Existem histórias do folclore brasileiro que, garantimos a vocês, são melhores que roteiros da Disney! Uma cobra de fogo que defende a floresta de malfeitores e um menino que adora aprontar traquinagens são só algumas delas.
Você já deve ter ouvido na escola a lenda do Saci-Pererê, não é mesmo? Um menino que tem uma perna só, usa um gorro vermelho e adorar aprontar por aí. Se alguma coisa sua sumiu sem nenhuma explicação, pode ter sido o Saci!
Quer ler mais histórias do folclore brasileiro? Vem com a gente então. Boa leitura!
Direto ao assunto
De onde surgiram as histórias do folclore brasileiro?
Basicamente o folclore é um conjunto de histórias, lendas e mitos de uma região. São as famosas “histórias que o povo conta” e que acabam ganhando fama e viram lendas. Desde 1965 o Brasil ganhou o dia 22 de agosto para comemorar o dia do folclore nacional, o que tornou agosto o mês do folclore!
Mas se tudo o que é folclore partiu de uma história que o povo conta, então aonde cada uma delas aconteceu? Vamos descobrir?
Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo
Saci-Pererê
O Saci tem sua origem no sul do Brasil, mais especificadamente na região de Missões no Rio Grande do Sul. Foram os indígenas quem iniciaram a lenda de um menino que surge em uma perna só, com um gorro vermelho e fumando um cachimbo.
O Saci é famoso por aprontar, fazer muitas brincadeiras e traquinagens. Costuma-se dizer que quando algo está fora do lugar, ou quando alguma molecagem foi feita que é arte do Saci. Nascida nas terras do Sul, rapidamente a história popularizou pelo Brasil e hoje é nacionalmente conhecida.
Boitatá
A lenda do Boitatá não tem um registro claro sobre em qual região do Brasil ela nasceu, mas o que sabemos é que também tem sua origem com os índios e em cada região do Brasil pode ser chamado de uma forma diferente.
O Boitatá é uma cobra de fogo imensa que vive nas águas, ele surge para colocar fogo em quem tenta queimar os campos e florestas brasileiras. É uma criatura que protege a fauna e o que se consegue ver dele é um facho cintilante correndo para daqui prali. O Boitatá é um grande protetor e não trabalha sozinho, ele age junto com o Curupira.
Curupira
Menino que vive nas matas brasileiras, tem os pés virados pra trás e os cabelos vermelhos. Essa lenda, também de origem indígena, é conhecida no Maranhão e Espírito Santo como Caipora. A Caipora, pra quem conhece o Castelo Rá-Tim-Bum, é uma simpática criatura que protege a natureza.
Os pés virados para trás servem para confundir os caçadores e malfeitores, a lenda diz que muitos caçadores enlouqueciam e se perdiam nas florestas e nunca mais voltavam.
Quer saber mais?
O folclore brasileiro tem muitas outras histórias, sabia? Ative as notificações de push aqui na página do Blog e fique de olho nas notificações que você recebe. Assim que saírem conteúdos novos, você será o primeiro a saber!