5 Tendências para a Educação em 2022!

Nosso dia a dia muda cada vez mais com o passar dos anos, sendo que o avanço da tecnologia e pandemia do Covid-19 trazem grandes impactos às nossas vidas e, sobretudo, ao cotidiano das crianças. Em um mundo que muda muito rápido, entender quais são as tendências para a educação em 2022 é tornar a educação melhor.

Estamos em um mundo cada vez mais digital e conectado, e é até mesmo difícil pensar em tarefas as quais você não utiliza seus aparelhos eletrônicos de alguma forma. E para as crianças e adolescentes isso vale ainda mais, já que eles se inserem ainda mais nesta realidade tecnológica.

Por isso, pensar em uma educação que espelhe e cause identificação com a realidade do aluno é essencial para a melhora de sua qualidade. Então, pensando assim, a tecnologia pode e deve ser a maior aliada das escolas.

Quer saber mais sobre as tendências para a educação em 2022? O Universo Maker trouxe tudo para você. Fique conosco até o final e boa leitura!

5 Tendências para a Educação em 2022!

Direto ao assunto

Por que a educação deve andar lado a lado com a tecnologia?

Vivemos em um mundo cada vez mais conectado, e a cada ano nos deparamos com diversas inovações tecnológicas que facilitam muitas atividades do nosso dia a dia. E isso não está restrito apenas aos adultos, já que as crianças e os adolescentes também estão no centro dessas mudanças.

Afinal, cada vez mais crianças não gostam de ir à escola. Se você perguntar se seu filho prefere ficar em casa assistindo a algum filme ou jogando algum jogo, aposto que a resposta vai ser óbvia.

Pois bem, essas atividades não deveriam e não precisam ser separadas da escola! Muitos alunos não gostam de ir à escola ou estudar porque não veem sentido e aplicabilidade daqueles conhecimentos em sua vida. Em outras palavras, eles não entendem o porquê de aprenderem aquilo.

Por isso, inserir a tecnologia na educação, aliando as duas, traz diversos benefícios para os alunos, instituições de ensino e até mesmo para os pais! Não se trata apenas de mostrar filmes nas aulas, mas utilizar cada vez mais a tecnologia para que eles consigam aprender e entender os usos no dia a dia!

Como inserir a tecnologia na educação?

O que os alunos gostam de fazer em seu tempo livre? Muitos podem gostar de assistir a filmes e séries, outros podem gostar de jogos digitais, enquanto outros preferem ler ou apenas assistir a vídeos na internet.

Bom, tudo isso você pode relacionar e aliar à educação! E não apenas a escola pode fazer isso, como os próprios pais podem ajudar nos períodos de lazer.

Suponhamos que seu filho gosta de jogar videogame no tempo livre, e convencê-lo a estudar é sempre um esforço muito grande. Se você pegar o material das aulas e encontrar, por exemplo, relevos em geografia, por que não juntar os dois?

Uma boa maneira de fazer isso é com o jogo Minecraft, disponível em diversas plataformas. Se você já está familiarizado com o game, pode estar se perguntando como um jogo de pixels ajuda a entender o relevo em geografia. 

Bom, isso porque o jogo conta com diversas formas de relevo que podem ser exploradas, além de diversos biomas também! Planaltos, ravinas, e biomas como a tundra estão disponíveis e podem ser utilizados como uma forma divertida de fazer com que o pequeno entenda o conteúdo.

Vale sempre lembrar que filmes, séries e até livros infantis não faltam, como é o caso de Percy Jackson que pode ser uma grande referência para um início na mitologia grega e na leitura infantojuvenil.

Portanto, opções não faltam, e todas elas causam e despertam ainda mais o interesse do aluno, ao invés de ficar sentado na frente de um livro durante todo o seu tempo de aula.

Teste Portanto, opções não faltam, e todas elas causam e despertam ainda mais o interesse do aluno, ao invés de ficar sentado na frente de um livro durante todo o seu tempo de aula.

Teste 2Portanto, opções não faltam, e todas elas causam e despertam ainda mais o interesse do aluno, ao invés de ficar sentado na frente de um livro durante todo o seu tempo de aula.

5 tendências para a educação em 2022

Como vimos até agora, a maior tendência é a modernização do ensino e a adoção de abordagens e métodos cada vez mais tecnológicos.

Por isso, seguindo esta linha, o Universo Maker preparou algumas tendências para você explorar. Confira!

Gamificação

A palavra Gamificação vem do inglês Game, que é jogo. Essa tendência é tudo sobre o exemplo que demos acima: inserir jogos digitais na realidade e no cotidiano dos alunos.

Os videogames estão em alta entre as crianças e os jovens, e as opções não são apenas Fortnite ou Roblox, mas sim uma longa lista de jogos que podem ajudar os pequenos a associarem informações e aprenderem ainda mais.

E esses games podem ser usados em sala de aula! O próprio Minecraft pode ser usado nas aulas de Geografia, e outros jogos podem marcar as aulas de outras matérias.

Os pais também podem ajudar, adquirindo e estimulando seus filhos a jogarem jogos mais diferentes e que sejam educativos,mas que ainda tragam lazer e diversão à criança. Afinal, a gamificação é tudo sobre aprender se divertindo!

Realidade Virtual

A Realidade Virtual é uma das ideias mais promissoras para o futuro, que inserem as pessoas em realidades completamente diferentes e imersivas. Um dos exemplos disso é o Metaverso!

Você com certeza já se deparou com óculos de realidade ampliada. Até mesmo em passeios pelo shopping, é possível encontrar stands que te fazem sentir como se você estivesse em uma montanha-russa de verdade! E é por isso que, às vezes, é possível ouvir gritos – de tão real que parece!

Inserir essa tecnologia no dia a dia dos alunos significa levá-los a lugares que não é possível ir! Os insere em uma realidade completamente diferente, a qual eles podem explorar, visualizar e entender com a ajuda do professor.

Um bom exemplo de como isso pode ser feito é o Tour Virtual pelo Museu do Louvre, França. O acervo conta com obras famosas, como a Mona Lisa, e uma vasta coleção de artigos do Egito Antigo. 

Assim, eles saem do espaço da sala de aula e interagem muito mais com a aula e com o ambiente, além de ajudá-los a guardar informações por meio de experiências novas e imersivas.

Desenvolvimento de Habilidades Socioemocionais

A agitação do dia a dia não deixa ninguém de fora, nem mesmo as crianças e os adolescentes. O estresse com a rotina e com as atividades que devem ser cumpridas ao longo do dia podem sobrecarregar os jovens, e abrir espaço para diversas emoções negativas.

Por isso, diversas escolas têm inserido programas de educação socioemocionais, para ajudar e ensinar os pequenos a lidarem com suas emoções e sentimentos desde cedo. Com isso, eles conseguem ter um autoconhecimento e um autocontrole maior, pois entendem o que sentem e porque sentem.

Os programas dão ênfase à saúde mental das crianças, e desenvolvem habilidades como empatia, compaixão, flexibilidade e outras!

Melhora da gestão escolar

Uma gestão que conhece seus alunos e sua comunidade, suas necessidades e características internas, é aquela que consegue adaptar seu ensino e encontrar as melhores soluções para reduzir a evasão escolar e o desinteresse.

Essa gestão consegue colocar o ensino e o aprendizado como um meio de alcançar um futuro melhor para a comunidade e para os alunos.

Assim, a educação se volta direto para a sociedade, e integra pais, alunos e a própria gestão!

Cultura Maker

A cultura maker coloca o aluno no centro e como protagonista de seu futuro, suas ideias e suas inovações. De forma geral, esse movimento é tudo sobre criar, construir, pensar, montar e muito mais! 

Ela coloca o ditado “Mãos à obra” em prática, e possibilita os alunos darem asas à imaginação e soltarem a criatividade para criarem e inovarem cada vez mais!

Assim, estimula-se a resolução de problemas reais a partir de soluções que eles mesmos podem criar! Eles trabalham em equipe, aprendem a se comunicar e formular hipóteses e teorias, e muito mais!

Além disso, habilidades como a imaginação, a criatividade e o pensamento racional e crítico são desenvolvidos desde cedo.

Como o Universo Maker te ajuda?

O Universo Maker tem como objetivo principal iniciar e inserir a cultura maker no cotidiano de milhares de pais e filhos pelo Brasil!

Por isso, diversas atividades que fazem os pequenos criarem e inovarem, do seu próprio jeito e estilo, mas também se divertirem, é a prioridade!

Então, que tal conferir nosso site com diversos jogos, brincadeiras e experimentos que você pode adquirir e conhecer para que seu filho dê asas à imaginação e inove no dia a dia!

Além disso, você também pode dar uma olhada no Blog do Universo Maker, que possui diversos artigos para te ajudar nessa tarefa que é ser pai ou mãe.

Vai ficar de fora dessa? Venha explorar esse Universo Maker e conheça todas as possibilidades de criação!

Click to rate this post!
[Total: 0 Average: 0]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *