Cinco Ensinamentos do Filme Luca, a Nova Animação da Pixar!

Não é novidade que, ao assistirmos um filme, enriquecemos o nosso repertório criativo e aprendemos muito com os personagens. Por exemplo: em Viva – A Vida É uma Festa, a Pixar traz à tona a importância dos avós. Aliás, nós já falamos sobre as lições desse filme aqui no blog. Agora, o que é inédito são os ensinamentos do filme Luca (2021)!

O estúdio de animação americano Pixar já deu vida a brinquedos, em 1996, a carros falantes, em 2006, e até mesmo a emoções, em 2015. Estamos falando de Toy Story, Carros e Divertidamente, absolutos sucessos de bilheteria. A novidade para esse ano são os monstros marinhos de uma vila italiana – à la Pequena Sereia.

Recém saído do forno para os assinantes da plataforma Disney+, a nova sensação dos amantes de desenho explora questões como amizade, família e identidade. Abaixo, você encontra o artigo mais completo da galáxia sobre o filme, com direito a easter eggs e interdisciplinaridade. Buona lettura! Ops, boa leitura!

ensinamentos do filme Luca
Poster de Luca, da Pixar. (Imagem: Divulgação / Disney)

Direto ao assunto

A trama

Os meninos Luca e Alberto, junto de Giulia, são os protagonistas de Luca. A dupla de amigos é híbrida, ou seja, uma mistura de humanos com animais marítimos.

Tudo acontece numa vila chamada Riviera Italiana. Olha só a sinopse:

Luca vive aventuras com seu novo melhor amigo, mas a diversão é ameaçada por um segredo: seu amigo é um monstro marinho de outro mundo que fica abaixo da superfície da água.

Ah, vale mencionar que, inevitavelmente, caso ainda não tenha assistido o longa, você talvez possa ler algum spoiler do filme aqui. Mas fique tranquilo, pois seremos cautelosos, combinado?

Cinco ensinamentos do filme Luca

Chegou a hora, vamos aos principais ensinamentos do filme Luca?

Toda amizade tem seus altos e baixos

Não tinha como ser diferente, o primeiro ensinamento com certeza envolve a amizade. No começo da trama, Luca conhece Alberto e os dois compartilham muitos momentos. Vão à terra firme, constroem várias motocas de madeira, contam histórias um para o outro e, depois, até formam um trio com Giulia – os “Excluídos”, como eles próprios se batizaram.

Mas uma hora as coisas ficam feias e o vilão descobre a verdadeira identidade de Alberto. Para piorar, Luca acaba traindo o amigo, que também já não estava muito contente por se sentir excluído no trio…

Ainda bem que, como toda amizade que se preze, seus integrantes não desistiram uns dos outros. Desse modo, a lição que fica é que toda amizade tem seus altos e baixos. Isso é o que torna essa relação tão especial.

O aprendizado deve ser constante, o diálogo também

Seja bisbilhotando os objetos que caíam do mar, seja através de seu interesse pela escola, desde sempre Luca se mostrou um menino (ou peixe) muito curioso. Dessa forma, seu entusiasmo e vontade de aprender ganham atenção especial na trama. Por causa dessas virtudes, aliás, é que toda a história aconteceu!

Assim, mesmo com a sua família não aprovando inicialmente a ideia de ir à superfície, no final, com muita conversa e empatia, todos entenderam que o menino se encontrou na vila.

Do mesmo modo, quando toma a decisão de estudar em uma escola de humanos, já nos finalmentes, todos entendem que a decisão de Luca é a melhor para ele no momento. É desse modo, com muita conversa e aprendizado, que as responsabilidades surgem – e com ela, a liberdade.

Para alcançar nossos objetivos, é preciso ter foco

O objetivo dos meninos era comprar uma Vespa. Não a vespa inseto, a Vespa moto. Por isso, começaram a sua jornada em busca de dinheiro. A solução foi participar do famoso concurso da Riviera. Montaram uma equipe, treinaram muito e não desanimaram!

Assim, fica claro que até mesmo as crianças podem traçar estratégias e, como dito acima, assumir responsabilidades. Será que os pequenos conseguiram alcançar o seu propósito?

“Silêncio, Bruno!”: impor limites ao seu medo é importante

A frase icônica “Silenzio, Bruno!” já ganhou o coração dos milhões de espectadores mundo afora. Traduzida literalmente para “Silêncio, Bruno!”, a ordem é inicialmente dita por Alberto, que a tem como uma espécie de mantra.

O “Bruno”, aqui, são todos os medos ilógicos. É claro que sentir medo é bom às vezes, pois ele impede atitudes perigosas. Contudo, toda vez que algum medo inexplicável aparece, “Silenzio, Bruno!” nele. Silenciar pode ser a chave para novas aventuras.

Ensinamentos interdisciplinares no filme Luca

Além de todos os ensinamentos de valores, o filme ainda ajuda muito na bagagem cultural de sua audiência. Interdisciplinaridade nunca é demais, capisci?

Cultura italiana

A região do litoral italiano é famosa pelas suas lendas de monstros marinhos. Não foi à toa que os produtores de Luca ambientaram a animação nesse espaço geográfico. Aliás, sabia que, para afastar as crianças das partes perigosas do oceano, os moradores mesmo inventavam todas essas criaturas mitológicas? Sinistro!

Literatura

Literatura? Tem também! O enredo do filme se assemelha a uma versão infantil dos monstros metade marinhos metade humanos de “A sombra de Innsmouth”, clássico do autor de terror Lovecraft.

Há, inclusive, várias adaptações dos contos do autor para que todos conheçam a sua inigualável herança literária. Que tal uma super noite do pijama?

“Easter eggs”, as referências (quase) escondidas!

Por último, o filme Luca também tem algumas surpresas escondidas para os telespectadores atentos, conhecidas como easter eggs. Confira algumas que separamos abaixo:

  • o Pato Donald aparece em uma cena no quarto de Giulia, no canto esquerdo;
  • a bola azul, amarela e vermelha da Pixar, a Bola Luxo, aparece pela Riviera;
  • o famoso caminhão do Pizza Planet, de Toy Story, também dá as caras, dessa vez em meio à corrida de bicicletas.

Por fim, depois desse guia incrível sobre o filme, com certeza você irá amar esse pequeno vídeo que contextualiza o cenário italiano escolhido pela Disney. E não se esqueça de comentar caso tenha aprendido outros ensinamentos.

Adio!

Click to rate this post!
[Total: 0 Average: 0]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *