Tecnologia Aliada à Educação: O Futuro no Dia a Dia dos Pequenos!

Com o avanço da tecnologia, é comum que todos nós sejamos mais digitais, sendo que isso já faz parte do nosso dia a dia. E com as crianças não é diferente, já que os pequenos crescem nesse mundo digital. Por isso, é preciso pensar na tecnologia aliada à educação, para que a escola faça parte desse mundo digital das crianças.

A tecnologia já faz parte do nosso cotidiano, e a todo momento estamos conectados de uma forma ou de outra. O acesso aos computadores e celulares se tornou comum, e todos têm acesso à internet na palma da mão.

Com as crianças, não foi diferente! Os pequenos não ficam de fora da Era Digital, e estão a todo o momento descobrindo novas coisas para se fazer em seus celulares e computadores, sendo bombardeados com novas informações.

Com tanta facilidade em se obter novos conhecimentos pela internet, é muito importante incorporar a tecnologia aliada à educação. Mas você deve estar se perguntando, como?

Não se preocupe, o Universo Maker separou tudo o que você precisa saber! Confira!

tecnologia aliada à educação

Direto ao assunto

O que é a inclusão digital?

Pensar em um mundo sem acesso a internet parece impossível nos dias de hoje. Imagina não poder pegar o celular ou computador? E quanto nossa conexão cai, já entramos em desespero.

Isso porque vivemos em um mundo cada vez mais conectado e repleto de tecnologias, sendo que nos acostumamos a sempre estarmos a alguns cliques de distância de algo ou alguém. 

Toda a nossa vida foi facilitada por diversos aplicativos e serviços. Podemos fazer compras sem sair de casa, pedir serviços de carona, e até mesmo podemos acessar nossas contas bancárias pelos nossos celulares.

Com as novas tecnologias, tudo ficou mais fácil e rápido!

Mas não são todos que possuem tanto acesso assim.

Então, a chamada Inclusão Digital é a tentativa de fazer com que todas as pessoas tenham acesso às tecnologias, sejam elas de informações ou comunicações.

Ou seja, é garantir que todos, especialmente as pessoas de baixa renda, possam ter acesso e fazer parte deste mundo cada vez mais digital, de forma que elas tenham acesso a cada vez mais tecnologias.

Assim, a inclusão digital faz parte de uma maior inclusão social! 

Inclusão digital nas escolas

É nessa realidade cada vez mais conectada que as crianças têm crescido e se desenvolvido, com diversas informações apenas a alguns cliques de distância.

E se é tão fácil obter conhecimento na Era Digital, não faz sentido as escolas não embarcarem nessa!

As escolas, então, podem se beneficiar cada vez mais com a inclusão digital, justamente pela facilidade de busca que ela traz.

Assim, quando falamos em inclusão digital nas escolas, estamos falando de inserir a tecnologia em âmbito escolar da mesma forma que ela tem sido inserida em âmbito profissional e privado!

Portanto, se trata da incorporação e democratização, ou seja, tornar o acesso mais fácil e universal, de tecnologias nas escolas!

Por que a tecnologia deve ser aliada à educação?

Usar a tecnologia como ferramenta na educação é uma necessidade do mundo moderno, e que se digitaliza cada vez mais. 

Assim, até mesmo os profissionais da educação reconhecem a importância da tecnologia no ensino.

Não se trata apenas de levar os recursos tecnológicos para as escolas, mas sim de inserir e conscientizar professores, pais e principalmente os alunos sobre seus usos, a fim de realmente usá-la a favor do aprendizado.

A tecnologia aliada à educação cria um ambiente familiar para a criança e adolescente, que lida constantemente com essa realidade fora da escola. Assim, ela se sente familiarizada e se identifica com o conteúdo ensinado!

Além disso, as formas de uso são completamente diferentes. Portanto, é preciso instruir o aluno às maneiras corretas de se usar a internet, sempre ao seu favor e em busca de novos conhecimentos e informações.

Assim, o ensino de ferramentas e programas que podem ajudar a criança a desvendar esse universo, bem como desenvolver suas habilidades em outras áreas do conhecimento, como português e matemática, são cruciais!

Vale lembrar, também, que o mercado de trabalho se moderniza cada vez mais, e se torna cada vez mais importante ter conhecimento sobre as ferramentas digitais para que o adolescente e jovem adulto se insira no mercado de trabalho.

Por isso, a tecnologia aliada à educação não apenas educa e desenvolve, mas também cria oportunidades no futuro!

Inserção da tecnologia aliada à educação no Brasil

Em 2020, o índice mundial Global AI Index, que rankeia os países de acordo com seus níveis de investimento, inovação e implementação de Inteligência Artificial, colocou o Brasil na 38ª posição nestas categorias.

Este é um indicativo de como a tecnologia e a educação tem se alinhado cada vez mais, e se tornado cada vez mais indissociáveis uma da outra.

Portanto, neste cenário, é de extrema importância que as escolas encarem essa transformação digital como uma jornada, que está cada vez mais completa.

Para o CEO da BRLink, Rafael Marangoni, em entrevista para a SEGS, o segredo está no uso da metodologia tradicional de ensino e na inserção e uso da tecnologia nas escolas! 

 “O foco não é nem o purismo tecnológico e nem o purismo tradicional, mas sim uma combinação dos dois para criar um sistema mais eficiente e garantir melhor velocidade de aprendizado, assertividade e experiência para os alunos, para que eles possam não só aprender mais rápido, mas também em qualquer lugar”.

A transformação da era tradicional para a digital não acontece da noite para o dia, e as escolas levam tempo para se adaptarem à nova realidade.

 “É importante entender que a transformação precisa ter qualidade, precisa ser uma jornada. Não existe milagre, é um processo sempre de aprendizado e evolução”.

Como os pais podem ajudar?

Por mais que a escola venha se modernizando, este não é um processo que pode depender 100% dela. 

Assim, os pais precisam estar cientes e acompanhar todo o processo, e ensinar seus filhos a lidarem de formas saudáveis com a tecnologia.


Ser moderno não significa estar na frente do computador ou do celular o tempo todo! E muito tempo fazendo o uso de aparelhos eletrônicos pode ser prejudicial para a criança.

Então, ajudar em casa não significa apenas deixar o pequeno acessar a internet, mas sim fazer o uso consciente dela e para seu benefício próprio!

Não se esqueça, também, dos momentos de lazer das crianças, que muitas vezes usam jogos ou vídeos para se divertirem e se distraírem.

E você pode ajudar neles! Estimular a criatividade e a imaginação para fazerem algo novo e diferente, usando as diversas ferramentas digitais que dispuserem em casa e que a criança aprenda em sala.

Ufa, parece divertido, não é? Por ser um aspecto do nosso dia a dia, há diversas formas de usar a tecnologia aliada à educação dentro de casa!

O Universo Maker te ajuda!

Que tal fazer um filme com os brinquedos que seu próprio filho fez? Basta a câmera do celular nas mãos do pequeno e os brinquedos certos para que você possa ver o mundo do mesmo jeito que eles.

Ou ainda, com tantos vídeos e uma era dos influencers, que tal deixar a criança brincar de ser uma?

Para todos os casos, o Universo Maker tem o brinquedo certo para deixar a imaginação e criatividade dos seus filhos correrem soltas!

Na loja, você encontra diversas opções para serem feitas em casa, e todas chegam até sua porta sem precisar que você saia! Além disso, há brinquedos para todas as idades!

Além disso, no blog, você encontra mais artigos para te ajudar nessa aventura que é ser pai!

Venha conferir, e explore esse Universo Maker!

Click to rate this post!
[Total: 0 Average: 0]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *