Vamos Escrever Um Livro em Família? Guia Completo para se Tornar um Mini Autor

Já parou para pensar que, apesar de toda família ser muito parecida, elas nunca são iguais? Isso porque cada uma tem uma história, vivências e experiências completamente diferentes uma das outras, por isso é muito legal quando registramos tudo. E porque não escrever um livro em família?

Essa é uma ótima chance de tentar lembrar tudo de bom que já foi vivido em família e aproximar a todos, já que estamos passando por tempos tão malucos que nos deixam um pouco separados mesmo juntos. Fique até o final e veja como se tornar um bom autor.

Escrever Um Livro em Família

Direto ao assunto

Reunindo memórias

Essa é a parte em que os escritores entram em imersão total. É preciso muito foco para reunir todas as linhas na cabeça para montar uma história. Nesta etapa, toda a família deve se reunir em algum espaço da casa onde se sintam bem e confortáveis, fechar os olhos e lembrar de histórias que marcaram cada um especialmente.

Cada um deve levar caneta e papel, escrever um breve resumo da história (será usado mais tarde) e tentar relembrar mais ou menos a data que aconteceu, se por conta própria não acontecer, peça ajuda para a família, certamente alguém vai lembrar.

Não economize nas memórias, vá a fundo, relembre quantas quiser junto com a família. Leve aquele ditado ao pé da letra “Quanto mais melhor.”

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

Confecção do livro

Acredite, colocar a mão na massa é uma das coisas mais legais na hora de fazer um livro em família, isso porque além das histórias, cada um pode colocar sua marca na decoração e dar um toque ainda mais familiar.

As capas vão ser no estilo faça você mesmo, então prepare-se. Para confecção do livro é preciso de:

  • 2 papelões 15x15cm
  • barbante
  • cola bastão
  • tesoura

Pegue todas as histórias escritas por cada autor e peça para que ele escreva uma página capítulo, por exemplo “Capítulo da Maria” lá serão concentradas todas as histórias, e guarde os capítulos de cada autor.

Em seguida, nas laterais dos papelões é preciso fazer pequenos furos, para que o barbante passe entre eles, a mesma coisa deve ser feita com as folhas do livro.

Confeccione a primeira e a última capa do livro, pode ser feito com fotos, guache, lápis de cor, gliter ou até mesmo tudo junto, que vá de acordo com a imaginação. Feito isso, deixe secar.

O título do livro é um ponto a se discutir, aqui pode ser outra imersão familiar com diversas ideias e no final, se não acontecer um consenso, pode-se fazer um sorteio, assim tudo fica mais justo.

Agora é hora de juntar as peças e finalizar o livro da família. Pegue a primeira capa, passe o barbante e em seguida o primeiro capítulo do livro e assim por diante até finalizar com a última capa.

Pronto, feito o livro de memórias da família, em que cada um contribuiu, o mais bacana desta história é que depois ela pode ser revista com outro olhar, afinal, as pessoas vão mudando, as crianças crescendo e com certeza, novas experiências vão ser inseridas neste livro. Logo, se possível, mantenha o hábito, é uma ótima maneira de reviver bons momentos.

Curtiu esse “faça você mesmo” para escrever um livro em família? Então acompanhe o Universo Maker nas redes sociais para sempre receber novidades incríveis.

Click to rate this post!
[Total: 0 Average: 0]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *