Por Que Algumas Crianças Têm Medo Do Escuro?

Dormir sozinho é uma aflição comum durante a infância, já que muitas crianças têm medo de escuro. Os pais tem um papel importante para superar esse medo, sendo essencial estar presente, ouvir e conversar com seus filhos para que esses receios não afetem o futuro da criança.

O medo é uma forma de proteção natural de todos os seres humanos. Eles são uma barreira para evitar situações de risco.

Contudo, durante a infância os medos aparecem porque as crianças ainda não conhecem todos os aspectos da vida e estão em um processo de desenvolver a imaginação e independência.

Um dos medos mais comuns na primeira infância é o de escuro, e é muito comum que os pais não saibam lidar com essa situação. 

Fique conosco e saiba porque algumas crianças têm medo de dormir no escuro e como lidar com essa situação! Boa leitura!

Medo do escuro

Direto ao assunto

Medos mais comuns em crianças e suas fases

Assim como os outros aspectos da infância, o medo se desenvolve conforme a criança cresce e conhece o mundo.

O medo está ligado ao desconhecido. Algumas situações contribuem para que a criança sinta medo, como mudanças na rotina, separação dos pais, chegada de um novo irmão ou até mesmo morte de alguém próximo.

O medo funciona como forma de proteção e varia conforme a criança amadurece. Confira os motivos mais comuns para os temores de cada faixa etária:

  • 0 a 6 meses: perda de apoio, quedas, barulhos intensos;
  • 7 a 12 meses: pessoas estranhas, separação dos pais; 
  • 02 a 05 anos: separação dos pais, barulhos estranhos, escuro, mudanças de ambiente; 
  • 06 a 08 anos: seres sobrenaturais, lesões corporais, escuro, trovoadas, ladrões; 
  • 09 a 12 anos: desempenho escolar, aceitação social. 

As aflições são naturais do ser humano, e a realidade de cada pessoa influencia na formação de medos.

Por isso, é papel dos pais e responsáveis oferecer proteção e legitimidade aos medos dos seus filhos, para que eles encontrem segurança e saibam entender seus sentimentos.

Sobre isso, a psicóloga Camila ressalta: 

“Não o force a encarar algo que não esteja preparado para fazer. Evite frases que irão invalidar seus sentimentos. Então, não faça chacota com o medo do seu filho. Ele é tão real quanto o medo que você sente, apenas os motivos são diferentes”.

Ainda sobre a função dos adultos, a terapeuta infantil Roberta Lima explica:

“A forma como os pais e os adultos em geral que convivem com a criança conduzem a situação fará toda diferença para que esse processo de medo natural seja superado tranquilamente ou, num outro extremo, atinja um nível crônico e traumático”

Por isso, é essencial estar atento e oferecer suporte às crianças. Se o medo se estender e começar a afetar o cotidiano  infantil, é importante procurar ajuda profissional para evitar que esses problemas acometam o futuro da criança.

De onde vem o medo de escuro?

O medo de escuro está relacionado ao desconhecido, já que com as luzes apagadas não é possível ver o que está acontecendo. Esse medo é um dos mais comuns e atinge desde crianças até adultos.

Durante a infância, o medo do escuro tem relação com a dificuldade da criança separar a fantasia e realidade. Com seu senso de imaginação, ela fica propensa a criar situações que fogem da realidade.

Anna Beatriz Cardamone Ribeiro, psicóloga e psicopedagoga afirma que: 

“A escuridão representa uma ameaça quando a criança não consegue controlar aquilo que não vê ou não compreende”.

Além disso, o medo de escuro pode se relacionar com o receio de estar sozinho e longe dos pais. Dessa forma, o acolhimento é sempre essencial para que esse medo seja controlado.

5 dicas para ajudar crianças que têm medo do escuro

Ver seu filho com medo de alguma coisa pode ser preocupante, né? 

Por isso, é importante entender como ajudar a criança a encarar essa fase. Essa tarefa demanda paciência, atenção e muita compreensão. 

A seguir, veja algumas dicas que o UM separou para ajudar crianças que têm medo do escuro.

Adaptação gradual

A adaptação gradual é uma excelente opção para acostumar a criança ao escuro. E ela pode ajudar em diferentes situações, como:

Se o seu filho ainda dormir com você, pode levá-lo aos poucos para seu próprio quarto, mantendo as portas abertas, luzes acesas e até mesmo estando presente no início da noite.

No caso da criança já dormir em seu quarto, mas com a luz acesa, você pode substituir por uma luz indireta como um abajur.

Além disso, oferecer um objeto que ofereça companhia e segurança a seu filho pode trazer mais conforto na hora de dormir no escuro. Pode ser um boneco, um ursinho de pelúcia ou qualquer coisa que traga confiança a seu filho.

Leia uma história antes de dormir

A leitura é muito importante para o desenvolvimento infantil. As histórias ajudam com a imaginação e o senso de realidade em diferentes situações. 

E na hora de dormir não seria diferente. Por isso, fazer um ritual de leitura antes do sono faz com que a criança relaxe e tenha imagens felizes antes de dormir. Além disso, esse momento pode fortalecer o laço afetivo entre pais e filhos.

Se você tem dúvidas sobre qual livro ler para seu filho, não se preocupe! O Universo Maker te ajuda com isso!  Confira já 5 livros para ler com o filho durante a alfabetização.

Adultos também sentem medo

O senso de pertencimento ajuda o ser humano a não se sentir sozinho com suas questões pessoais.  

Então, uma boa alternativa para lidar com o medo de escuro é contar para seu filho que também tem medos e como superá-los. 

Afinal, é normal ter medos e o importante é estar preparado para enfrentá-los.

Seja um bom ouvinte

Mostrar a seu filho que se importa com suas aflições é importante para ele sentir-se apoiado, além de mostrar que você está sempre disposto a ajudar.

Durante entrevista à revista pais&filhos, a psicóloga Airam Chaves, pós-graduada em psiquiatria e saúde mental na infância e adolescência, e mãe de três crianças, aponta a importância de ouvir o que as crianças querem dizer: 

“Eu costumo sempre aconselhar os pais a buscarem acolher os sentimentos dos filhos. Por exemplo, para entender o que está acontecendo, tente falar o seguinte: eu percebo que está triste, tem algo que posso ajudar?”  

Não seja indiferente ao sofrimento

Às vezes, o medo pode parecer bobo para você. Entretanto, para seu filho, o medo é real e sente com a mesma intensidade que você sente os seus. É necessário entender que a criança ainda está começando entender sua realidade.

Portanto, escute seu filho e o ofereça apoio para enfrentar e superar seus medos.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

Até quando o medo de escuro é normal?

Agora que você já entendeu um pouco mais das causas e como agir com o medo de escuro do seu filho, é importante saber quando procurar ajuda. 

Apesar do medo ser normal, se ele começar a atrapalhar as atividades do cotidiano da criança, está na hora de recorrer a um profissional!

E é importante ressaltar que nem todas as crianças conseguem dizer que estão com medo. Contudo, há sinais que podem demonstrar esse sentimento, como náuseas, sudorese, choros sem motivo aparente e mudanças comportamentais.

A psicóloga Anna Beatriz Cardamone Ribeiro explica que o trabalho do psicólogo infantil tem relação à elaboração das angústias e traumas a partir de recursos lúdicos e simbólicos, como brincadeiras e desenhos. 

Para evitar que as aflições da criança não prejudiquem seu futuro, esteja sempre atento e disposto a ajudar nos momentos de apreensão. Ouvir, estar presente e conversar com seu filho é muito importante nessa fase de desenvolvimento.

Click to rate this post!
[Total: 0 Average: 0]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *