Pequenos e grandes cientistas de plantão, o momento de colocar a mão na massa e fazer experimentos incríveis chegou!. Isso porque o Universo Maker preparou uma super lista com experimentos científicos simples para fazer em casa com a galera toda e se divertir muito.
Fique até o final e veja como é simples ser um super cientista com boas ideias. Boa leitura!
Direto ao assunto
4 Experimentos Científicos Simples Para Fazer em Casa
A seguir você confere experimentos selecionados a dedo para fazer sozinho, com família ou amigos que garante muita diversão, acompanhe.
Bexiga que enche sozinha
Você vai precisar de:
- bexigas.
- uma garrafa vazia (de 1 ou 1,5 lt).
- uma colher.
- um funil.
- vinagre.
- bicarbonato de sódio.
O experimento: coloque o vinagre na garrafa (aproximadamente 1/3 do recipiente). Pegue o funil, adicione de 2 a 3 colheres de bicarbonato. Coloque uma bexiga na boca da garrafa e veja como ela começa a encher. A bexiga, cheia de dióxido de carbono, não poderá voar. Para que ela fique no teto, esfregue um tecido sintético e cole no teto.
Resolvendo o mistério: como resultado da interação do bicarbonato de sódio com o vinagre, dióxido de carbono é liberado e ele enche a bexiga. Graças à eletricidade estática as bexigas cheias ficam coladas no teto por até 5 horas.
Tampa de papel
Você vai precisar de:
- um copo;
- água;
- papel.
O experimento: recorte um quadrado de papel cartão, coloque-o sobre o copo com água e, com cuidado, dê a volta. O papel gruda no copo como um ímã, e a água não cai.
Resolvendo o mistério: quando tapamos um copo d’água com uma folha de papel e damos a volta, a folha sofre pressão: de um lado pela água e do outro (da parte de baixo) pelo ar. A pressão do ar é maior que a da água, portanto a folha não cai.
Areia movediça
Você vai precisar de:
- recipiente de vidro;
- 1 caixa de amido de milho (maisena);
- 2 copos de água.
O experimento: em um recipiente de vidro, misture 3 copos de amido de milho e 1 de água por aproximadamente 5 minutos. Ao final, deve haver uma mistura homogênea grossa.
Resolvendo o mistério: essa mistura age tanto quanto líquido, quanto como sólido. Isso acontece porque a mistura de amido de milho e água forma uma mistura conhecida como “não newtoniana”. Esse termo explica a capacidade que o líquido (ou sólido) tem de acordo com a pressão que é exercida sobre ele. Quando sofre uma pressão grande, fica duro como se fosse sólido, já sem pressão alguma, fica líquido.
Vulcão
Você vai precisar de:
- base de MDF em formato circular;
- 2 potes de vidro sem tampa (um mais alto que o outro);
- algumas folhas de jornal;
- argila;
- tinta guache;
- pincel;
- bucha de cozinha;
- vinagre;
- corante vermelho;
- bicarbonato de sódio;
- cola quente.
O experimento: cole o pote de vidro maior na placa de MDF com a abertura para baixo. Em cima, coloque o pote menor, com a abertura para cima. Com o jornal, faça bolinhas e coloque em volta dos potes com a cola quente até cobrir toda a superfície do vidro.
Em seguida, molde a argila e coloque em volta do vidro com o jornal, em forma de vulcão. Espere secar por 24 horas e, depois, passe a tinta guache com a ajuda da bucha e de um pincel. Na abertura, coloque algumas gotas de vinagre e do corante. Para finalizar, é só colocar o bicarbonato
Resolvendo o mistério: Quando o bicarbonato se mistura com o vinagre, há uma reação que libera água, sal e dióxido de carbono. As bolhas de gás expulsam todo o conteúdo para fora.
Praticar experimentos faz com que todos aprendam um pouco mais sobre a ciência e o impacto dela no nosso dia a dia, até porque, ela está presente em tudo o que fazemos e entender desde pequenos pode ser bem interessante.
Gostou dos experimentos simples para fazer em casa? Então faça um deles e marque com a hashtag “UniversoMaker” e compartilhe com a galera.