Máquina de Choques Caseira: Um Experimento Eletrizante!

Ahhh, as feiras de ciências… Esses eventos, presentes na maioria das escolas pelo Brasil, são verdadeiros centros de descoberta e de estímulo à educação. Então que tal aprender a fazer o melhor (e mais eletrizante) experimento de todos? Com a máquina de choques caseira, diversão e ciência andam de mãos dadas.

Temos certeza de que todo mundo vai amar ver o que é possível fazer com um pouquinho de estática! Bora aprender? Para ficar por dentro do passo a passo é só continuar a leitura.

Máquina de Choques Caseira:

Direto ao assunto

O que você precisa para fazer a máquina de Choques caseira?

Bzzzz bzzzz. Ficou animado para ver como os choques se reproduzem em escalas menores? Então segue o fio! E atenção: o experimento a seguir não apresenta riscos à saúde, contudo, sempre realize as experiências com a supervisão de adultos, ok?

Materiais necessários para montar a máquina

Os materiais necessários para realizar o experimento são:

  • Um pedaço de arame ou outro material de cobre;
  • pote com tampa;
  • 2 pedaços de fio;
  • papel alumínio;
  • fita crepe;
  • bolinha;
  • bexiga;
  • balão.

Agora, algumas informações importantes: o potinho deve ter uma tampa isolante, ou seja, que não conduza eletricidade (pode ser daqueles tradicionais de maionese ou requeijão). Já o arame vai servir para conduzir a eletricidade, por isso, é aconselhável que ele seja de cobre, beleza?

Passo a passo!

Para montar a máquina de choques caseira basta seguir os passos a seguir:

  1. Corte uma tira de papel alumínio, que deve ser um pouco menor do que a altura do pote.
  2. Revista o pote por dentro e por fora, fixando melhor o papel alumínio com uma fita adesiva.
  3. Com a bolinha e o pedaço de arame, faça uma espécie de “pirulito elétrico” – a bolinha vai na ponta, encapada com papel alumínio. Ah, e o papel tem que encostar no arame!
  4. Faça um furo no meio da tampa do pote e encaixe o pirulito.
  5. Para terminar, faça a ligação do corpo do pirulito com a parte de dentro do potinho. Depois, enrole o segundo fio na parte de fora do pote, aonde colocamos a primeira parte do papel alumínio.

Caso a estrutura não esteja tão firme, a cola quente pode ser usada. E, para a nossa engenhoca funcionar, basta esfregar a bexiga no cabelo e depois no topo da bolinha coberta de alumínio! Prontinho.

Para ilustrar todo o desenvolvimento do nosso experimento, confira abaixo um vídeo esclarecedor do processo feito pelo canal Manual do Mundo.

Backstage: como funciona a parte científica do experimento?

A parte mais legal por detrás disso tudo é entender como funciona esse mecanismo. Ao esfregar a bexiga no cabelo, ela fica repleta de cargas negativas, que são transferidas para a bolinha de alumínio quando entram em contato com ela. O resultado? As faíscas que vemos! ⚡

Aliás, se você carregar a sua máquina de choques e depois colocar uma mão na bolinha e outra na lateral, por exemplo, os elétrons serão transferidos para você. Por isso a sensação de um choque leve.

E que tal ter o seu próprio Kit Máquina de Choques Caseira?

E aí, o que achou? No Universo Maker você tem todas as ferramentas necessárias para fazer várias experiências fantásticas, além, é claro, de todo o suporte para tirar as suas dúvidas ao longo do processo.

O Kit Máquina de Choques Caseira, inclusive, está disponível em nosso site de maneira completíssima. Nosso objetivo é levar a cultura DIY para a sua casa de um jeito fantástico. Não perca tempo, compre hoje mesmo o nosso kit eletrizante e garanta já a praticidade que só o Universo Maker te proporciona!

Demais, né? E para ficar ainda mais por dentro do mundo Maker, siga nossos perfis no TikTok e Instagram.

Click to rate this post!
[Total: 15 Average: 4.1]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *