Já parou para pensar que, apesar de toda família ser muito parecida, elas nunca são iguais? Isso porque cada uma tem uma história, vivências e experiências completamente diferentes uma das outras, por isso é muito legal quando registramos tudo. E porque não escrever um livro em família?
Essa é uma ótima chance de tentar lembrar tudo de bom que já foi vivido em família e aproximar a todos, já que estamos passando por tempos tão malucos que nos deixam um pouco separados mesmo juntos. Fique até o final e veja como se tornar um bom autor.
Direto ao assunto
Reunindo memórias
Essa é a parte em que os escritores entram em imersão total. É preciso muito foco para reunir todas as linhas na cabeça para montar uma história. Nesta etapa, toda a família deve se reunir em algum espaço da casa onde se sintam bem e confortáveis, fechar os olhos e lembrar de histórias que marcaram cada um especialmente.
Cada um deve levar caneta e papel, escrever um breve resumo da história (será usado mais tarde) e tentar relembrar mais ou menos a data que aconteceu, se por conta própria não acontecer, peça ajuda para a família, certamente alguém vai lembrar.
Não economize nas memórias, vá a fundo, relembre quantas quiser junto com a família. Leve aquele ditado ao pé da letra “Quanto mais melhor.”
Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo
Confecção do livro
Acredite, colocar a mão na massa é uma das coisas mais legais na hora de fazer um livro em família, isso porque além das histórias, cada um pode colocar sua marca na decoração e dar um toque ainda mais familiar.
As capas vão ser no estilo faça você mesmo, então prepare-se. Para confecção do livro é preciso de:
- 2 papelões 15x15cm
- barbante
- cola bastão
- tesoura
Pegue todas as histórias escritas por cada autor e peça para que ele escreva uma página capítulo, por exemplo “Capítulo da Maria” lá serão concentradas todas as histórias, e guarde os capítulos de cada autor.
Em seguida, nas laterais dos papelões é preciso fazer pequenos furos, para que o barbante passe entre eles, a mesma coisa deve ser feita com as folhas do livro.
Confeccione a primeira e a última capa do livro, pode ser feito com fotos, guache, lápis de cor, gliter ou até mesmo tudo junto, que vá de acordo com a imaginação. Feito isso, deixe secar.
O título do livro é um ponto a se discutir, aqui pode ser outra imersão familiar com diversas ideias e no final, se não acontecer um consenso, pode-se fazer um sorteio, assim tudo fica mais justo.
Agora é hora de juntar as peças e finalizar o livro da família. Pegue a primeira capa, passe o barbante e em seguida o primeiro capítulo do livro e assim por diante até finalizar com a última capa.
Pronto, feito o livro de memórias da família, em que cada um contribuiu, o mais bacana desta história é que depois ela pode ser revista com outro olhar, afinal, as pessoas vão mudando, as crianças crescendo e com certeza, novas experiências vão ser inseridas neste livro. Logo, se possível, mantenha o hábito, é uma ótima maneira de reviver bons momentos.
Curtiu esse “faça você mesmo” para escrever um livro em família? Então acompanhe o Universo Maker nas redes sociais para sempre receber novidades incríveis.