Crianças Também Podem Ajudar na Organização da Casa! Misture Diversão e Responsabilidade

Depois de um longo dia de trabalho, não há nada mais frustrante do que chegar em casa e se deparar com uma bagunça, não é mesmo? Toalha molhada sobre a cama, farelos pelo chão e brinquedos espalhados por todos os cômodos: essa é uma frustração comum para mães e pais após o expediente.

Essa situação, por mais difícil que possa parecer, tem solução! Abordagens pedagógicas, envolvimento das crianças nas tarefas da casa e atividades conjuntas podem resolver muitas frustrações. Pensando nisso, o Universo Maker preparou algumas ideias incríveis para transformar a dinâmica da casa com união, organização e muita diversão! Leia algumas dessas dicas abaixo.

crianças podem ajudar na organização da casa

Direto ao assunto

Porque incluir as crianças na organização da casa

O núcleo familiar é a primeira experiência que as crianças têm do mundo. É esse o momento no qual elas entendem a si próprias e ao mundo em que vivem. Portanto, um ambiente organizado e proativo pode fazer enorme diferença em como os jovens compreendem suas capacidades.

Por isso, é importante que os pequenos não ocupem apenas um lugar passivo nas atividades familiares. Por mais que tenham dificuldades em realizar algumas atividades aparentemente simples, como fazer a própria comida ou limpar o que sujam, aprender a fazê-las tem efeitos significativos na forma como desenvolvem senso de responsabilidade.

Cada vez mais cientes da causa e das consequências de suas bagunças dentro de casa, podem tomar as rédeas do que antes era feito apenas pelas mães e pais. Assim, com menos peso sobre os ombros, os adultos terão menos frustrações quando chegarem em casa do trabalho.

Estudos pedagógicos

A Pedagogia desenvolve muitos estudos nesse sentido, todos relacionando a inclusão das crianças nas atividades domésticas a um desenvolvimento mais empático e proativo, além de melhor convivência doméstica.

Exemplo disso é o chamado método Montessori. A abordagem se trata de uma maneira de entender a infância como um momento de compreensão da individualidade e autonomia. Quanto mais esse senso se desenvolver nos primeiros anos de vida, mais independente e capacitada será a pessoa na vida adulta.

Os pilares da educação montessoriana são o ambiente organizado e a autoeducação. Ou seja, as tarefas domésticas são protagonistas na hora de ensinar proatividade para as crianças.

Há também a chamada Disciplina Positiva. Abordagem cada vez mais popular no Brasil, ela visa a cooperação entre familiares e crianças na educação dos pequenos. O autocontrole e o autoconhecimento entram como elementos mais importantes nesse tipo de educação.

Como as crianças podem ajudar na organização da casa

Para incluir as crianças na organização da casa não basta delegar tarefas conforme forem surgindo. É preciso criar uma rotina. Principalmente no início da abordagem, é importante deixar as atividades muito bem divididas e fazer um acompanhamento próximo de como estão sendo feitas.

Um sistema de distribuição de tarefas que a criança possa entender e participar pode fazer a diferença na hora de motivá-la a participar. Muitas famílias usam quadrinhos coloridos com adesivos e recompensas. Esse método pode até mesmo animar alguns adultos preguiçosos!

É importante que os papais e mamães tenham em mente que o alvo é a rotina, não a perfeição. As crianças vão errar e ter resultados diferentes dos quais os adultos teriam ao realizar as mesmas atividades. Por isso, lembrar de manter os incentivos o mais positivos possíveis é importante.

Crianças de 2 a 3 anos

Para essas crianças, o mundo ainda é uma novidade. Estão ainda desenvolvendo suas habilidades motoras e, por isso, exigem muita paciência na hora de acompanhar as tarefas da casa.

Mas não é por isso que devem ficar de fora! Essas crianças também podem ajudar na organização da casa. São possíveis atividades como:

  • guardar brinquedos na caixa;
  • guardar livros;
  • jogar lixo no cesto.

Crianças de 4 a 6 anos

Nesse momento, os pequenos já entendem melhor seu lugar dentro do convívio familiar. Têm maior noção de causa e consequência, e por isso estão preparados para atividades que demandam maior responsabilidade.

São possíveis atividades como:

  • alimentar animais de estimação;
  • recolher brinquedos;
  • limpar sujeira derramada.

Crianças de 7 a 10 anos

Essa idade – chamada de Terceira Infância – é crucial para a formação de identidade e autonomia. Com habilidades motoras e de comunicação desenvolvidas, essas crianças já podem fazer a diferença na rotina da casa.

São possíveis atividades como:

  • recolher o lixo;
  • dobrar roupas;
  • limpar o chão com uma vassoura.

Crianças de 10 a 14 anos

Já maduras, podem começar a assumir tarefas de adulto. Sempre de maneira supervisionada e encorajadora, podem aprender a desempenhar papéis importantes dentro de casa.

Podem desempenhar tarefas como:

  • aspirar a casa;
  • preparar refeições simples;
  • limpar o chão;
  • costurar pequenas coisas.

O papel da família na inserção das crianças na organização da casa

A paciência não pode ser deixada de lado na hora de incluir a participação das crianças nas tarefas domésticas. É preciso ensinar com calma a fazerem cada uma das atividades e acompanhar de pertinho como os pequenos se entendem com as novas atividades.

Seja o modelo

O exemplo dos adultos é muito importante para as crianças entenderem sobre o próprio comportamento. Caso os familiares da casa não dividam o cuidado da casa, será difícil ensinar a criança a fazê-lo.

Ensine como

Atividades que parecem simples para os adultos podem não ser tão fáceis para as crianças em um primeiro momento. Todas as tarefas demandam aprendizado e tempo e, por isso, mamães, papais e avós devem instruir as crianças com cuidado e carinho, garantindo espaço para os erros. Afinal, quem nunca se atrapalhou fazendo algo simples, não é mesmo?

Elogie

Mesmo que o desempenho não seja perfeito, é importante acolher o esforço e a tentativa. Os estímulos positivos são importantes para a autoconsciência e autoestima das crianças. Assim, acolhemos os medos e necessidades delas.

Participe

Fazer atividades em conjunto com as crianças pode ser uma ótima maneira de aliviar a carga de limpeza no final do dia, além de fazer com que elas se sintam parte importante da comunidade familiar.

Nesse quesito, as brincadeiras também podem ser momento de aprendizado. Na hora de pintar, por exemplo, todos podem brincar e limpar juntos. Que tal experimentar os kits do Universo Maker para incrementar essa folia? Conheça nossa loja e permita-se viver experiências incríveis!

Click to rate this post!
[Total: 0 Average: 0]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *