Como Despertar a Criatividade: Guia Completo para a Família!

Há determinadas profissões que tornam fácil o processo criativo, quando você se vê precisando praticá-lo. Porém se esse não é o seu caso e, ainda assim, você quer despertar a criatividade em seus filhos, isso pode ser um pouco mais complicado.

Não estamos aqui para falar sobre processo criativo profissional e nem nada que te remeta a trabalho. Nosso papo é sobre como toda a família que pode estar estressada e muitas vezes, cansada das terafas do dia a dia consegue despertar a criatividade e curtir mais seus filhos. Sim, porquê afinal, curtir os filhos e a família é o que mais nos interessa aqui!

Seja bem-vindo ao Como Despertar a Criatividade: Guia Completo para a Família, que o Universo Maker preparou especialmente para você.

Ps. Leia até o final!

Despertar a Criatividade

Direto ao assunto

No que o processo criativo do adulto se assemelha ao infantil?

Antes de mais nada precisamos te dizer uma coisa: você tem muita mais em comum com o seu filho do que você imagina. Não estamos falando da cor do cabelo, personalidade e nem nada disso, estamos falando sobre imaginação. Pois sim, o adulto sonha e sonha muito. Sonha acordado a quase todo momento.

Você pensa em cenários financeiros melhores, em como seria sua vida se tivesse feito algo diferente, naquelas férias que vão chegar, pensa e sonha com várias coisas… como as crianças. A diferença é que as crianças sonham, imaginam e tentam realizar isso em brincadeiras e nós não. Talvez, um medo de parecer ridículo justifique isso, senso que as crianças estão livres de serem cobradas.

Nosso processo criativo profissional, nada mais é do que referências que temos e imaginação, fantasias. As crianças também, elas somam as referências que conhecem (como quando brincam de adultos com as roupas dos pais) e colocam muita, mas muita imaginação nisso tudo. Pronto, criatividade acontecendo!

Qual a importância da família no processo criativo?

As crianças, como colocamos ali em cima, elas somam referências e brincam de serem adultos, super heróis, personagens de filmes e até mesmo outros objetos ou animais da casa. Meu filho mesmo vive brincando que ele é carninha e eu sou arroz.

O elemento X dessa brincadeira toda é que quando a família participa do processo criativo, brincadeiras e histórias de faz de conta, se tornam ainda mais interessantes. Na hora de conhecer uma cultura, como a Cultura Maker, por exemplo, deixar que a imaginação e criatividade aconteçam, quando mais pessoas envolvidas no mesmo objetivo, mais fácil e divertido será o processo.

Como despertar a criatividade?

Certo, notamos que nosso processo criativo se assemelha ao infantil mas que, alguns filtros nos impedem de curtir isso. E quando a criatividade não vem mais? O que a família que pode estar estressada pode fazer?

Relaxe

Se você leu e pensou “ai que clichê”, saiba que é sim e é a única forma de começar a despertar a criatividade que lhe resta. Se leu e pensou “verdade”, é um grande primeiro passo para tentar. Relaxe.

Música te relaxa? Assistir TV? Ficar em silêncio? Caminhar? Praticar algum esporte? Jogar vídeo-game? O que fazia antes da vida adulta para curtir e que não faz mais? Busque isso pois, antes de estar relaxado para curtir com seus filhos, precisa estar relaxado para curtir a sua vida.

Lembre-se da família

Tudo o que você tem hoje é parte da sua história, lembre-se e valorize isso. Se casou, não casou, se casou e não deu certo, é vida que segue, faz parte da história. Seu filho ou filhos, são parte disso, olhe para trás e procure aproveitá-los o máximo possível.

Lembre-se de você na sua infância, quais as partes gostosas que curtia na sua casa ou na casa de seus tios, avós… lembre-se família é quem está junto. Mantenha isso e permita-se voltar nesse tempo.

Vá brincar!

Agora ficou bom! Vá brincar, isso mesmo. Quer dicas?

  • pega-pega;
  • esconde-esconde;
  • com bola;
  • bicicleta;
  • bets, taco, jogo do taco ou tacobol (deve conhecer por alguns deles).

Não tem espaço pra isso tudo? Sem problemas:

  • desenhe;
  • massinha;
  • brinquedos em geral são bons também;
  • mimica;
  • amarelinha;
  • aviões de papel;
  • faça você mesmo suas experiências.

Não deixe apenas na teoria

Por último e não menos importante: não fique apenas na teoria. Isso mesmo, se você quer despertar sua criatividade e usar isso a favor do tempo com seus filhos, não deixe que isso aqui seja apenas um texto legal.

O Universo Maker quer te ajudar a despertar a criatividade, todos os dias

Cultura faça você mesmo é bem conhecida e aplicada em vários lugares do mundo, e nós levantamos a bandeira a favor disso. Seja fazendo sua própria horta, ou até mesmo o seu próprio brinquedo, próprio experimento.

Quer saber mais sobre isso? Então corre ali assinar a newsletter pra receber sempre em primeira mão as novidades do Universo Maker e vá curtir! Aproveite a inspiração, chame todo mundo e desperte a criatividade!

Click to rate this post!
[Total: 2 Average: 4.5]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *