Cinco Cientistas Mulheres Para Inspirarem as Crianças: Venha Conhecer!

Os exemplos são fundamentais para o desenvolvimento empático e saudável dos pequenos. Tanto para meninos quanto para meninas, é importante ter figuras femininas que os motivem a ver as enormes possibilidades do mundo. Pensando nisso, o Universo Maker separou alguns nomes de cientistas mulheres para inspirarem as crianças.

As mulheres foram por muito tempo colocadas em segundo lugar na sociedade e, por consequência, na ciência. Por isso, é necessário revisitar essas histórias e fazer delas parte da formação humana dos nossos jovens.

Se você quer que sua família acolha essas possibilidades, venha descobrir alguns nomes e histórias conosco no texto abaixo.

cientistas mulheres para inspirarem as crianças

Direto ao assunto

Conheça cientistas mulheres para inspirarem as crianças

Marie Curie

Marie Curie nasceu na Polônia, em 1867, em uma família de cientistas. Sempre gostou muito de estudar, mas tinha dificuldades para concluir sua educação por conta do acesso restrito que as mulheres tinham à educação naquele país. Por isso, mudou-se para a França, onde formalizou os estudos que a levaram a ser um dos maiores nomes da Química.

Curie estudou assuntos muito importantes ao longo de sua vida. Um de seus maiores feitos foi a descoberta da radioatividade, um campo que hoje permite o tratamento de pessoas com câncer. Além disso, foi professora na prestigiada Universidade de Sorbonne em um momento no qual as mulheres não eram bem recebidas nem como alunas.

Apesar de hoje ser reconhecida como a primeira pessoa a receber dois prêmios Nobel, na época da premiação um deles foi atribuído ao seu marido, Pierre Curie, e não à ela, pois se achava impossível que uma mulher tivesse capacidade de conquistar o que Marie conquistou.

Bertha Lutz

Bertha Lutz foi uma bióloga e ativista brasileira que viveu no início do século vinte. Formou-se na faculdade em um momento no qual o acesso das mulheres ao ensino superior ainda era muito mal visto pela sociedade.

Ela participou ativamente na luta pelo direito ao voto feminino no Brasil, o qual foi conquistado apenas em 1932. Além disso, foi uma das primeiras deputadas do gênero feminino na história do país.

Mamie Phipps Clark

Mamie Phipps Clark foi uma psicóloga estadunidense que atuou nas décadas de 1960 e 1970. Seus estudos sobre a autoconsciência de crianças negras impulsionaram grandes passos na história dos Estados Unidos.

Sua pesquisa foi um dos grandes marcos na luta contra o racismo no país, e foi um dos argumentos científicos para extinguir a separação entre escolas para brancos e negros.

Mae Jemison

Mae Jemison é uma médica, engenheira e astronauta estadunidense. Após completar sua formação, Mae trabalhou em campos de refugiados e fez parte da equipe médica da Força da Paz. Além disso, participou de pesquisas para o desenvolvimento de vacinas para a hepatite B nos Estados Unidos.

Como se não fosse suficiente, ela ainda foi para a Lua! Mae Jemison foi a primeira mulher negra a pisar na Lua, no ano de 1992.

Vivian Miranda

A carioca Vivian Miranda é astrofísica e pesquisadora na Universidade do Arizona, nos Estados Unidos. Atualmente, é a única brasileira a trabalhar na NASA para o desenvolvimento de um novo satélite, o WFirst, que deve capturar imagens inéditas da superfície da Lua.

Cinco experimentos para fazer em casa

Depois de conhecer essas incríveis cientistas mulheres para inspirarem as crianças, que tal colocar a mão na massa e brincar de cientista? Separamos algumas experiências fáceis e práticas para divertir a família toda. Com muita criatividade e, melhor de tudo, sem sair de casa!

Tintas malucas

Ingredientes:

  • leite;
  • detergente;
  • corante comestível.

Passo a passo:

  1. misture leite e detergente em uma tigela rasa;
  2. pingue algumas gotas de corantes e misture com os dedos;
  3. pronto! Veja as cores dançarem e se divirta com a família!

Batata decorativa

Ingredientes:

  • uma batata inglesa comum.

Passo a passo:

  1. coloque a batata em um copo de água, de maneira que apenas metade dela fique submersa;
  2. coloque em um lugar iluminado;
  3. depois de alguns dias você terá uma planta comprida para enfeitar sua casa!

 Flor colorida

Veja as pétalas brancas se transformarem em coloridas.

Ingredientes:

  • flores de pétalas brancas;
  • corante comestível.

Passo a passo:

  1. misture algumas gotas de corante à água em um recipiente;
  2. adicione as flores;
  3. pronto! Em algumas horas, suas flores vão estar coloridas!

Eletricidade estática!

Essa experiência é de deixar os cabelos em pé!

Ingredientes:

  • bexiga.

Passo a passo:

  1. encha a bexiga;
  2. esfregue a bexiga no topo da cabeça por 20 segundos;
  3. depois, coloque a bexiga logo acima da cabeça, com alguns centímetros de distância;
  4. pronto! Veja o que a energia estática faz com seus cabelos.

Feijões mágicos

Veja um grão de feijão se transformar numa linda plantinha em poucos dias! Assim, você pode treinar para ser biólogo como a Betha Lutz.

Ingredientes:

  • grão de feijão;
  • algodão;
  • copo.

Passo a passo:

  1. encha um copo com algodão úmido com água;
  2. coloque o grão de feijão no meio do algodão;
  3. deixe o copo em um lugar iluminado da casa.

Importância dos exemplos no convívio familiar

Conhecer a diversidade de possibilidades que o mundo reserva é fundamental para o desenvolvimento das crianças, principalmente quando isso é ensinado pelos familiares e pessoas próximas. É em família que os pequenos entendem quem são e o mundo que os cerca.

Por isso é que contar as histórias de mulheres cientistas é tão importante. Apenas assim as crianças têm o espaço e o repertório para desenvolverem seu potencial integralmente, respeitando os outros e a si próprios. O que os pequenos aí em casa querem ser quando crescerem? Compartilhe com a gente no instagram @universo_maker!

Para facilitar ainda mais a brincadeira em família, o Universo Maker oferece diversos kits para fazer experimentos em casa. Não é preciso perder tempo indo atrás de materiais para divertir seu filho, nós já preparamos as melhores experiências em nossas caixinhas. Venha ver!

Click to rate this post!
[Total: 0 Average: 0]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *