Para quem resume nosso país em futebol e carnaval é porque realmente não o conhece de verdade, a cultura brasileira é vasta, rica e inspiradora, exemplo disso são os grandes autores de literatura infanto-juvenil que deixaram seu legado e grandes obras para diversas gerações.
Conhecer esses autores durante a juventude, além de inspirar o hábito de leitura, é possível descobrir o Brasil de cada época e comparar se as questões dos jovens do passado são as mesmas de hoje. Bora visitar esse mundo incrível da literatura?! Então continue no artigo até o final. Boa leitura!
Direto ao assunto
Montero Lobato
Considerado um dos pais do gênero, Lobato, construiu um império literário que nos trouxe narizinho, Dona Benta, Cuca e a tão famosa boneca de pano Emília. A sua literatura era um tanto quanto nacionalista e social, isso porque, grande parte das suas histórias passam-se nos em pequenos vilarejos, cidades ou Estados do país.
A obra do autor é vasta, vão desde fabulas até romances infanto-juvenis. Por isso, indicamos algumas leituras para você:
- Reinações de Narizinho;
- Viagem ao céu e O Saci;
- Caçadas de Pedrinho e Hans Staden;
- História do mundo para as crianças;
- Memórias da Emília e Peter Pan;
- Emília no país da gramática e Aritmética da Emília;
- D. Quixote das crianças;
- O poço do Visconde;
- Histórias de tia Nastácia;
- O Pica-pau Amarelo e a reforma da natureza;
- O Minotauro;
- Os doze trabalhos de Hércules
Sylvia Orthof
Sylvia foi muito mais que uma escritora para o público infanto-juvenil, ela dirigiu peças teatrais e foi professora teatral de crianças por muitos anos, logo, Orthof tem total autoridade para dialogar com este público alvo. Por ter construído uma elogiável carreira literária, faturou o prêmio Jabuti um dos mais importantes da literatura nacional.
Divirta-se com as seguintes obras literárias publicadas pela autora:
- Rabiscos ou rabanetes;
- A vaca mimosa e a mosca Zenilda;
- Uma velha e três chapéus;
- Jogando conversa fora;
- Uxa, ora fada, ora bruxa;
- Currupaco, paco e tal, quero ir pra Portugal!;
- Os bichos que tive.
Ziraldo
Cartunista, chargista, pintor, dramaturgo, escritor, cronista, desenhista e jornalista, uffa, sim a lista é longa, Ziraldo já fez de tudo um pouco durante suas diversas fases da vida, mas nos presenteou com belas obras literárias no meio do caminho e personagens inesquecíveis como o Menino Maluquinho, que andava por aí aprontando com uma panela na cabeça. Obra tão primorosa que rendeu o prêmio Jabuti.
No entanto, Ziraldo vai muito além do Menino Maluquinho e tem uma vasta obra:
- A turma do Pererê;
- Flicts;
- O planeta lilás;
- O menino maluquinho;
- Bichinho da maçã;
- Os dez amigos;
- O joelho juvenal;
- A fábula das três cores;
- O menino marrom;
- Vito Grandam;
- Uma professora muito maluquinha;
- Vovó Delícia;
- O menino da lua;
- Uma menina chamada Julieta;
- Meninas.
Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo
Ruth Rocha
Rocha era uma escritora ávida, bom, isso não é dito a toa até porque ela publicou mais de 130 obras literárias — entre contos infantis, livros de ficção, títulos didáticos e, até mesmo, um dicionário. Foi premiada com o Jabuti e outras diversas honrarias, seu legado é tão importante que suas obras já foram traduzidas para mais de 25 línguas.
Veja algumas obras para ler e se inspirar nesta grande autora:
- Palavras muitas palavras;
- Marcelo, marmelo, martelo;
- O reizinho mandão;
- Quem tem medo de monstro?;
- Uma história de rabos presos.
Thalita Rebouças
De todos até aqui, Thalita é a escritora novata, isso porque iniciou sua carreira em meados de 1999, mas que faz um grande sucesso entre os autores de literatura de infanto-juvenil. Suas obras atingem milhões de vendas, seu público é tão fiel que vários de seus livros viraram filmes ou séries nos streamins.
Fique de olho nesta escritora porque ainda vem muita coisa boa por aí, mas enquanto isso conheça seus livros já publicados e famosos:
- Traição Entre Amigas;
- Tudo Por um Pop Star;
- Tudo Por um Feriado;
- Tudo Por um Namorado;
- Fala Sério, Professor!;
- Fala Sério, Mãe!;
- Fala Sério, Amor!;
- Fala Sério, Amiga!;
- Fala Sério, Pai!;
- Fala Sério, Filha!;
- Uma Fada Veio me Visitar;
- Ela Disse, Ele Disse;
- Ela Disse, Ele Disse – O Namoro;
- Bia Não Quer Dormir;
- Adultos Sem Filtros e Outras Crônicas;
- Por Que Só as Princesas se Dão Bem?;
- Era uma Vez Minha Primeira Vez;
- 300 Dias de Sucesso;
- Fiquei Com um Famoso.
Esses são apenas alguns dos autores de literatura infanto-juvenil que valem a pena ler e reler todas as obras, isso porque, o nosso país tem grande nomes que deixaram um grande legado em nossa história, por isso, faça desta lista um pequeno incentivo para descobrir a literatura brasileira.
Curtiu o conteúdo e as indicações de leitura? Então conta para a gente nos comentários se você já conhecia algum destes autores, se leu algum destes livros ou ficou com vontade. Estamos curiosos para ouvir você!