física e mental das crianças ao ajudar em suas habilidades motoras e sociais, bem como em suas vicências de mundo!

Escute os especialistas!

O coordenador do Grupo de Trabalho de Saúde Mental da SBP (Sociedade Brasileira de Pediatria), Roberto Santoro, explica, em entrevista para o UOL, que o processo de desenvolvimento das crianças depende da relação com outras.

“É apenas na interação e na ação que eles se desenvolvem e aprendem. A primeira infância (do zero aos seis anos) é o período em que o cérebro está em formação e ele é particularmente sensível às influências do ambiente.”

Além dele, a pediatra Ana Paula Scoleze Ferrer Barreto, coordenadora do Ambulatório de Pediatria do Desenvolvimento e Comportamento do ICR (Instituto da Criança), parte do HC-FMUSP (Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP), também fala sobre.

De acordo com ela, quando as brincadeiras infantis são feitas em um contexto social – ou seja, com outras crianças – os ganhos são muito maiores. Isso porque as brincadeiras trazem novas experiências, habilidades e descobertas.

“Com os pares, eles vão criar histórias, fantasiar, buscar soluções em conjunto, testar hipóteses, resolver problemas… É uma relação de igual para igual.”

Ainda, a psicóloga Marleide Oliveira, do Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto (HSM), para a secretaria de saúde do estado do Ceará, diz:

“O brincar possui grande relevância para o desenvolvimento global da criança, pois, brincando, ela desenvolve suas potencialidades. Ela cria, analisa, nomeia, estimula e desenvolve a capacidade de concentração, favorece o equilíbrio físico e emocional e desenvolve os aspectos cognitivos, sociais, afetivos e físicos”

Portanto, é importante que a criança interaja com outras por volta da mesma faixa etária. Isso porque todo o grupo vai estar na fase de se desenvolver e se ajudar na criação de novas habilidades e experiências!

Efeitos da pandemia na saúde física e mental

Em 2020, a pandemia do Covid-19 fez com que as crianças ficassem isoladas em casa. Dessa forma, sem frequentar a escola e sem sair de casa, as relações com outros pequenos foi cortada. Portanto, muitas crianças não puderam desenvolver o seu lado social.

Em uma Guilherme Polanczyk, professor associado do Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP, em um jornal publicado pela mesma, a preocupação com os efeitos deste isolamento são de preocupação teórica e clínica.

“Preocupamo-nos de verdade, especialmente porque problemas emocionais em crianças e adolescentes precedem os dos adultos.”

Isso ocorre pois, com o isolamento social, bem como a adaptação para o ensino à distância (ead), muitas crianças apresentaram sintomas e foram diagnosticadas com problemas psicológicos.

Assim, quadros de depressão, ansiedade e diversos outros transtornos marcaram presença entre os pequenos.

É importante falar que a pandemia afetou de forma desigual as crianças, sendo que algumas sentiram mais o peso da distância dos amigos do que outras.

Então, a família conseguiu suprir, em partes, essa falta; porém, a socialização entre crianças com mesma idade é muito importante!

Além disso, as crianças ficaram mais estressadas, pois tiveram que lidar com o estresse dos pais, os problemas sociais e financeiros que afetaram a família, e até mesmo a perda de pessoas queridas.

Assim, como vimos, brincar ajuda a desenvolver a saúde física e mental das crianças. Por não interagirem mais com outros pequenos, muitos tiveram parte do seu desenvolvimento afetado.

Dessa forma, são diversos os problemas psicológicos que podem acompanhá-las para a vida adulta.

Como o Universo Maker pode ajudar?

É muito importante que você esteja presente nesta fase da vida de seu filho. Estimular a criatividade e a criação de novas brincadeiras e atividades é sempre o melhor, seja em grupo ou sozinhos.

Então, de forma simples, brincar desenvolve a saúde física e mental das crianças!

O Universo Maker se propôs a dar uma ajudinha nessa tarefa que é entreter os pequenos.

Na loja, você encontra diversos brinquedos e brincadeiras para você e seu filho criarem juntos e do jeito de vocês, sem precisar sair de casa!

Ainda há os mais adequados para cada faixa etária, para oferecer às crianças apenas o melhor para seu desenvolvimento e formação.

Atividades como o pop it e a slime galáctica divertem os pequenos e os estimulam a usar as mãos e serem curiosos. Assim, eles desenvolvem um maior controle de seu próprio corpo!

Além disso, a paisagem congelada e o 2 em 1 da Bela Adormecida de dos Monstros S.A convidam os pequenos a criar histórias neste cenário, de forma a estimular sua imaginação e criatividade!

Já para os maiores, que não ficam de fora, a máquina de choque caseira e o trem magnético os fazem pensar e refletir, além de aprender!

Entenda o seu filho

Além das diversas brincadeiras que você pode adquirir no site, o Universo Maker também conta com um blog para os papais e mamães de todo o país!

Assim, com os artigos você descobre outras maneiras de divertir e entreter os pequenos, com diversas brincadeiras e jogos diversos!

Ainda há aqueles feitos e pensados para te ajudar a entender e lidar com seu filho, fazendo sempre o melhor para sua saúde e bem-estar!

Não fique de fora! Entre agora neste Universo Maker!

Click to rate this post!
[Total: 0 Average: 0]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *