Conheça Personagens Infantis Femininas Para Inspirarem as Crianças!

Atualmente, animações de grande destaque contam cada vez mais com a figura feminina, a fim de trazer ao universo infantil assuntos importantes como igualdade, independência, empoderamento e muitos outros temas ligados ao desenvolvimento das crianças. Por isso, cada vez mais pais e mães buscam por personagens infantis femininas inspiradoras.

Até a década de 90, era comum ver personagens infantis reproduzindo ações tipicamente adultas. Porém, desde lá, esse comportamento foi sendo filtrado, visando o melhor desenvolvimento dos pequenos telespectadores.

Há um cuidado cada vez maior com o efeito dos personagens e suas ações sobre as crianças. O papel das meninas e mulheres, nesse quesito, é um dos alvos principais: figuras femininas com autonomia, poder e compaixão são cada vez mais presentes nos filmes e séries infantis.

Quer entender o porquê disso e ainda conhecer nomes de personagens poderosíssimas? Siga a leitura!

personagens infantis femininas

Direto ao assunto

Personagens infantis femininas e sua importância

O enredo da princesa indefesa que é salva pelo forte príncipe é um clássico, não é mesmo? Não há quem não tenha ouvido falar da Branca de Neve, da Aurora, da Cinderela…

Porém, esse modelo tem sido questionado tanto pelas famílias quanto por especialistas. O argumento é que figuras femininas frágeis, dependentes dos príncipes e que cujo objetivo final é o casamento podem ser nocivas para crianças.

Afinal, os pequenos entram em contato com valores como amizade, ambição e compaixão, por exemplo, através dos desenhos e devido ao seu papel educativo, ainda que subentendido.

Eles se inspiram nas figuras animadas, brincam que as são. Por isso, é muito importante que as animações expressem diversidade, autonomia e causalidade.

Com as mulheres conquistando cada vez mais espaço na sociedade, há uma demanda por personagens que o façam também. Assim, as crianças entendem a possibilidade da existência de mulheres autônomas e poderosas na vida real.

Personagens infantis femininas para todos e todas!

Não há como negar a importância de personagens femininas no desenvolvimento das meninas. Afinal, as crianças desenvolvem um entendimento de valores, de si próprias e do mundo a partir do contato com filmes e séries.

A exposição apenas às personagens frágeis e dependentes pode levar as pequenas a limitar as perspectivas que têm sobre si próprias. O senso de autonomia, por exemplo, pode ser abalado.

E, ao contrário do que pode se pensar, os meninos não ficam de fora. Ao assistir às personagens femininas poderosas e independentes, eles também desenvolvem essa situação como possibilidade. Assim, podem construir valores de igualdade que reproduzirão quando maiores.

Conheça poderosas personagens infantis femininas!

Como vimos acima, as figuras infantis femininas inspiram a todos e todas. Pensando nisso, o Universo Maker separou alguns nomes de personagens poderosíssimas para assistir em família! Veja abaixo.

Rapunzel

A história da Rapunzel é um clássico tanto na literatura quanto nas telas. Originalmente escrita pelos irmãos Grimm, a trama ganhou uma releitura inovadora em 2010, no filme Enrolados.

Nessa surpreendente versão, a Rapunzel indefesa escrita pelos Grimm dá lugar a uma menina esperta, ambiciosa e cheia de energia, que foge da torre em busca de seus sonhos. O “príncipe” aparece em uma nova forma: um famoso e bem-humorado ladrão que acaba encontrando a princesa ao acaso.

Anastásia

História e imaginação se encontram no filme Anastásia. O filme conta as aventuras da personagem que dá nome à trama, uma menina órfã que vive na Rússia, sem memórias de seu passado. Após conhecer Dimitri, um falsificador de passaportes, ela aceita fingir ser uma princesa perdida.

O enredo contado é inspirado em fatos reais: no início do século vinte, após a queda da monarquia russa, havia, de fato, um boato de que a princesa Anastácia havia sobrevivido ao golpe. A animação conta, inclusive, com o personagem histórico Raputin, tido como vilão também na vida real.

Tiana

A Princesa e O Sapo é um clássico da literatura. Originalmente, trata-se da história de uma princesa que conhece um sapo falante, o qual se diz um príncipe enfeitiçado. Com um beijo, ela quebra o feitiço e eles se casam.

Porém, em 2009, a Disney propôs uma releitura dessa história. A “princesa” agora é, na verdade, uma garçonete sonhadora na cidade de Nova Orleans. O sapo enfeitiçado é, de fato, um príncipe, mas muito diferente do esperado: é malandro e preguiçoso.

Essa trama, repleta de referências à história da música blues, é imperdível para quem quer se divertir em família. Além de tudo, o filme trabalha os valores de amizade e ambição de maneira emocionante.

Velma

Velma é membro da Mistério S/A, grupo de caçadores de mistérios da série Scooby Doo, cujo objetivo é desvendar crimes aparentemente sobrenaturais. Ela é decidida e muito esperta, e sempre encontra o caminho das pistas.

Junto com o grupo, ensina muito sobre amizade e, principalmente, sobre o valor da perseverança. É estudiosa e gosta muito de tecnologia.

Hermione

Hermione é uma querida da literatura infanto-juvenil. Ela, em conjunto com seus amigos Ron e Harry, protagoniza a série de livros e filmes da franquia Harry Potter.

Dedicada e muito inteligente, a bruxinha é um exemplo de representatividade no cinema. Por causa dela, seus amigos desvendam os mistérios da mágica escola de Hogwarts e sobrevivem às mais loucas enrascadas.

Esmeralda

Essa personagem, apesar de não ser tão conhecida como as outras citadas, é um grande exemplo de personagem infantil feminino. Ela é uma cigana na animação O Corcunda de Notre Dame, destemida e cheia de empatia.

No filme, é amiga de Quasimodo, o corcunda. É uma das poucas pessoas que o aceitam como é, e o protege em vários momentos de dificuldade. Ela transmite valores de amizade, perseverança e resistência.

Esse filme é ótimo em trazer para casa debates sobre inclusão e diferença. Uma diversão para toda a família!

Tempestade

Tempestade é uma super-heroína do grupo dos X-Men. Logo após seu nascimento no Quênia, na África, seus pais já perceberam que ela era diferente das outras crianças. Conforme foi crescendo, entendeu que pertencia ao grupo dos chamados mutantes, seres humanos com superpoderes.

Tempestade é um grande nome quando se fala em empoderamento negro feminino. Ela controla a chuva e os ventos e, sem ela, os X-Men estariam em grandes apuros.

She-Ra

She-Ra é uma personagem muito conhecida para aqueles que cresceram nos anos 80. Irmã do personagem He-Man, ela também possui imensa força física e agilidade, e usa essas habilidades para combater o mal.

Em 2018, a heroína ganhou uma nova versão, criada pela Netflix em parceria com a DreamWorks. Nesse novo desenho, há maiores preocupações com a representação das personagens infantis femininas e de seus papéis no mundo.

Cheia de mistérios e aventuras, a trama trabalha amizade e respeito às diferenças de uma maneira inovadora.

Diálogo e diversão

Por mais que os desenhos sejam excelentes meios de aprendizado para as crianças, é importante abrir espaços para o diálogo com as crianças, quando possível. Conversar sobre os filmes e séries pode ser um caminho para entender como os valores transmitidos foram absorvidos pelos pequenos.

Porém, para tal, são necessários ambientes receptivos à conversa. Nada melhor do que uma atividade em família depois de uma sessão de cinema para que as crianças ouçam e sejam ouvidas.

Para facilitar a criação desses espaços, você pode contar com os kits do Universo Maker. Crie momentos inesquecíveis com a sua família e abra espaço para a conversa. Venha conhecer!

Click to rate this post!
[Total: 0 Average: 0]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *