Como Fazer Maquetes? Confira Dicas Geniais

Que tal brincar de ser um grande urbanista? Já pensou em como fazer maquetes pode ser um grande passatempo? Pode ser que na escola, para uma disciplina de Geografia, por exemplo, você tenha feito alguma maquete de cidade ou algo do tipo. Um vulcão talvez?

Se você pudesse criar a sua própria cidade, como ela seria? Teria carros voadores e casas subterrâneas? Essa é a hora de colocar toda sua criatividade em prática e construir o seu próprio mundo. Como? Continue lendo que o Universo Maker te mostrará dicas geniais para fazer isso acontecer. Boa leitura!

como fazer maquetes

Direto ao assunto

Por onde começar?

É bem comum olhar uma maquete enorme e pensar “e começo por onde?”, afinal, se você quer um projeto bem sucedido, é importante planejar e colocar no papel as etapas que você irá percorrer. Por exemplo, a sua maquete é de uma cidade que você já conhece? É sobre o cenário de um game ou um filme que você gosta?

Se for sobre um cenário de um game que você gosta, é legal ter uma imagem desse cenário para poder se basear na hora de começar a montar. Ou também, se for uma maquete de um lugar que você sonhou, tente colocar no papel o que tinha nesse local imaginário, para que ele fique o mais parecido possível.

Então, coloque tudo no papel, descreva o que deve ter e o tamanho que você quer que fique, isso vai ser importante para a próxima etapa: escolha dos materiais.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

Qual material utilizar para fazer uma maquete?

Bom, existem os mais variados tipos de materiais que você pude utilizar, os mais comuns e acessíveis são:

  • caixinhas de papelão (caixa de leite, caixinhas de suco, de creme de leite);
  • isopor (placa de isopor para base e outras ideias);
  • palitos de sorvete (se você não consome tantos assim, pode comprar e são bem acessíveis);
  • tinta guache (ou giz de cera, canetinhas, algo que de pra ajudar a colorir);
  • cola branca (cola quente também serve mas, precisa de um adulto pra ajudar);
  • tesoura (sem ponta, claro);
  • brinquedos (carrinho, bonecos, casinha, árvore, um dinossauro também pode ser legal);
  • folha sulfite (branca, se tiver colorida também é legal);
  • imaginação.

Esses são as únicas coisas? Não, claro que não. Entretanto é possível fazer uma maquete muito legal com esses elementos. Também da pra ousar mais, como fazer um lago na maquete e utilizar gel de cabelo para fazer a água, já pensou?

Dá pra utilizar aquelas lâmpadas de enfeitar árvore de natal, pisca-pisca, para iluminar a cidade a noite. Possibilidades de deixar sua maquete mais legal ainda são várias. Por isso, na nossa lista o último item é a imaginação.

Anotou as dicas de como fazer maquetes?

Nós, do Universo Maker, adoramos saber que seus projetos deram certo, sabia? Então, assim que terminar sua maquete, tire uma foto e deixa aqui nos comentários para podermos curtir com você! Compartilhe também nas redes sociais utilizando a hashtag do universo maker (#universomaker).

Click to rate this post!
[Total: 0 Average: 0]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *