5 livros para ler com o filho durante a alfabetização

A leitura durante a infância é essencial para desenvolver aspectos como a alfabetização, memória, empatia e até mesmo senso crítico. Por isso, trouxemos 5 livros para ler com o filho durante a alfabetização.

Os livros são ótimos aliados na hora da alfabetização. Neste momento de experimentação infantil, onde se é despertado uma série de competências, os livros auxiliam não apenas na construção do vocabulário, mas, também,  proporcionam diversão e lazer.

Antes de mais nada, é importante saber que qualquer livro de qualidade pode ser usado para ajudar crianças em fase de alfabetização. 

Porém,  existem gêneros que possuem uma composição mais fluida e fácil, de fato indicada para crianças, que favorece o entendimento das relações entre as letras e os sons, possibilitando uma compreensão mais fácil de como é realizada a organização da escrita.

Por isso, o Universo Maker preparou uma lista com cinco livros para auxiliar durante a alfabetização.

Bora conferir?

Direto ao assunto

A importância de ler na infância 

A leitura durante a infância é importante para desenvolver inúmeras memórias, sentimentos e até mesmo repertório linguístico.

Conforme Marisa Lajolo, pesquisadora, crítica literária, autora de literatura juvenil e professora universitária – “As leituras feitas em família são essenciais (….) Sempre digo e repito: Não leiam para seus filhos, mas leiam com seus filhos. Partilhar este momento traz desenvolvimento, memórias afetivas e se tornam marcantes para toda vida” 

A seguir, confira alguns benefícios da leitura na infância:

Facilita a alfabetização 

A proximidade com as palavras faz com que a criança aumente seu repertório linguístico.

Além disso, ler faz com que a capacidade de interpretação seja e raciocínio, facilitando o processo de alfabetização.

Memória e concentração

Dessa forma, para ler e escutar uma história a criança precisa estar atenta aos detalhes, além de ajudar na retenção de informações.

Ler expande a imaginação, conhecimento e criatividade

Quando contamos uma história, diversos elementos lúdicos e fantasiosos estão inclusos, então, para entrar nesse mundo é importante apostar na imaginação. 

Dessa forma, com a leitura a criança desenvolve a criatividade e imaginação, aspectos positivos para suas relações sociais.

Além desses, a leitura durante a infância traz outros benefícios, como:

  • Estreitamento afetivo entre quem conta a história e a criança;
  • Aumento da percepção de emoções e sentimentos;
  • Desenvolvimento da empatia.

5 livros para ler com o filho durante a alfabetização

Já conversamos aqui como ler é importante para o desenvolvimento do seu filho.

Por isso, trouxemos 5 livros para ler com o filho durante a alfabetização.

Vamos lá?!?

Marcelo, Marmelo, Martelo

 O primeiro de todos é um clássico nacional, Marcelo, Marmelo, Martelo, um livro de Ruth Rocha, em sua obra infantil colocou Marcelo como personagem principal, um caricato menino que gostava de dar novos nomes às coisas.

“Então por que não chamá-la de “sentador”? E se a gente pensar bem, leite não parece “suco de vaca”? E por que dizer “bom dia” se podemos dizer “bom solário”?” – Dizia Marcelo durante o livro.

Por isso, o livro é ideal para crianças nessa fase, uma vez que ele traz bastante vocabulário de uma forma divertida.

Caraminholas

Esse livro fala sobre a aprendizagem das crianças, em relação a palavras faladas, escritas e lidas.

Dessa forma, o conto infantil traz em formato de rima e bom humor, a reação das crianças a  encontrarem palavras diferentes.

E essa, agora? Vive dentro da cabeça, dá para fundir a cachola…

O que será que pode ser essa tal…

CA-RA-MI-NHO-LA?!

Leo e a baleia

Em terceiro lugar, apresentamos o livro “Leo e a baleia ``, uma obra perfeita para trazer vivência e roubar a atenção do seu pequeno em casa.

Nesse conto de Benji Deives, o livro conta a história do menino que gosta de narrar histórias, uma baleia que é uma excelente ouvinte, e seu pai, que é um pescador. 

AEIOU-UOIEA

Um jeito diferente de aprender o AEIOU de trás para frente! Com uma forma lúdica e leve.

Nesse livro, as crianças conhecerão diversos animais da flora brasileira e também aprenderão sobre as vogais.

Boa noite, Coruja!

O livro aborda um conto acumulativo, em que os personagens vão contando uma história que se repete com eles. 

Assim é contada a história deste livro: a Coruja queria dormir, mas as abelhas chegaram zumbindo, o esquilo quebrando nozes, os corvos crocitando — e, com tanta barulheira, a Coruja não conseguiu pregar o olho. 

Por isso, o autor, Pat Hutchins, desenvolve o conto de forma lúdica, delicada e especial.

Dica extra do escritor: Menina Bonita do Laço de Fita

Durante a minha infância, amava ler a história da Menina Bonita do Laço de Fita, esse livro é especial, porque além de trazer palavras com a fonética parecida, treinando o vocabulário infantil, ele ensina também a diversidade, aceitar o diferente e acolher o próximo.

Sendo assim, o livro conta a história de uma menina negra que desperta a admiração de um coelho branco, que deseja ter uma filha tão pretinha quanto ela. Cada vez que ele lhe pergunta qual o segredo de sua cor, ela inventa uma história. O coelho segue todos os “conselhos” da menina, mas continua branco.

Universo Maker e o desenvolvimento infantil

Agora, percebemos como a leitura é importante durante a alfabetização do seu filho, dado que com ela é possível desenvolver a imaginação, o senso crítico e até mesmo o vocabulário.

Por isso, o UM prepara conteúdos educacionais exclusivos para crianças, com o intuito de auxiliar em todos os processos de desenvolvimento.

Se você gostou desse conteúdo, não perca tempo e assine nossa newsletter.

Fique por dentro e faça parte da transformação make.

Click to rate this post!
[Total: 0 Average: 0]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *