Trem Magnético Caseiro: Aprenda a Montar a Sua Locomotiva!

Um trem magnético caseiro pode servir como brinquedo ou ser uma forma de aprender na prática como as grande locomotivas funcionam.

Grandes trens, maria-fumaça e locomotivas no geral costumam gerar encanto para todas as idades. Quem nunca se viu encantado numa grande estação de trem, ou mesmo assistindo filmes como Harry Potter e imaginando como seria embarcar naquele vagão?

Se você curte ferroramas, locomotivas e mais ainda, curte física e quer saber como elas se movimentam, esse momento é todo seu. Embarque com o Universo Maker e aprenda a fazer o seu trem magnético caseiro. Boa viagem!

trem magnético caseiro

Direto ao assunto

Quer viajar de trem com a família?

Antes de montar a nossa própria locomotiva, quer saber aonde você consegue passear de trem no Brasil e aproveitar o máximo que esse transporte maravilhoso tem a proporcionar? Anote ai algumas dicas de passeio:

  • Estrada de Ferro Vitória a Minas: trata-se do único trem diário de passageiros de longa distância do Brasil, e o trajeto é de 664 quilômetros. O trem passa por 28 estações ao longo do caminho, e conta com serviço de bordo.
  • Curitiba a Morretes: o trajeto é de 75 km, sendo de três a quatro horas de viagem, e quatro estações. O trajeto é pela maior área de Mata Atlântica preservada do Brasil, entre vegetação típica da região, como bromélias amarelas e vermelhas, brincos-de-princesa e manacás.
  • Estrada de Ferro Carajás: a Estrada de Ferro Carajás (EF-315), também conhecida pela sigla EFC, é uma ferrovia diagonal brasileira com 892 km de extensão, em bitola larga, operada pela mineradora Vale S.A.. Passa pelos estados do Maranhão e do Pará, ligando o Porto do Itaqui no município de São Luís (MA) a Marabá e Parauapebas (PA).
  • Expresso Turístico da CPTM: o Expresso Turístico é um projeto da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, de um trem turístico que faz viagens entre a Estação da Luz, em São Paulo, e Paranapiacaba, Mogi das Cruzes e Jundiaí, com o objetivo de mostrar e divulgar a história das ferrovias e dos trens.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

Como montar o trem magnético caseiro?

Anote os materiais que você vai precisar:

  1. uma pilha AAA;
  2. dois superímãs com uma diâmetro maior do que a pilha;
  3. arame de estanho (ou de solda) e;
  4. um cilindro para enrolar o arame.

Agora vamos colocar as mãos em ação:

  1. enrole o arame no cilindro fazendo um trilho;
  2. grude os imãs nas pontas da pilha;
  3. solte a pilha no trilho e veja o que acontece!

Como o trem magnético anda sozinho?

Essa mágica, na verdade, se chama física. Acontece porquê será criado um eletroímã entre a bonina de estanho e os imãs presos nas extremidades da pilha.

O Brasil Escola nos ajuda a entender melhor:

Um solenoide, quando percorrido por corrente elétrica, cria um campo magnético em seu interior e exterior apresentando assim uma configuração de campo magnético semelhante ao de um ímã em forma de barra, então dizemos que ele constitui um eletroímã, ou seja, um ímã obtido por meio de corrente elétrica.

Aonde comprar um trem magnético caseiro?

Acesse o site do Universo Maker e garanta o seu kit para montar um trem magnético caseiro. Receba em casa todos os itens que precisa para construir essa incrível experiência. Antes de ir lá comprar, não se esqueça de ativar as notificações de push no seu navegador e receber em primeira mão as melhores dicas de experiências e curiosidade que só o Universo Maker pode te dar!

Click to rate this post!
[Total: 1 Average: 5]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *