teste url: https://blog.universo-maker.com/wp-content/uploads/2020/06/cropped-favicon-universo-maker.pngteste url: https://blog.universo-maker.com/wp-content/uploads/2020/06/cropped-favicon-universo-maker.png 4 Instrumentos Musicais Caseiros Para Crianças: Crie a Sua Própria Trilha Sonora! - Universo Maker

4 Instrumentos Musicais Caseiros Para Crianças: Crie a Sua Própria Trilha Sonora!

Bora aprender a fazer os melhores instrumentos musicais caseiros para crianças? Tem chocalho, xilofane, campainha de vento e pau de chuva!

No filme Viva, A Vida É Uma Festa, a família do personagem principal Miguel proíbe que qualquer tipo de música seja tocada e ouvida por anos. A trama da história, inclusive, é toda pautada nessa tradição…

Só que o final feliz (alerta de spoiler!) desse filme da Disney chega quando, através de suas peripécias, Miguel faz com que todos possam apreciar essa arte livremente. Ufa! E ainda bem que no dia a dia todas as crianças têm o acesso à música liberado, né?

Por isso, vamos aproveitar a lição que o desenho traz e utilizar a música justamente a favor da família? Ao fazer seus próprios instrumentos, vocês ainda podem reciclar e aprender sons e ritmos novos juntos. Vem conferir!

instrumentos musicais caseiros para crianças

Direto ao assunto

Saiba quais são os benefícios da música

Antes de te ensinarmos a fazer os melhores instrumentos musicais caseiros para crianças, que tal saber mais sobre a quarte arte? Pois é, a música, também chamada de a arte das musas, ocupa o quarto lugar na lista das 7 artes clássicas, criada e aprofundada por diversos filósofos ao longo dos anos.

Aliás, existem benefícios cientificamente comprovados no ato de ouvir – e dançar – diferentes ritmos. Escutar música clássica, por exemplo, ajuda a aliviar sintomas de insônia e também pode dar aquele up nos estudos! Inclusive, quem nunca colocou uma playlist animada na hora dos exercícios físicos?

Além de nos revigorar, a música tem infinitas outras utilidades: desenvolve a mente e a criatividade, reduz o estresse e facilita o raciocínio, por exemplo. Desse modo, preparamos um combo de instrumentos que unem a cultura DIY ao universo da música. Preparados?

Os 4 melhores instrumentos musicais caseiros para crianças

Montar os seus próprios instrumentos em família estimula o desenvolvimento sensorial dos pequenos e a percepção das diferentes técnicas necessárias para tocar cada um deles – claro que de um jeito super simplificado.

Com uma explicação básica, ao separar os materiais para fazer cada instrumento, nessa atividade a criança ainda pode perceber quais são de sopro, corda ou percussão.

Ah, e não pense que os benefícios de fazer instrumentos musicais caseiros para crianças terminam por aí. Esse tipo de atividade ainda ajuda a reciclar e reutilizar muitos materiais.

Ficou ainda mais convencido? Então confira abaixo o nosso top 4!

Chocalho

É muito simples fazer esse chocalho, e eu duvido que você nunca tenha brincado com um na vida!

Basta separar um punhado de pedras ou grãos, como arroz e feijão, e colocar tudo dentro de uma latinha de metal. Depois, com fita crepe, enrole a lata até fique completamente fechada, de modo que nenhum grão escape. Pronto, agora chacoalha, chacoalha, chacoalha!

Xilofone de garrafas

A família dos xilofones é grande, já que esse instrumento de percussão pode ser feito a partir de lâminas de madeira, metal, entre outros. Nesse caso, indicamos separar algumas garrafas de água ou refrigerante, que podem ser de tamanhos diversos.

É muito importante que você encha todos os recipientes com diferentes quantidades de líquido, pois é isso que irá gerar os sons quando a garrafa é impactada por uma baqueta ou colher – inclusive, por esse motivo que o instrumento é considerado de percussão!

Ah, e você ainda pode inovar e colocar corantes diferentes em cada uma delas. Que tal montar um arco-íris musical?

Campainha de vento

É tocado pelo vento! Também conhecido como sino de vento, esse instrumento também pode ser uma ótima opção de decoração. A versão mais famosa é feita de lâminas cilíndricas de metal que produzem sons magníficos toda a vez que a brisa aparece.

Apesar de ser um pouco mais complexo de fazer, quando pronto rende boas lembranças para a família, pois sua melodia inconfundível será plano de fundo de muitos momentos especiais se colocado no quintal, por exemplo.

Para facilitar, a nossa campainha pode ser feita com pedaços de madeira ou canos de PVC. Abaixo, há um vídeo super ilustrativo ensinando a montagem:

Dizem que a campainha traz boas energias… Só testando para comprovar!

Pau-de-chuva

O nosso último instrumento é super famoso nas escolas, assim como o chocalho. O pau de chuva tem origem indígena, produz um som que lembra uma chuva muito forte e pode ser reproduzido com qualquer objeto cilíndrico oco e um punhado de miçangas.

Está aí uma deixa para ensinar ao seu filho um pouco sobre diversidade cultural.

Insira música no seu dia a dia

Com esses instrumentos musicais caseiros para crianças, dá pra reproduzir rapidinho algumas cantigas populares que todos conhecem, como “A Barata”, “Dona Aranha” ou “Borboletinha”.

Também não é novidade que os serviços de streaming estão ganhando cada vez mais espaço no mundo da música, por isso não deixe de conferir as playlists que o Universo Maker preparou no Spotify para que o dia a dia da sua família fique cada vez melhor.

E aí, qual é a trilha sonora da sua vida?

Click to rate this post!
[Total: 1 Average: 5]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

teste url: https://blog.universo-maker.com/wp-content/uploads/2020/06/cropped-favicon-universo-maker.pngteste url: https://blog.universo-maker.com/wp-content/uploads/2020/06/cropped-favicon-universo-maker.png