Lições que o filme ‘Encanto’ Ensina ao Público

A mais recente animação da Disney, o filme ‘Encanto’, estreou em novembro de 2021 e animou o público com sua trilha sonora contagiante.

O filme ‘Encanto” se tornou sensação nas redes sociais e suas músicas estão em alta nas paradas em todo o mundo. A 60ª animação produzida pela Disney não apenas se passa na Colômbia, mas homenageia a cultura latino-americana.

Fique com a Universo Maker e saiba mais sobre o novo sucesso da Disney!

Filme Encanto

O filme conta a história da família Madrigal, que vive escondida entre montanhas colombianas em uma casa mágica. Após uma tragédia, a família recebe um milagre que garante diferentes poderes aos Madrigal – menos para a jovem Mirabel, que vive sob constante pressão da expectativa de sua família.

Logo após descobrir que o milagre está em perigo, Mirabel parte para uma aventura na tentativa de salvar os dons de sua família. 

Concretizado por Charise Castro Smith e Jared Bush (de Zootopia e Moana), a animação não segue as fórmulas tradicionais da Disney e mostra uma história mais madura que foge dos clichês. 

A família é o foco principal do filme, mas não o retrato perfeito, uma família com seus defeitos e erros. Smith, autora do filme, diz que se inspirou em sua própria criação, principalmente de sua avó, que é imigrante cubana. 

Direto ao assunto

Qual a faixa etária indicada para o filme ‘Encanto’?

O filme tem classificação indicativa livre! Assim, qualquer um pode assistir o filme e cantar junto.

Trilha Sonora de Sucesso

No jeito clássico da Disney, a animação em estilo musical conta com uma seleção de músicas que caíram no gosto do público. Desde Frozen 2 (2019) a Disney não tinha composições tão elogiadas pela crítica.

“We Don’t Talk About Bruno” é o maior sucesso da trilha sonora e alcançou números fantásticos em plataformas de streaming pelo mundo, chegando a ser a música mais ouvida no Top 50 do Spotify nos Estados Unidos. 

O álbum com todas as músicas da trilha sonora comercializou pelo menos 70 mil cópias e se tornou o mais vendido no país, ultrapassando “30”, disco de Adele.

Germaine Franco, conhecida pelo seu trabalho em Viva: A Vida É uma Festa (2018), é responsável pelas composições do filme juntamente com Lin-Manuel Miranda, que é escritor de musicais de sucesso na Broadway e também trabalhou em Moana (2016).

Inspirando-se no cenário musical colombiano, as músicas de ‘Encanto’ apresentam influências de gêneros como tango, salsa, reggaeton, vallenato e hip hop.

O que a crítica diz sobre o filme?

Não foi só o público geral que aprovou a animação – a crítica especializada também elogiou ‘Encanto’! 

Depois de ganhar o Globo de Ouro de Melhor Animação, muitos apostam na obra para a premiação do Oscar que ocorrerá em março de 2022.

Assim, as maiores plataformas de crítica de cinema colocam o filme em um patamar parecido:

Lições para aprender com o filme ‘Encanto

Os filmes da Disney se esforçam para passar ensinamentos e levantar reflexões do público. ‘Encanto’ não seria diferente – apesar de tentar se distanciar dos clichês frequentes nas animações clássicas.

Encanto’ trata de diversos assuntos importantes, por isso, vale a pena prestar atenção e aprender com o filme. 

Então, veja algumas lições que podem ser tiradas do filme:

Comparar-se com os outros 

Mirabel, por ser a única sem poderes, acaba se sentindo deixada de lado pela sua família. Então, quando ela é excluída de uma foto em família, a protagonista não se sente tão especial quanto os outros.

Mas mesmo com as repreensões de sua avó, Mirabel não deixa de ter sua personalidade única e alegre. 

E então, o final do filme mostra como cada um é especial em sua maneira e que os membros da família Madrigal são mais do que seus dons.

Até os mais fortes precisam de descanso

A família Madrigal é extensa e conta com os mais incríveis poderes. A personagem Luísa, irmã mais velha de Mirabel, tem uma força surpreendente e é capaz de levar uma igreja nas costas. 

Por isso, Luisa está sempre encarregada de ajudar toda a comunidade, o que levou a personagem a ter expectativas pesadas demais para aguentar. Toda a identidade dela gira em torno de sua eficiência e habilidade.

Essa pressão é contada na música ‘Surface Pressure’ (ou ‘Estou Nervosa’ em versão em português), que mostrou que mesmo sendo a mais forte da família, ela também se sente sobrecarregada. 

Ignorar seus problemas não é a solução

Como todo mundo, a família Madrigal não é perfeita. O filho mais novo de Abuela, a matriarca da família, é um rapaz de reputação ruim que tem o dom de prever o futuro.

Já que causava problemas e era temido por todos, Bruno se distancia de seus familiares – que preferem não tocar mais no assunto. Esse é o tema de ‘We Don’t Talk About Bruno’ (‘Não Falamos do Bruno’ na versão em português), música mais popular da animação.

Entretanto, colocar esse problema debaixo do tapete não resolveu nada. Bruno acaba vivendo escondido e quando Mirabel o encontra, percebe que a ovelha negra da família nem era tão má assim. 

Representatividade importa

Desde o lançamento de ‘Encanto’, elogios se espalharam nas redes sociais sobre os personagens do filme. 

Seguindo o cenário colombiano, há uma pluralidade de tons de pele, tipos de cabelo e aparência. Assim, muitas crianças se identificaram com o que viam nas telonas, o que contribuiu para o sucesso da animação.

Os estúdios Disney estão se esforçando nos últimos anos para trazer diversidade em suas histórias. Assim como filmes como ‘Viva – A Vida é Uma Festa’ e ‘Moana’; ‘Encanto’ não apenas mostra personagens de origens diferentes do que a Disney costumava retratar, mas também explora novas culturas.

A fauna, flora, música e culinária são exemplos de aspectos ligados à Colômbia que são exibidos no filme. 

Essa nova direção da Disney não só mostra como existem histórias incríveis em qualquer lugar do mundo, mas como é importante conhecê-las.

E aí? Você acha que o filme merece todo o sucesso? Não deixe de ver ‘Encanto’, uma história perfeita para curtir com a família! O filme está disponível na plataforma de streaming Disney + e também nos cinemas de todo o Brasil.

Click to rate this post!
[Total: 4 Average: 4]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *