Qual é a Importância das Artes Para as Crianças?

Muito se fala nas escolas acerca da importância das artes para as crianças. Mas, quando a arte não está resumida a uma matéria, como será que ela se apresenta no cotidiano dos pequenos?

No filme Soul: Uma Aventura com Alma (2020), da Disney, o personagem principal Joe Gardner dá a vida pela música – literalmente.

De outro lado, a princesa Bela, de A Bela e a Fera (2017) não anda pela aldeia francesa onde mora sem a companhia de seus livros.

Os dois exemplos têm um ponto em comum. Em ambos podemos observar a apreciação de diferentes tipos de arte, a música e a literatura.

Aliás, sabia que existe até um manifesto bem antigo sobre as sete artes clássicas? É, realmente há muito a se aprender sobre o assunto! Vamos fazer isso juntos? Continue lendo!

Direto ao assunto

Quais são as sete artes?

É muito difícil estabelecer um início para a formação dos processos ao longo da História, afinal eles foram construídos e não inaugurados.

Mesmo assim a comunidade artística considera o  “Manifesto das Sete Artes” (1923), de Ricciotto Canudo, como o momento mais importante para a definição das artes.

Desse modo, confira quais são as sete artes que podem ajudar muito no desenvolvimento das crianças – e também dos adultos, porque não?

1 – Arquitetura

A arquitetura é uma arte que, além do conceito de beleza, ainda pode ter como funcionalidade ser uma moradia.

É importante ressaltar que a discussão de arte X funcionalidade é intensa e um tópico não precisa necessariamente estar ligado ao outro.

Grosso modo, segundo a Academia Brasileira de Artes, o que integra o ambiente externo ao interno pode ser considerado como a primeira arte.

2 – Escultura

A escultura é uma arte popularmente conhecida pelos bustos de personalidades heróicas nos museus, que estampam ideais de beleza da época clássica.

Na atualidade, os artistas costumam fazer releituras desse tipo de arte, como podemos observar abaixo com a obra de Maurício de Souza.

O criador da Turma da Mônica se inspirou 100% em “Discóbolo”, uma estátua do escultor grego Míron que retrata os momentos anteriores do lançamento de um disco.

Aqui, história e artes se juntam de um jeito único!

Exposição do Maurício de Sousa - Just Lia | Por Lia Camargo
Imagem: Blog Just Lia

Antes de você conhecer a próxima arte, vale lembrar que a escultura não se resume apenas a estátuas: ela pode ter três dimensões, relevos e estilos totalmente diferentes entre si.

3 – Pintura

A pintura é a arte mais popularizada. Nos é apresentada desde a primeira infância e podemos passar a vida aprendendo suas técnicas.

Sabemos o que são as cores antes mesmo de aprendemos sobre as palavras. Misturamos tons com as palmas das mãos e criamos paletas que nos representam.

O UM já ensinou como fazer uma exposição de pinturas em casa!

4 – Música

Do rock ao funk, fazer música é fazer arte.

Aqui, aliás, está a prova de que a arte nem sempre agrada a todos, já que cada pessoa tem o seu estilo musical preferido – e até pode detestar outros!

E olha só que interessante: do mesmo modo que existem sete artes, existem sete notas musicais!

E, do mesmo modo que é feito com as cores, com essa combinação o artista consegue se expressar de maneiras inovadoras. Essas sete notas são:

DÓ – RÉ – MI – FÁ – SOL – LÁ – SI

5 – Literatura

Seja nos contos de princesa ou não, de Harry Potter à Odisseia todos temos um livro que marcou a nossa infância.

Isso pois a literatura é a arte das palavras, que nos toca e nos faz sonhar com os olhos abertos – e bem atentos!

No nosso alfabeto de 26 letras, o escritor consegue nos levar a mundos fantásticos, e por isso, sem dúvidas, também é um artista.

6 – Dança

Balé clássico, dança contemporânea, samba, forró, tango, jazz, floss dance

Como acontece com todas as artes, há inúmeras formas de apresentação da dança. E em todas elas há pelo menos duas garantias: diversão e saúde!

A dança envolve os movimentos do corpo em determinado ritmo e nessa arte você pode ser tanto a obra quanto o autor.

7 – Cinema

Quando for ao cinema, você pode dizer que está indo apreciar a sétima arte.

Além do entretenimento que proporciona, o cinema também segue determinadas disposições.

O Oscar, por exemplo, é uma premiação que para o mundo todo com a finalidade de apreciar e premiar os melhores artistas e filmes do ano, contando com um júri para escolher tudo isso.

Uma oitava arte?

As sete artes não escaparam ilesas de mudanças. Naturalmente, com novas modas, tendências e criações de cada ano, novas expressões artísticas podem surgir. Por suas particularidades, não se encaixam em nenhuma das sete artes apresentadas acima…

É o que acontece com a fotografia, por exemplo. Enquanto ela é considerada a oitava arte, os quadrinhos são a nona arte.

Assim, por consenso, considera-se que atualmente existam onze artes, sendo que as adicionadas à lista são:

Qual é a importância das artes para as crianças?

A importância das artes para as crianças envolve, primeiramente, o processo de criação. Como visto na descrição das artes, esse processo pode ter algumas regras, mas tende a ser bem particular, e é isso que dá vida às artes.

Desse modo, outra importância das artes para as crianças é o autoconhecimento. Expressando o que sentem, os pequenos abrem os seus olhos para as emoções.

Além de aprenderem novas culturas, formas, estilos, texturas, as crianças ainda socializam na hora de fazer arte.

Como as artes ajudam no desenvolvimento das crianças?

Ao incentivarem a produção de arte pelas crianças, os pais também incentivam a construção de sua personalidade. As artes ajudam – e muito – no desenvolvimento intelectual e pessoal das crianças.

Via de regra, os maiores artistas sempre tiveram seus talentos incentivados desde pequenos. Desse jeito, estimular a criatividade é a pedida para enriquecer o repertório e os valores de seu filho!

Nesse sentido, a cultura DIY pode ser a sua maior aliada. Juntando a terceira arte com mais tantas outras, as experiências do Universo Maker ainda unem ciências e criatividade. Um baita combo, não é mesmo?

Acesse a loja do UM para ver qual dos KITs dá match com a sua família e façam muita arte juntos!

Click to rate this post!
[Total: 0 Average: 0]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *