A Importância da Imaginação Na Infância

A imaginação é a capacidade de resolver situações, criando possibilidades de lidar com o desconhecido. Por isso ela é tão importante na infância, exercendo um papel direto com o desenvolvimento do senso criativo e a habilidade de comunicação das crianças.

Segundo Albert Einstein, “criatividade é a inteligência divertindo-se”. A imaginação permite maneiras diferentes e efetivas para lidar com situações.

Dessa forma, a imaginação na infância deve ser estimulada, visto que é ela a responsável por moldar a forma de pensar e a habilidade de agir de maneira criativa.

Por isso, hoje, vamos falar um pouco sobre a capacidade de imaginar e como estimulá-la!

imaginacao-na-infancia

Direto ao assunto

Quando se desenvolve a capacidade de imaginar?

Especialistas apresentam opiniões diversas sobre quando ocorre o desenvolvimento da capacidade de imaginação.

De acordo com Donald Winnicott,  pediatra e psicanalista inglês, a imaginação é nata, o bebê é um ser criativo, porque está a todo momento criando esse mundo ao qual agora faz parte.

Entretanto, no ramo dos especialistas em criança e desenvolvimento psicológico, muitos acreditam que a imaginação se desenvolve quando aprendemos lidar com as informações, além de captar informações simbólicas. 

Pesquisadores russos afirmam que a imaginação vem da consciência que eles tomam do que é a vida adulta, como eles não podem fazer, eles inventam.

Agora que lemos as opiniões de diversos  especialistas sobre o assunto, qual sua opinião? Quando desenvolvemos a imaginação?

Diferentes tipos de imaginação 

Como citamos acima, a imaginação é algo que pode variar para cada ser humano, conforme a maneira estimulada ao longo da vida.

Sendo assim, vamos falar um pouco sobre alguns tipos de imaginação;

  1. Imaginação Efetiva: Baseada em experiências vividas, dá início a novas ideias e é flexível;
  2. Intelectual: Originada de uma ideia, demora a ser desenvolvida como uma tese ou estudo;
  3. Fantasiosa: A imaginação criativa, ideias como poemas, histórias e fantasia;
  4. Estratégica: Vem da capacidade de analisar uma situação e tomar a melhor decisão.

Importância da imaginação na infância 

Agora que falamos um pouco sobre a imaginação, vamos entender porque ela é importante na infância.

A imaginação permite que a criança  se desenvolva de forma feliz e com autonomia.  Além de resolver situações de forma criativa. 

Por isso, percebemos que durante a infância a imaginação permite criar simbolismos e desenvolver alternativas para o lazer e educação, tornando “rotas de fuga” positivas para criança ao longo da vida, a preparando para as mais diversas situações.

Qual o papel da escola nesta área de desenvolvimento?

De acordo com especialistas, a educação infantil tem papel fundamental na formação da criatividade e imaginação das crianças.

Segundo Vivian Drabik, assessora pedagógica do Colégio Bom Jesus Água Verde, em Curitiba, durante o período da escola a criança está exposta a inúmeras atividades que favorecem a vivência do simbolismo, com brincadeiras nas quais as crianças usam a imaginação na experimentação de diferentes papéis.

Sendo assim, no meio pedagógico reforçam a importância da escola no desenvolvimento da imaginação, já que essas atividades auxiliam a capacidade de simbolizar e imaginar, primordiais para o desenvolvimento do pensamento e da linguagem a fim de que as crianças se tornem adultos capazes de produzir ideias.

Formas de se expressar em diferentes linguagens

Antes de tudo, vale ressaltar que a comunicação é a habilidade de expressar sentimentos, sua opinião, vontades e ela aparece em diferentes formas de linguagem.

Por isso, trabalhar a maneira de se expressar é essencial para desenvolvimento interpessoal, profissional e afetivo. A seguir as diferentes linguagens:

  • Verbal: a linguagem mais básica, a comunicação por palavras;
  • Não verbal: através de expressões faciais, ações, gestos e linguagem corporal. Pode ser utilizada em conjunto com a verbal;
  • Escrita: apresentar ideias de maneira escrita, seja físico ou digital;
  • Visual: a mais potente de todas, imagens, diagramas, arte, esboços e símbolos.

Sendo assim, a imaginação faz parte do processo de todas as linguagens, seja através da fala, gestos, imagens ou até mesmo escrita. Isso porque, a imaginação desenvolve a capacidade de pensar, construir e organizar ideias.

Cultura maker como uma forma de expressão

A cultura maker ou DIY (faça você mesmo) é um movimento que incentiva o trabalho manual na confecção de objetos dos mais variados tipos: sejam eles relacionados à beleza, cuidado, educação e até mesmo à decoração.

Karina Weinmann, neurologista pediátrica, afirma a necessidade de estimular a criança, através da sonoridade, leitura, passeios em lugares distintos e incentivar as habilidades sensoriais.

Em entrevista para a revista Pais&Filhos, Weinmann fala sobre o tema. “Aumentando sensações positivas, sons, simbolismos, a criança quando adulta terá mais repertório, lembranças agradáveis e positivas, tendo rotas de fuga sem se desesperar”

Dessa forma, o incentivo de atividades artesanais auxiliam no desenvolvimento da imaginação infantil, já que para essas atividades fortalecem memórias e o senso de saber lidar com situações atípicas.

Como estimular a imaginação dos filhos?

Antes de iniciar o período escolar, a primeira vivência social da criança é o núcleo familiar. 

Por isso, ressaltamos a importância dos pais proporem atividades e brincadeiras que desenvolvam a imaginação. As atividades são essenciais para criar uma narrativa positiva e resultar no futuro em um adulto criativo.

Sendo assim, bora conferir algumas ações para despertar a criatividade dos filhos?!?

Contagem de histórias

Segundo Carlos Drummond de Andrade, a linguagem oral é a mais remota figura de comunicação entre as pessoas, portanto, as histórias têm papel respeitável no desenvolvimento das crianças. 

Sendo assim, ao contar uma história, a imaginação e a capacidade oral são desenvolvidas. Nesses momentos,  a ampliação de ideias e a conexão com o mundo permite à criança a descoberta do criar e do comunicar. 

Cultura DIY

Conforme já citamos anteriormente, as atividades artesanais desenvolvem o senso criativo da criança. Isso é por precisar utilizar materiais como, papelão, massinhas e até mesmo materiais reutilizáveis.

Então, cabe aos responsáveis estimular essas atividades na infância, ou seja, às vezes é importante deixar de lado brinquedos prontos e desenvolver brincadeiras.

Uso de telas

O uso de telas como tablets, televisões, smartphones e computadores são ótimos aliados para os pais, já que trazem momentos de diversão e lazer e auxiliam quando os pais precisam realizar alguma atividade seja profissional ou doméstica.

Entretanto, o uso excessivo das telas na infância pode gerar problemas de desenvolvimento e até mesmo alteração do sono, parte importante da imaginação. Além de inibir o uso do criativo na infância.

Por isso, pai, é importante se atentar!

Universo Maker e o mundo da imaginação

A capacidade de criar e desenvolver brincadeiras é parte essencial do processo de imaginação. Seja no momento de contar histórias, fazer atividades artesanais ou até mesmo escritas.

O Universo Maker tem como objetivo estimular o criativo das crianças e permitir que elas possuam alternativas a brinquedos convencionais.

Uma boa oportunidade de colocar em prática toda a sua imaginação é através do kit 2×1: Monstros S.A e Bela Adormecida, onde a criança terá os materiais necessários para criar seu próprio personagem do mundo Disney e desenvolver histórias que explorarão sua imaginação e criatividade.

Gostou desse conteúdo? Assine nossa newsletter e fique por dentro!!

Click to rate this post!
[Total: 0 Average: 0]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *