A as brincadeiras no quintal, os intermináveis jogos na sala da nossa casa ou dos avôs tornavam as tarde intermináveis e especiais. Não podemos negar que essa magia foi se perdendo aos poucos com a tecnologia e os inúmeros jogos virtuais, mas ainda é possível resgatar esse espírito de jogos e brincadeiras antigas.
O resgate não se dá apenas, pela memória afetiva, mas sim, porque muitas dessas brincadeiras e jogos estimulavam a criatividade, colocavam a criançada para correr e se exercitar ou até mesmo testar a lógica. Bora redescobrir esses jogos e brincadeiras antigas para fazer em família? Continue aqui até o final.
Direto ao assunto
Jogos
Banco imobiliário
Este jogo, inspirado no Monopoly americano, consiste na compra e venda de imóveis, definidos em um tabuleiro que os jogadores vão percorrendo. É o vencedor aquele que ficar mais rico, com mais propriedades.
Jogo da vida
Neste jogo, os participantes, basicamente, percorrem todos os estágios da vida adulta, simulando do casamento até velhice. O caminho do tabuleiro é percorrido por um carro com uma família onde os pininhos são o casal e os filhos, e no decorrer do tabuleiro diversos obstáculos acontecem. Ganha quem se sair melhor na “vida”.
Top letras
Imagine criar diversas palavras diferentes em um só jogo? Pois bem, essa era a função do TOP letras, o jogo já vinham com algumas palavras pré-estabelecidas, mas após cumprir o desafio inicial, era hora de criar suas próprias palavras.
Imagem e ação
Neste jogo, você encontra diversas cartelas com ideias de objetos, ações, filmes, palavras e muito mais. O jogador que selecionasse a cartela deveria demonstrar para os demais participantes, através de mimica ou desenho, a palavra correta. No imagem e ação, o mais legal é brincar em times e ver quem pontua mais no final.
Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo
Brincadeiras
Amarelinha
Todos os jogadores da amarelinha precisam de uma pequena pedrinha ou bolinha de papel. Começa-se jogando a pedra na casa um e vai pulando uma casa com apenas uma perna até chegar ao ‘céu’.
O desenho da amarelinha pode ser feito com giz de lousa ou até mesmo de cera, hoje em dia, já existem tapetes anti derrapantes para jogar, mas o divertido mesmo é ir para rua e brincar na calçada.
Peteca
“Não deixe a peteca cair” essa é a única regra da brincadeira da peteca, que pode ser feito em grupo, ou apenas com duas pessoas. Uma dica importante é bater com a palma da mão de cima para baixo na peteca, para ela não cair e passar para a próxima pessoa da brincadeira.
Pião
Neste jogo, é possível mostra suas habilidades de força e estratégia. Basicamente, é preciso fazer um circulo no chão e o pião deve rodar dentro deste mesmo circulo. O campeão do jogo é quem deixar o pião rodando por mais tempo. Caso queira deixar seu pião bonitão, pinte, cole figurinhas e deixe com estilo bem original.
O mestre mandou
Este jogo deve ser feito em grupo, e ser elegido um mestre, geralmente o mestre da equipe é o adulto para coordenar melhor a brincadeira. O escolhido sempre dirá a frase ‘o mestre mandou’ antes de cada ordem. Quem não conseguir realizar a tarefa leva o chamado ‘bolo’, tem que ‘pagar uma prenda’ escolhida pelo mestre.
A prenda pode ser uma dança esquisita, imitar um bicho, cantar uma música estranha, mas aqui vai uma dica, não vale constranger a pessoa, o intuito aqui é a diversão.
Esses são apenas alguns dos inúmeros jogos e brincadeiras antigas que podem ser feitos em família, por isso, sempre busque outras alternativas nesta mesmo linha, que será diversão garantida.
Gosta de reinventar, fazer boas brincadeiras e experiências em família? Então, assine a newsletter Universo Maker para receber os melhores conteúdo aqui do blog.