Histórias do Folclore Brasileiro para Conhecer a Cultura Nacional

Existem histórias do folclore brasileiro que, garantimos a vocês, são melhores que roteiros da Disney! Uma cobra de fogo que defende a floresta de malfeitores e um menino que adora aprontar traquinagens são só algumas delas.

Você já deve ter ouvido na escola a lenda do Saci-Pererê, não é mesmo? Um menino que tem uma perna só, usa um gorro vermelho e adorar aprontar por aí. Se alguma coisa sua sumiu sem nenhuma explicação, pode ter sido o Saci!

Quer ler mais histórias do folclore brasileiro? Vem com a gente então. Boa leitura!

Direto ao assunto

De onde surgiram as histórias do folclore brasileiro?

Basicamente o folclore é um conjunto de histórias, lendas e mitos de uma região. São as famosas “histórias que o povo conta” e que acabam ganhando fama e viram lendas. Desde 1965 o Brasil ganhou o dia 22 de agosto para comemorar o dia do folclore nacional, o que tornou agosto o mês do folclore!

Mas se tudo o que é folclore partiu de uma história que o povo conta, então aonde cada uma delas aconteceu? Vamos descobrir?

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

Saci-Pererê

histórias do folclore brasileiro

O Saci tem sua origem no sul do Brasil, mais especificadamente na região de Missões no Rio Grande do Sul. Foram os indígenas quem iniciaram a lenda de um menino que surge em uma perna só, com um gorro vermelho e fumando um cachimbo.

O Saci é famoso por aprontar, fazer muitas brincadeiras e traquinagens. Costuma-se dizer que quando algo está fora do lugar, ou quando alguma molecagem foi feita que é arte do Saci. Nascida nas terras do Sul, rapidamente a história popularizou pelo Brasil e hoje é nacionalmente conhecida.

Boitatá

histórias do folclore brasileiro

A lenda do Boitatá não tem um registro claro sobre em qual região do Brasil ela nasceu, mas o que sabemos é que também tem sua origem com os índios e em cada região do Brasil pode ser chamado de uma forma diferente.

O Boitatá é uma cobra de fogo imensa que vive nas águas, ele surge para colocar fogo em quem tenta queimar os campos e florestas brasileiras. É uma criatura que protege a fauna e o que se consegue ver dele é um facho cintilante correndo para daqui prali. O Boitatá é um grande protetor e não trabalha sozinho, ele age junto com o Curupira.

Curupira

histórias do folclore brasileiro

Menino que vive nas matas brasileiras, tem os pés virados pra trás e os cabelos vermelhos. Essa lenda, também de origem indígena, é conhecida no Maranhão e Espírito Santo como Caipora. A Caipora, pra quem conhece o Castelo Rá-Tim-Bum, é uma simpática criatura que protege a natureza.

Os pés virados para trás servem para confundir os caçadores e malfeitores, a lenda diz que muitos caçadores enlouqueciam e se perdiam nas florestas e nunca mais voltavam.

Quer saber mais?

O folclore brasileiro tem muitas outras histórias, sabia? Ative as notificações de push aqui na página do Blog e fique de olho nas notificações que você recebe. Assim que saírem conteúdos novos, você será o primeiro a saber!

Click to rate this post!
[Total: 0 Average: 0]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *