Tudo Que Você Precisa Saber Sobre a Rotina Escolar em Casa!

A pandemia trouxe consigo novas dificuldades para quem tem crianças em casa. Desatenção, discussões e birras: essa é a realidade com a qual convivem muitos pais e mães. A situação fica ainda mais difícil quando se trata da rotina escolar em casa.

Assim sendo, o ensino remoto é a maior das preocupações. A responsabilidade pelas crianças, cada vez mais desinteressadas pelos estudos, pode acabar recaindo sobre os pais.

Mas, se você se sente assim, não se preocupe: no artigo abaixo, o Universo Maker separou respostas para essas frustrações. O desinteresse dos jovens pode parecer inevitável, mas há soluções! Siga a leitura e entenda.

Direto ao assunto

Entenda seu filho

Mesmo em lares amorosos e acolhedores, o convívio excessivo pode ser difícil, conflituoso. Afinal, o natural é que cada pessoa tenha seus espaços dentro e fora de casa. Por outro lado, devido ao isolamento social, as famílias se veem tendo de abrir mão disso.

E, quando há crianças envolvidas, tudo fica mais complexo. Afinal, a socialização e o aprendizado, antes feitos na escola, agora têm de ser mediados pelos responsáveis.

Com quem conversam, o que acessam na internet, o que fazem ao longo do dia… Assim, tudo isso tem de passar pelo crivo dos adultos. Isso, é claro, impacta tanto pais quanto filhos.

Ou seja, pensar nas crianças é, também, pensar no restante da família.

Para os pais, a vigilância torna-se rotina. Dessa maneira, preocupados com os perigos da internet e com o desempenho escolar dos filhos, acabam tendo que ficar constantemente atentos.

Às vezes, essa preocupação pode tomar tempo e energia de outras atividades.

Já para os filhos, a falta de privacidade, em grande parte das vezes, é uma questão central. Assim, por mais que os pequenos sejam sempre cuidados pelos adultos, na escola há brincadeiras e conversas que não acontecem dentro de casa. Além disso, a constante presença dos pais pode ser incômoda para eles.

De onde vem a “birra”?

Pais de primeira, segunda e até terceira viagem podem sofrer com a desobediência dos filhos. Seja quando recusam os vegetais, na bagunça do quarto ou quando não querem estudar; todos passam por isso.

E, quando partimos do contexto de isolamento social, essas situações são ainda mais sensíveis.

Dessa maneira, crianças que fogem dos compromissos e evitam as lições de casa são os casos mais comuns. Assim, uma vez estando na frente do computador, tendem a sentir liberdade para usá-lo para jogar e conversar com os amigos ao invés de assistir às aulas.

Como lidar com esse tipo de atitude? Há quem prefira abordagens mais rígidas, como castigos, ou quem opte pelo diálogo, mas a verdade é uma: não há fórmula mágica.

A resposta certa depende da personalidade de cada criança e dos motivos por trás da dita “birra”.

Pensando nisso, entender a rotina dos pequenos é muito importante. Ao se atentar a como se comunicam com os colegas, por exemplo, é possível deduzir dificuldades que possam ter.

Assim sendo, para ter uma visão completa, conversar com os professores e outros pais pode ser a solução.

Por ainda não entenderem tanto os próprios sentimentos, as crianças costumam ter dificuldade em os expressar com clareza. O ciúme, a saudade e o tédio, por exemplo, podem acabar se manifestando através das “malcriações”.

Saiba organizar a rotina escolar em casa

As escolas e professores, por mais que se esforcem – e muito! – não têm como fazer certas tarefas à distância.

Primordialmente, manter o foco dos alunos e os motivar a fazerem as atividades escolares é uma dificuldade muito presente. Nesse sentido, os pais podem entrar em apoio ao processo de aprendizado.

Uma rotina organizada faz toda a diferença na hora de estudar. Ou seja, nesse momento, a participação dos adultos é mais que bem-vinda.

Assim, como os pequenos ainda estão desenvolvendo sua autonomia, precisam de uma ajudinha a mais na hora de se organizarem.

Dessa maneira, o Universo Maker separou algumas opções para as famílias se inspirarem na hora de organizar a rotina de estudos dos pequenos. Veja abaixo.

Cronogramas

Os cronogramas são uma ótima maneira de desenvolver o gosto pelos estudos. A atenção deve se voltar para as chamadas metas possíveis. Ou seja, tudo deve ser feito de maneira realista e possível de ser seguida, contando com períodos de descanso.

Para facilitar o processo, portanto, segue o passo a passo para fazer o cronograma perfeito:

  1. em primeiro lugar, separe uma folha de rascunho em sete partes, referentes aos dias da semana;
  2. coloque no papel as horas para acordar e dormir, sem se esquecer de que é preciso que se tenha boas noites de sono;
  3. em terceiro lugar, adicione os compromissos fixos, como as aulas da escola, por exemplo;
  4. separe os horários que serão separados para alimentação, transporte e organização. Aqui, entra o momento do banho, por exemplo;
  5. tendo claros os momentos separados acima, divida os que restam entre estudos e descanso, os intercalando. Assim, a quantidade exata de horas livres estará em mãos.

Dessa maneira, se tudo for montado como indicado acima, o resultado será semelhante a esse:

HorárioSegundaTerçaQuartaQuintaSextaSábado
8:00Acordar/tomar caféAcordar/tomar caféAcordar/tomar caféAcordar/tomar caféAcordar/tomar café
9:00EstudoEstudoEstudoTerapiaEstudoAcordar/Café
10:00EstudoEstudoEstudoEstudoEstudoAula Futebol
11:00Descanso/AlmoçoDescanso/AlmoçoDescanso/AlmoçoDescanso/AlmoçoDescanso/Almoço
12:00Descanso/AlmoçoDescanso/AlmoçoDescanso/AlmoçoDescanso/AlmoçoDescanso/Almoço
13:00EscolaEscolaEscolaEscolaEscola
14:00EscolaEscolaEscolaEscolaEscola
15:00EscolaEscolaEscolaEscolaEscola
16:00EscolaEscolaEscolaEscolaEscola
17:00DescansoDescansoDescansoDescansoDescanso
18:00EstudoAula ParticularEstudoEstudoDescanso
19:00JantarJantarJantarJantarJantar
20:00Banho/DormirBanho/DormirBanho/DormirBanho/DormirBanho/Dormir

Os cronogramas, porém, não precisam ser tão sérios e sem graça. Tendo isso em vista, é possível fazer da montagem algo divertido para as crianças, a fim de que criem boas relações com sua autonomia e organização. Para tal, muitas famílias usam cartolinas, lápis de cor e adesivos. Vira uma diversão!

Fichas

Aprender por fichas pode ser a resposta para as crianças que têm dificuldade de absorver o que é ensinado.

São pequenos resumos das matérias, coloridos e bem feitos, os quais o aluno retoma ao longo do dia. Afinal, a repetição é uma forma interessante de se aprender.

Tendo isso em vista, há famílias que penduram essas fichas pela casa para que os pequenos as vejam enquanto andam pelo ambiente. Podem ficar nas paredes do quarto, na sala ou até mesmo nos banheiros!

Assim sendo, as fichas podem ser feitas tanto pelo computador, em apps como o OneNote ou o EverNote, ou com papel e caneta. Afinal, cada família escolhe como prefere se entregar à criatividade!

Dessa maneira, abaixo está um exemplo de ficha da matéria de Português:

Rotina escolar em casa

Boa convivência é a resposta para uma boa rotina escolar em casa

Como vimos, as “birras” para não estudar podem fazer parte de algo maior. Assim sendo, fazer do espaço familiar mais acolhedor pode ser a resposta.

O objetivo é simples: fazer atividades em conjunto e mostrar para as crianças que estão em um espaço de acolhimento. Por outro lado, os caminhos para isso podem ser difíceis de se achar.

Perguntas como “quais atividades propor?” e “onde comprar os materiais para essa brincadeira?” são comuns. Afinal, há itens os quais não se sabe onde comprar.

Assim sendo, para essas perguntas, a resposta é o Universo Maker. Kits únicos para brincar sem dores de cabeça, à distância de um clique.

Click to rate this post!
[Total: 0 Average: 0]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *