Entenda o Que é e Como Fazer Uma Fanfic!

É impressionante como a literatura e o seus mais variados gêneros foram se transformando ao longo das gerações e tecnologias que foram surgindo. Atualmente, estamos na onda das fanfics, um novo gênero literário, que vem fazendo os mais jovens usarem toda a imaginação, mas tem muita gente por aí que quer entrar nesta onda e não sabe muito bem como fazer uma fanfic de qualidade.

Se este é o seu caso, meu caro fanficqueiro, seus problemas acabaram agora. Neste artigo listamos todos os passos para fazer uma fanfic desde o que é esse novo sucesso até onde publicar sua obra. Gostou? Então continue por aqui até o final e saiba o final desta história. Boa leitura!

Como Fazer Uma Fanfic

Direto ao assunto

O que é uma fanfic?

Fanfic ou também fanfiction, são ficções criadas por fãs que podem ser baseadas em diversos personagens e enredos que pertencem aos produtos midiáticos, como filmes, séries, HQ’s, videogames, mangás, animes, grupos musicais, celebridades. As histórias criadas podem estar relacionadas ao núcleo original que personagem está inserido ou também existir fora dele.

O mais interessante nas fanfics é que pode haver crossovers com diversos universos, por exemplo o núcleo de Harry Potter com o de Vingadores, e a partir daí surgir uma história complementarmente nova, com um enredo de humor, drama, romance, ação entre outros.

Como será a abordagem quanto a obra original?

Uma fanfic, pode ter diversas abordagens, como citamos acima, e servem para o autor da fanfic preencher a lacuna, as principais abordagens são:

  • continuação – história que se passa após os eventos originais, geralmente tem estilo semelhante ao original
  • side story – história se passa simultaneamente aos eventos canônicos, mas não faz parte da obra original
  • spin-off – mesmo mundo, mesmas personagens, mas nesta fanfic, o protagonista é um dos coadjuvantes da história original
  • divergência – é o clássico “e se?”. O autor muda um elemento importante da obra original e mostra o que aconteceria nesse cenário (Ex.: “e se os pais do protagonista não tivessem morrido?”)
  • universo alternativo – são as personagens vivendo em um universo diferente. Nesse modelo, o autor pode dar asas para a imaginação
  • mesmo cenário, outras personagens – história se passa no mundo criado por outro autor, mas as personagens são criadas pelo autor da fanfic (ex.: uma nova geração de alunos em Hogwarts)

Qual o estilo da fanfic?

Escolher qual estilo de fanfic você está escrevendo é super importante, muitas das vezes você não tem em mente e vai descobrindo ao decorrer da escrita, mas é importante identificar para depois passar aos leitores que, normalmente, gostam de saber o estilo antes de ler.

  • canon – o mais semelhante possível ao original, desde a caracterização das personagens e eventos da história até o tom e ritmo da narrativa;
  • dark – essas fanfics são mais pesadas, apresentando uma visão um pouco mais pessimista do mundo;
  • fluff – são fanfics leves e fofas, nas quais as personagens têm todo o direito de serem felizes e bem românticas;
  • humor negro – essas fanfics combinam uma perspectiva “dark” com um bom senso de humor;
  • drama – fanfics bem emotivas e dramáticas, com direito a muita tragédia e lágrimas;
  • equilibrado – essas fanfics unem bem os momentos tristes e os felizes. Sim, há desafios para se superar, mas a recompensa é grande.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

Como fazer uma fanfic?

Uma boa dica antes de começar a escrever é fazer um breve rascunho da sua ideia, seja em um papel ou no bloco de notas do computador, para aos poucos ir lapidando melhor a história que será criada, feito isso comece a escrever.

O segredo para fazer uma fanfic que bombe na internet é usar muito a imaginação, visto que, os textos podem ser inspirados em qualquer tipo de personagens, bandas ou filmes que você goste o importante é que a história tenha um bom enredo e não fique nenhuma ponta solta ou personagens perdidos ao decorrer da fanfic.

É possível que você utilize o ambiente criado pelo autor, ou idealizar um só seu, desde que seja algo original. Mas é importante que este ambiente tenha uma forte ligação com o original, já que esse material será lido por outros fãs que já possuem conhecimento sobre o enredo e os personagens principais.

Após escrever a fanfic e antes de publica-la é importante que você revise a gramatica e também o enredo, afinal, é importante que não tenha erros ou falhas, assim você consegue leitores fieis a suas fanfics.

Uma dica extra é caprichar no título e sinopse da fanfic, esses dois fatores serão decisores para o leitor clicar e iniciar a leitura da sua fanfic.

Onde publicar as fanfics?

A comunidade de fanfic é gigante, então existem diversos canais onde os escritores podem publicar. Geralmente, as fanfics são publicadas em fóruns, mas já existem outras plataformas muito utilizadas por leitores e escritores desse gênero, que são:

Se você está cheio de inspiração e aprendeu como fazer uma fanfic, vá em frente e comece a construir seu caminho no mundo da escrita, desta forma você certamente vai conseguir muito fãs neste mundo de criação e imaginação.

Curtiu o artigo e as dicas? Então conta para a gente aí nos comentários se você já fez uma fanfic ou está querendo publicar alguma.

Click to rate this post!
[Total: 4 Average: 4]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *