Como Ensinar Generosidade Para Crianças de Um Jeito Totalmente Efetivo?

Você concorda com a visão de que ser rico não se resume ao quanto temos, mas ao quanto podemos dar aos outros? Se sim, devia assistir ao curta metragem Gift Dê Valor ao Seu Pai, que dá um show ao ensinar generosidade para crianças – e adultos.

Na trama, um pai asiático demonstra, por meio de ações ao longo de toda a sua vida, o quão importante é cultivar a generosidade para com os outros. Assim, o próprio filme também mostra que esse processo pode ser longo e requer paciência, mas no final é um dos ensinamentos mais poderosos que a família pode transmitir.

Vamos saber como toda a trama termina e o que você pode fazer para ensinar generosidade para crianças no seu dia a dia? Basta continuar com a gente, boa leitura!

ensinar generosidade para crianças

Direto ao assunto

Porquê estimular a generosidade?

A generosidade é uma virtude, e as virtudes são todas as qualidades desejáveis para o desenvolvimento pessoal. Ao falarmos em ensinar essas qualidades para os pequenos, estamos falando do que queremos para o futuro da sociedade.

Assim, a fim de que a sociedade seja mais justa, amigável e acolhedora, seus integrantes também precisam ser, e a educação é a peça fundamental para que isso ocorra.

Além disso, a generosidade pode acontecer diariamente e não precisa ser custosa. Na escolinha, dividir o lanche com o amiguinho na hora do intervalo é um exemplo de atitude que as crianças fazem bastante e quase sem planejar, como se os ímpetos generosos já existissem e só precisassem ser aprimorados para florescer.

Podemos dizer então que a generosidade é uma espécie de relação mutualística, pois todos os envolvidos saem ganhando. Desse modo, a pergunta retórica que fica na verdade é: existe algum motivo para não ensinar questões de generosidade?

Qual é o melhor caminho para ensinar generosidade para crianças?

O melhor caminho para ensinar generosidade para crianças depende de como a estrutura familiar está construída. Mesmo assim, há uma macete para quem quer resultados reais: não encoraje os pequenos a praticar atos de generosidade por recompensas.

Isso, na verdade, acaba gerando outros sentimentos, que em nada tem a ver com a generosidade – como o de que a meritocracia move tudo, por exemplo. A questão aqui é não esperar nada em troca!

Abaixo separamos alguns os modos mais efetivos e disseminados de ensinar generosidade para crianças. Vamos conferir?

Conversas

Não há jeito melhor de educar do que conversando. Ao se deparar com uma situação de egoísmo por parte das crianças, explique o porquê tomar aquela atitude não é nada bom, converse sobre as consequências dos atos e dê o suporte e o tempo necessários para ele absorver as informações.

A conversa deve ser acessível e bilateral, ou seja, além de falar, você também deve ouvir. Apenas assim as percepções dos pequenos serão entendidas e compreendidas de fato, fazendo com que o resultado final, o aperfeiçoamento do caráter, seja possível.

Atitudes

O exemplo de tudo vem de casa. Você pode ser a fonte de inspiração para atos de generosidade do seu filho de várias formas. Um ótimo exemplo é doar roupas e materiais que a sua família não utiliza mais de tempos em tempos, convidando a criança para ajudar nessa tarefa de separação.

Para aqueles que têm irmãos ou primos com idades semelhantes à generosidade, na prática, fica ainda mais simplificada: na hora de brincar, incentive o pequeno a compartilhar brinquedos e incluir todos nas atividades.

Também vale fazer doações para instituições que auxiliam em alguma causa social.

Cena do filme Gift, que demonstra esses atos de generosidade.

Por fim, vale lembrar que atos de generosidade não estão diretamente relacionados a ações financeiras, então todos podem fazer algo efetivo!

Qual é o papel das mudanças familiares nos ensinamentos de generosidade?

Não há dúvidas, absolutamente todas as pessoas têm algo a dar. Para que você fique ainda mais inspirado e também possa exercitar os seus sentimentos de gratidão, assista ao curta Gift, mencionado no começo deste artigo.

Emocionante, não é mesmo? Como lição, podemos afirmar que o papel dos pais é fazer as demonstrações constantemente, mesmo que os filhos ainda não consigam compreender o tamanho de suas atitudes.

Agora é hora de repassar e colocar em prática tudo o que aprendemos! Com esse desfecho cheio de gratidão e reflexões, esperamos também que este artigo tenha sido útil para o crescimento da sua família. Que tal deixar um comentário contando as suas experiências com o assunto?

E não deixe de assinar a newsletter do blog Universo Maker, que está sempre repleto de meditações e atividades úteis para as crianças e adultos!

Click to rate this post!
[Total: 1 Average: 1]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *