Como Ensinar Sustentabilidade Para as Crianças? Confira Dicas Para Tornar Esse Momento Mais Divertido!

Ensinar sustentabilidade para as crianças é mais fácil do que muitas famílias imaginam. Esse despertar da consciência e da importância das nossas atitudes com o planeta será decisivo para o nosso futuro – e a família é parte fundamental para passar isso aos pequenos.

Sendo assim, o ensino sobre o descarte de lixo, alimentação e reciclagem são iniciativas que ajudam as crianças a construírem um melhor entendimento sobre o meio ambiente. Portanto, essa construção reflete na mudança de atitude e comportamento, tornando os filhos seres conscientes.

Prepare-se para mais uma viagem inspiradora. Confira nesse artigo hábitos que podem mudar o futuro do planeta e dos nossos pequenos!

 Ensinar Sustentabilidade Para as Crianças

Direto ao assunto

O que é sustentabilidade e a qual é a sua importância?

A sustentabilidade nada mais é do que a saúde do nosso planeta. Portanto, ser sustentável é ser consciente em nossos atos, nos consumos diários, etc. Ou seja, trata-se de utilizar os materiais e seus recursos de forma consciente, sem afetar o meio ambiente, cuidando para que os desperdícios não aconteçam.

A importância de preservar os recursos é para que o uso não acarrete no seu esgotamento, para que assim possam ser usados por gerações futuras.

Como ensinar sustentabilidade para as crianças?

Comece ensinando o conceito da responsabilidade. As crianças precisam entender que cada ato tem sua consequência. Os pequenos costumam não ter noção de continuidade e, de forma geral, não medem suas ações. Explique de uma forma acessível e simples.

Hoje existem diversas opções de programas infantis, tanto na televisão quanto nos serviços de streaming, como o Netflix, que tratam de forma didática sobre os cuidados com o meio ambiente. Se não possuir acesso a esses serviços, o Youtube também tem uma infinidade de vídeos que podem ser utilizados na hora de ensinar educação ambiental para o seu filho.

Ensinar sustentabilidade para as crianças é mais fácil do imaginamos. Existem diversas maneiras de aplicar a sustentabilidade no dia a dia, a fim de que os pequenos adquiram hábitos sustentáveis. Separamos algumas dicas para vocês. Vamos conferir?

Aplicando a sustentabilidade no dia a dia da família:

  • Coleta seletiva: utilize as famosas lixeiras coloridas de coleta seletiva em seu lar. Elas podem ser do estilo que preferir, desde as lixeiras clássicas até as mais diferentes. Com isso, é preciso encontrar um ponto que descarte os lixos separadamente por categoria. Ou seja, é uma ação bem simples, mas um ato decisivo para que, desde cedo, haja a consciência em relação ao destino dado aos descartes.
  • Banhos mais rápidos: talvez seja uma das tarefas mais difíceis da sustentabilidade. As crianças adoram passar um tempo a mais brincando na água. Com isso, podemos mudar o estilo dessa brincadeira, promovendo, por exemplo, uma competição de recordes de tempo de banho. Crie um jogo com seu pequeno, estabelecendo uma media de 10 a 15 minutos. Será que eles conseguem?
  • Horta em casa: Além de ser muito divertido observar o crescimento das plantinhas e cultivá-las, a família economiza e ainda garante refeições mais saudáveis, por exemplo. Portanto, cultivar plantas em casa, seja para o consumo ou decoração, é uma ótima maneira de trabalhar a sustentabilidade. Plantar é uma forma de ensinar o que as plantas fazem com o nosso ar e qual a sua importância para a vida no planeta. Inclusive, são muito divertidas as atividades manuais envolvendo a terra.
  • Aproveite todas as partes dos alimentos: a gente usa a polpa da fruta para fazer suco, as folhas da alface para a salada… E o resto? Joga fora? Não! Cascas, sementes e talos podem render bons pratos. Dá para fazer bolinho, pão, compotas, risotos e o que mais quiser. Na natureza, tudo se transforma e dá continuidade ao ciclo da vida.

Quer aprender a fabricar brinquedos com materiais recicláveis? Confira essas ideias

  • Cavalinho de madeira: os antigo cavalinhos de madeira podem ser recriados com material reciclado. Sendo assim, a ideia aqui foi usar uma garrafa PET para fazer o rosto do animal. Use sua imaginação para enfeitá-lo e o cabo de vassoura como o corpo e depois junte as partes. Desfrute do seu cavalinho para boas competições e corridas.
  • Cobra articulada: outra ideia criativa para fazer brinquedos com material reciclado é, por exemplo, reaproveitar as tampinhas de garrafa PET e fazer uma cobra articulada. O corpinho é feito todo com tampinhas coloridas e divertidas, use a imaginação. “Olha a cobra!! É mentira!!”.
  • Jogo da argola: outra brincadeira divertida para fazer com as crianças é uma torre para acertar argolas. A torre é feita com um rolo de papelão mais alto e as argolas são feitas em papelão e encapadas com fita de cetim ou da forma que achar melhor. Com o brinquedo pronto, agora é só dar início a brincadeira que exige atenção e concentração por parte das crianças. Boa diversão!

Depois dessa viagem na galáxia da sustentabilidade, a família já tem na ponta da língua como aplicar a sustentabilidade no dia a dia e até pode passar dicas para quem ainda não conhece sobre o assunto.

Ficou curioso para conhecer mais assuntos do Universo faça você mesmo ou quer mais dicas sustentáveis para a família? Assine a nossa newsletter e receba sempre artigos que vão mudar a rotina da sua família. Aproveite para nos seguir nas redes sociais.

Click to rate this post!
[Total: 0 Average: 0]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *