O Apple Self Service Repair e Sua Relação Com a Cultura Maker!

A Apple é uma das maiores e mais conhecidas empresas do mundo. Em meio a tantas inovações tecnológicas propostas pela empresa, uma que desperta a curiosidade é o chamado Apple Self Service Repair, que tem relação direta com a Cultura Maker!

De acordo com a Forbes, a Apple foi a primeira empresa dos Estados Unidos a atingir o valor de mercado de U$3 trilhões de dólares! O valor é resultado direto da confiança dos investidores, que continuam apostando nas inovações e na exploração de novos mercados pela empresa.

Uma dessas inovações, proposta em 2021, mas que passará a valer apenas no primeiro semestre de 2022, é o chamado Self Service Repair. A medida tem relação direta com a Cultura Maker, de forma a expandir o movimento e seus efeitos.

Quer saber mais sobre a relação entre a Cultura Maker e o Apple Self Service Repair? O Universo Maker preparou este artigo especialmente para você! Fique conosco até o final e boa leitura!

Direto ao assunto

O que é o Apple Self Service Repair?

Quando falamos em Self Service, a primeira ideia que temos é a de um restaurante. Afinal, quando vamos em um que oferece este serviço, somos nós que vamos até o balcão e nos servimos.

Ou seja, nós que escolhemos o que queremos e fazemos o trabalho de pegar, sem que seja necessário algum tipo de ajuda.

E é seguindo essa mesma lógica que a Apple propôs o Apple Self Service Repair!

De modo geral, o Apple Self Service Repair é um Kit que irá permitir ao consumidor realizar reparos em seu próprio dispositivo!

Então, com o kit, será possível consertar a tela, bateria e até mesmo a câmera de seu aparelho sem que haja a necessidade de assistência técnica.

Assim, os próprios clientes da Apple se tornam os responsáveis por alongar a vida útil de seus aparelhos e os consertarem.

Porém, fique atento! Nos momentos iniciais, o projeto dos kits apenas cobre os reparos para iPhone 12 e 13! 

Porque a Apple criou o Self Service Repair?

Um dos maiores objetivos da empresa, e sobre o qual ela tem falado ativamente desde o ano passado, é reduzir a emissão de carbono poluente na atmosfera.

Assim, a Apple tem se comprometido a se tornar cada vez mais neutra em carbono – não emitir quantidades significativas e prejudiciais do poluente.

De acordo com a Forbes, o atual líder da companhia, Tim Cook, fala:

“Estamos integrando nossos valores em tudo que fazemos – nos aproximando do nosso objetivo de ser neutro em carbono em toda nossa cadeia de fornecimento e no ciclo de vida dos nossos produtos até 2030, além de ampliar nossa missão para construir um futuro mais justo”

Além disso, durante a COP26 em outubro de 2021, a empresa anunciou que o número de fornecedores comprometidos em utilizar energia 100% limpa dobrou no último ano.

Tudo isso contribui para o mesmo objetivo comum: tornar todos os produtos Apple neutros em emissão de carbono poluente até 2030!

E o Apple Self Service Repair entra nessa lógica! Isso porque, ao optar por consertar e melhorar seus aparelhos em casa e consumir diretamente o kit da companhia, você adquire produtos neutros em emissões de poluentes, além de não sair de casa e precisar de terceiros que também emitem carbono!

Como vai funcionar o Apple Self Service Repair?

O projeto ainda não foi divulgado por completo, e ainda não foi implementado nos Estados Unidos – país que servirá como plataforma de testes para a novidade em um primeiro momento.

Segundo a MacMagazine, os consumidores que desejarem realizar reparos em seus aparelhos terão acesso aos manuais diretamente da página oficial de suporte da Apple.

A partir da página, será possível analisar a complexidade do reparo antes de adquirir um dos Kits! 

Assim, você poderá decidir se irá realizar o reparo manualmente ou levar seu aparelho até uma assistência técnica!

O que é a Cultura Maker?

A Cultura Maker é um movimento que tem como base a ideia de que as pessoas podem e devem ser as protagonistas na concretização de suas ideias e projetos.

Em outras palavras, as pessoas devem ser capaz de criar, fabricar, construir e consertar aquilo que querem e precisam, sem que qualquer ajuda profissional seja necessária.

Dessa forma, você se torna o agente de todas as criações e mudanças!

Os materiais podem ser aqueles que você já possui em casa, de forma a reciclar aquilo que não usa mais, ou podem ser adquiridos para facilitar todo o seu trabalho e processo.

Além disso, você pode criar e consertar qualquer coisa! Desde brinquedos para seus filhos até consertos em aparelhos eletrônicos e domésticos!

Assim, você não precisa sair de casa e gastar tempo ou grandes quantidade de dinheiro! Tudo pode ser feito no conforto de sua casa, em momentos de lazer.

Ou seja, a Cultura Maker é tudo sobre o “Faça você mesmo”!

Qual a relação entre a Cultura Maker e a Apple Self Service Repair?

Ao oferecer kits de reparo para seus aparelhos, a Apple passa uma mensagem clara aos seus consumidores: você mesmo pode consertar e melhorar os seus dispositivos sem sair de casa!

Ou seja, você é o protagonista no conserto e melhora dos seus aparelhos Apple!

A Cultura Maker se faz presente na Apple Self Service Repair a partir do momento que torna possível realizar os reparos sem ajuda profissional e técnica!

Assim, o responsável pela melhora da vida útil dos seus aparelhos é você!

Ainda, ao fornecer todos os materiais e manuais, não é preciso nem sair de casa. Tudo pode ser feito no conforto do seu lar, nos melhores horários para você.

Como o Universo Maker pode te ajudar?

O Universo Maker não fornece o Apple Self Service Repair, mas pode ajudar você e seu filho adentrar nesse universo que é a Cultura Maker!

Com os produtos da loja do Universo Maker, criar seus próprios brinquedos nunca foi tão divertido! 

As criações são separadas de acordo com a faixa etária, para desenvolver a melhor habilidade e proporcionar a melhor experiência ao seu filho de acordo com sua idade.

Assim, os brinquedos ficam com a cara e jeito do pequeno, já que foi ele mesmo que fez!

Dessa forma, você estimula a criatividade e imaginação, além de colocá-los como protagonistas em suas criações e brincadeiras desde pequenos.

Além disso, venha conferir o blog do Universo Maker

Lá você encontra diversos artigos com jogos e brincadeiras para serem feitos em casa e iniciar a criança na Cultura Maker, e também posts que te ajudam a trazer o melhor cuidado para seu filho.

Não fique de fora dessa! Explore agora esse Universo Maker!

Click to rate this post!
[Total: 0 Average: 0]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *