Saúde Mental Das Crianças Na Pandemia: Os Ajude A Passar Por Esse Momento!

Se engana quem pensa serem só os adultos sofrem as consequências da quarentena: a saúde mental das crianças na pandemia também foi muito afetada.

Por não conseguirem expressar seus sentimentos, as crianças nos dão pequenos sinais de que também estão sofrendo com tudo isso e que precisam de ajuda. Os responsáveis devem ficar atentos a todos esses sintomas para tentar minimizar os impactos a curto, médio e longo prazo.

O Universo Maker juntou as principais dicas de profissionais especializados para ajudar você, responsável, a melhorar a saúde mental das suas crianças. Fique até o final e boa leitura!

Saúde Mental Das Crianças Na Pandemia

Direto ao assunto

Impactos da pandemia para as famílias

A pandemia afetou as famílias de todo o mundo. Os responsáveis passaram a trabalhar em casa, as crianças deixaram de ir para as escolas e todos foram obrigados a passar por situações nunca vividas antes.

Os responsáveis tiveram que se virar nos 30: se desdobraram entre cuidar do trabalho, cuidar da casa, cuidar das crianças e ainda cuidar das tarefas dos pequenos. Ou seja, houve uma mudança de rotina muito grande.

Essa mudança de rotina aconteceu tanto por parte dos cuidadores tanto por parte das crianças, que também sofreram grandes impactos.

Impactos da pandemia para as crianças

De um dia para o outro, as crianças tiveram suas aulas suspensas e passaram a ficar trancadas em casa, como todo mundo. Suas rotinas foram afetadas quase que completamente e essa mudança ocorreu de forma brusca.

Elas se viram sem os amigos, sem os familiares, sem passeios, sem atividades externas da escola, e o pior: sem a atenção dos responsáveis, que se desdobram entre as tarefas do serviço, de casa e das crianças.

Imagine tudo isso acontecendo dentro de uma mente que ainda está em desenvolvimento. Todos esses acontecimentos afetaram diretamente na saúde mental das crianças.

Saúde mental das crianças

Algumas pessoas têm o costume de menosprezar os sentimentos das crianças por acreditarem que elas logo vão esquecer ou porque elas são pequenas demais para entenderem o que está acontecendo. Mas essa é uma atitude que pode causar grandes consequências no futuro.

Não dar a devida atenção para os sentimentos das crianças pode gerar problemas psicológicos, mesmo ainda cedo. Por conta disso é muito importante que os responsáveis se atentem à saúde mental dos pequenos, ainda mais em um momento como a pandemia.

Saúde mental das crianças na pandemia

O momento de pandemia por si só já é um grande desafio para a saúde mental das crianças, entretanto, existem certas situações que geram um desafio ainda maior:

  • luto por pessoas próximas;
  • saudades de amigos e familiares;
  • estresse parental (estresse causado por ver seus familiares em situações conflituosas).

Com o momento acrescido dessas situações, os pequenos podem nos mostrar indícios de que estão sofrendo e precisam de ajuda.

Cada criança é única, portanto, cada uma reagirá de um jeito. Mas há certos sintomas que são comuns a crianças que tiveram sua saúde mental abalada pela pandemia.

Sintomas comuns da pandemia nas crianças

As consequências da pandemia foram fortemente estudadas por profissionais do mundo todo, inclusive pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), que alertou sobre os sintomas comuns entre as crianças:

  • introspecção;
  • agressividade;
  • dificuldade de concentração;
  • irritabilidade;
  • medo;
  • inquietação;
  • tédio;
  • alteração no sono e pesadelos;
  • alteração na alimentação;
  • sensação de solidão.

Por estarmos em uma situação nunca antes vivida, é normal não sabermos como proceder perante os sinais. Existem responsáveis que acabam até mesmo se sentindo culpados por as crianças os sentirem. Pensando nisso, a Fio Cruz preparou uma cartilha para ajudar a superar esse momento.

Superando os sintomas

Dentro da cartilha da Fio Cruz há diversas recomendações para ajudar os responsáveis a superarem, juntos com as crianças, esses sintomas.

Mas, em primeiro lugar, é preciso deixar de lado a ideia de que são os cuidadores os grandes culpados por todos os sintomas. Ninguém passou por algo assim na vida, ou seja, nunca fomos preparados a como reagir perante tudo isso. Respire fundo, tire o peso da consciência, e anote essas dicas que os especialistas deram:

  • mantenha o diálogo aberto e acolha os sentimentos das crianças;
  • ajude-as a compreenderem que existem momentos difíceis, mas que eles podem ser superados;
  • tenha uma rotina que se pareça com a habitual (antes da pandemia);
  • auxilie-as nas tarefas escolares;
  • fale sobre o vírus de forma compreensível;
  • não deixe que a criança veja situações de violência;
  • estimule atividades físicas.

Ajuda profissional

Quando há um os sintomas aumentarem ou forem constantes está na hora de procurar ajuda profissional.

Se engana quem acha que ansiedade e depressão são apenas doenças de adultos: pesquisas mostram que a depressão infantil afeta de 0,2% a 7,5% de crianças abaixo de 14 anos no Brasil.

Não hesite em procurar ajuda profissional, pois somente uma pessoa especializada pode dar o auxílio que a criança precisa.

Uma dica é ficar de olho em conteúdos sobre desenvolvimento infantil para acompanhar o crescimento dos pequenos de forma saudável e identificar de forma mais fácil quando a ajuda profissional é necessária.

Experiências em família

Experiências em família fazem bem para todo mundo. Não deixe que a pandemia acabe com elas! Conte com o Universo Maker: diversos kits exclusivos de DIY para montar em qualquer lugar que vocês estejam. Experiências incríveis de diversão e aprendizado aguardam sua família inteira!

Click to rate this post!
[Total: 0 Average: 0]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *