Educação Financeira para Crianças: O que a Barraquinha de Suco Limão dos Filmes pode nos Ensinar?

Educação financeira para crianças é um assunto antigo, mas que infelizmente não faz parte dos assuntos tratados abertamente em escolas ou nas casas. Talvez a relação com o dinheiro seja algo cultural, e é importante sim sabermos como tratá-la.

Minha vó dizia “dinheiro não é coisa de criança”, mas talvez ela não tivesse parado para pensar sobre o impacto que entender que “dinheiro é coisa de crianças e adultos” pode causar na formação.

Esse é o momento, vamos enfim entender o que aquela barraquinha de suco de limão muito famosa em filmes (grande parte estrangeiros) tem para nos ensinar e mostrar que sim, dinheiro é coisa de criança. Vem com a gente nesse papo financeiro para adultos com a mente aberta! Boa leitura!

Educação Financeira para Crianças

Direto ao assunto

Qual é o momento para começar?

A educação financeira para criança pode ser iniciada a partir dos 3 anos, quando ela começa a entender melhor o que é explicado pelo adulto e começa a argumentar nas respostas.

Nesse momento, é importante ensinar que, poupar e utilizar os recursos conscientemente, será fundamental para a vida. Exemplos como “se você usar todo seu material agora, ele irá acabar” ou “você pode usar um pouco agora e um pouco amanhã, que tal?” são válidos.

Conforme a criança vai ficando mais velha, principalmente a partir dos 4 anos, começa a criar familiaridade com números. Assim, é possível mostrar que “tantas moedas é igual ao brinquedo X”. Ou ainda é possível demonstrar que ela precisa de mais uma quantidade de moedas iguais se quiser outro brinquedo, por exemplo.

Do mesmo jeito, é importante criar a relação de que, se ela quer mais moedas, precisa conquistar alguma coisa. E é nessa brincadeira que entra a barraquinha de suco de limão!

Quais são as dicas para ensinar educação financeira para crianças?

A relação da barraquinha do suco de limão, que vemos em muitos filmes, ou a venda de biscoitos e até mesmo um bazar com as coisas que não utilizamos muito, nos mostra que se pode fazer dinheiro e entender a relação esforço X recompensa de uma forma mais tranquila.

Confira aqui algumas dicas para ensinar as crianças sobre educação financeira:

  1. comprar um cofrinho para que ela visualize o retorno;
  2. ensinar que para conseguir dinheiro algum esforço precisará acontecer;
  3. conversar sobre empreender e oportunidades de monetização;
  4. mostrar a importância dos estudos para os resultados bem-feitos.

Crianças são extremamente visuais, é muito difícil explicar quantidade sem mostrar algo físico para elas. Por isso, um cofrinho onde elas consigam ver todas as moedinhas serve de estímulo para que elas queiram continuar poupando.

É preciso ensinar que, para conseguir dinheiro, algum esforço precisa acontecer. Assim como as crianças entendem que os adultos precisam trabalhar, vão entender facilmente que algo tem que acontecer para que o retorno venha. Por exemplo, arrumar o quarto, guardar brinquedos e cumprir com as responsabilidade dentro de casa.

Mostrar oportunidades de empreender e monetizar serviços é um momento fantástico! Mostrar para o seu filho que aquele desenho que ele faz pode ser vendido, que o talento dele para cuidar das plantas pode resultar em um emprego de verão, enfim, mostrar que existem oportunidades de trocar serviços por dinheiro.

Por último e não menos importante, mostrar que o estudo fará toda a diferença é essencial. Se a criança quiser ser médica ou vender arte na praia, que ela seja boa no que faz e se destaque nisso, estude sempre e aprimore cada vez mais seus conhecimentos. Não se esqueçam de sempre reforçar o quanto o conhecimento é importante.

Como fazer isso de forma harmônica?

Mais importante do que ensinar educação financeira para crianças é não traumatizá-las com isso! A conversa e todo o ensinamento não acontecerá do dia pra noite e precisa ser harmônica.

As crianças aprendem muito mais observando as atitudes dos adultos do que com um adulto falando o que ela deve fazer. Então coloque essa cultura dentro da sua casa, trabalhe a relação com o dinheiro de forma natural e mostre para a criança que saber lidar com dinheiro é legal e importante.

Como ensinar sobre dinheiro para crianças pode impactar na vida adulta?

Ensinar sobre educação financeira para crianças irá impactar diretamente na vida adulta. Aliás, introduzir educação financeira na infância e trabalhar o assunto ao longo da adolescência formará um adulto consciente e responsável financeiramente.

Situações simples do dia a dia, como saber se compensa parcelar uma compra ou não, se os juros do cartão são melhores do que um empréstimo e entender os termos que vendedores e bancos utilizam, com certeza farão com que a perda de valores na vida adulta seja muito menor em relação a alguém que não detém nenhuma dessas informações.

Já imaginou, na hora de financiar algo, conseguir entender os juros compostos e saber quais são as opções mais viáveis? Sim, educação financeira prepara adultos conscientes e munidos de informações.

Curtiu esse artigo? Então aproveita para ativar as notificações de push aqui do blog e nos seguir lá no Instagram!

Click to rate this post!
[Total: 0 Average: 0]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *