Camisetas TIE DYE Para Fazer em Família. Confira Tudo Sobre Essa Personalização!

Tudo o que é mais colorido deixa um ar mais alegre e divertido por onde passamos, não é mesmo? A prova disso é o termo TIE DYE, de origem inglesa, conhecido por tingir tecidos com amarrações de diversas maneiras. As camisetas TIE DYE para fazer em família vão exigir apenas 2 coisas: diversão e muita criatividade de todos.

Soltar a criatividade dos pequenos para as atividades manuais e artísticas é capaz de desenvolver diversas habilidades, vocês sabiam? Sendo elas a capacidade motora e cognitiva, além do raciocínio e do tato, entre outras. Lembrando que a estampa TIE DYE ganhou um espaço também no mundo da moda, sendo assim considerada hoje uma tendência em diversos lugares ao redor do mundo.

Apertem bem os cintos que nossa nave vai decolar para um universo cheio de cores e possibilidades. Tem experiência a vista… Aterrissando em 3,2,1, já!

Camisetas TIE DYE Para Fazer em Família

Direto ao assunto

A origem das estampas mais amadas do mundo

O termo TIE DYE se popularizou na década de 70 com o movimento “hippie” norte-americano. A técnica de tingimento de tecidos é quase milenar em alguns países, como, por exemplo, os asiáticos e alguns continentes africanos.

Os japoneses chamam a técnica de “shibori”. Diferente, não é mesmo? Já na Índia, o nome usado é “bandhani”. Portanto, é bacana ressaltar que cada localidade apresenta uma técnica de maneira única, com formas particulares de amarrar o tecido e com diferentes pigmentos utilizados.

Ou seja, antes do tingimento é feito um preparo no tecido para os diversos efeitos, contando com a ajuda de barbantes ou cordas, que são enrolados e amarrados nas partes que não devem ser tingidas.

Por isso, normalmente as cores ficam em formatos espirais, mas também há a possibilidade de chegar em outras formas, como manchas, esfumaçados e listras, entre outros.

Para a família toda usar

Outra moda complementar para o TIE DYE que pegou bastante entre as famílias são os famosos looks “tal mãe, tal pai, tal filho”, que basicamente são compostos por peças idênticas para todos! Eles dão um toque de amor e conexão para os momentos tão especiais.

Essa composição é usada com mais frequência em festas, moda praia e looks para o dia a dia. Entre as estampas mais usadas nessa composição, está o TIE DYE. Ou seja, os pais incorporam no look dos filhos algo que faça referência ao seu próprio look. Assim como já citamos, todos podem participar dessa tendência, usando um elemento em comum, como uma estampa colorida e diferente.

Muito legal essa ideia, não é mesmo? Agora o próximo passo é aprender a fazer essas estampas. Deixando a família toda dentro da moda. Sempre envolvendo claro, muito amor e diversão em cada passo. Vamos lá?

Camisetas TIE DYE para fazer em família: Passo a passo

Primeiramente, é necessário preparar sua peça. Recomendamos que ela esteja limpa para não interferir no desenho da estampa. Ou seja, antes de tingir sua peça, lave-a com água e sabão. Deixe secar, mas não por completo, pois, será importante que ela esteja úmida para o próximo passo. Você vai precisar de alguns materiais. Confira!

Materiais necessários:

  • uma camiseta branca;
  • tinta de tecido da sua preferência. Abuse das cores para efeitos mais alegres;
  • água;
  • elástico, barbante ou prendedor de cabelo para amarrar.

1º – Dilua a tinta em água:

É importante que você não aplique a tinta direto no tecido, para não correr o risco de ficar com manchas indesejadas. Portanto, em uma garrafa, coloque a tinta e a água e misture bem. Lembrando que quanto menos água, mais forte a cor irá ficar. Porém, se o tom desejado for uma estampa TIE DYE pastel, coloque mais água do que tinta e terá um lindo resultado também.

2ª Amarração:

Você pode explorar diversos formatos para as estampas. Dentre os efeitos mais conhecidos estão o degrade, o efeito mandala, o marmorizado, o efeito listrado e o espiral. Contudo, neste tópico vamos te ensinar a fazer o TIE DYE degrade.

A estampa do tipo degrade é super fácil de fazer, você só vai precisar pinçar pedaços de tecido com os dedos e passar o elástico ou cordão em volta deles para formar pequenas “bolinhas”. 

3º Tinja o tecido:

Depois de fazer a amarração, é hora de colorir os tecidos. Uma das partes mais divertidas, onde a família pode escolher entre diversas combinações de cores. Sendo assim, jogue devagar a tinta diluída em água em partes aleatórias do tecido e deixe agir até atingir as cores desejadas.

4º Finalização e Secagem:

Para maior fixação deixe a peça repousar. O lugar ideal para isso é um ambiente ventilado e sem sol. O repouso é necessário para não manchar a camiseta. As tintas possuem tempos diferentes de secagem, por isso, é importante tomar cuidado.

5° Lavagem:

Por último, quando a tinta já estiver seca, você pode lavar a camiseta para tirar o excesso que ficou. Contudo, é importante lavar a peça separada das demais roupas para não correr o risco de manchar as peças.

Após esse passo a passo divertido e cheio de amor, as camisetas TIE DYE para fazer em família vão estar prontas para alegrar os look de todos.

Um KIT de experiência TIE DYE completo para a família

Acesse o site do Universo Maker e garanta o seu kit de experiências TIE DYE. Receba em casa todos os itens que precisa para fazer suas camisetas. Aliás, acabamos de ver como é fácil e divertido criar suas próprias estampas personalizadas, não é mesmo?

Antes de ir lá comprar, não se esqueça de ativar as notificações de push no seu navegador e receber em primeira mão as melhores dicas de experiências e curiosidade que só o Universo Maker pode te oferecer.

Click to rate this post!
[Total: 1 Average: 5]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *