Leitura Compartilhada: Incentivando o Prazer da Leitura

A leitura compartilhada é uma forma de incentivar as crianças a despertarem o prazer pela leitura. Não só incentivar a leitura como também a escrita pode ser facilmente estimulada.

Já pensou que legal começar a compartilhar histórias e textos seus numa rede mundial? Não estamos falando em apenas colocar seu conteúdo online, mas sim sobre participar de uma comunidade de leitura aonde todos têm o mesmo objetivo: incentivar o prazer da leitura.

Uma das plataformas famosas que podem proporcionar isso é o Wattpad. Se você quer saber mais sobre leitura compartilhada, continue lendo e saiba tudo sobre. Boa leitura!

leitura compartilhada

Direto ao assunto

Como incentivar o prazer da leitura?

Falar que hoje em dia as crianças não gostam de ler, pode ser um pouco injusto com os pequenos. Isso porquê a média do brasileiro, de livros completos lidos no ano, é de apenas 2,5 por habitante. Logo, o hábito de leitura não é algo muito praticado de forma geral.

Tudo isso se reflete nas crianças, elas retornar os hábitos que a cercam. Então, antes de falar que crianças não gostam de ler e só ficam na internet, melhor seria entender o que elas gostam e como fazer para deixar o hábito de leitura algo mais prazeroso.

A leitura compartilhada é uma forma de incentivar isso, bem como a escrita compartilhada de histórias contadas sobre a vida de seus personagens favoritos, podem mudar o hábito de leitura infantil.

Leitura compartilhada: já experimentou?

Apesar de o terma parecer bem comum, a leitura compartilhada funciona mais como uma rede social do que apenas saber que outras pessoas leram o mesmo que você. Leitura compartilhada é sobre ter num mesmo canal vários leitores, sempre trocando e acrescentando informações sobre aquela história.

Imagina mostrar para uma criança que o personagem favorito dela, esta cercado de histórias feitas por fans e que ela pode ler e conversar com todos sobre aquele universo, legal né? Claramente leitura compartilha em plataformas pode sim, incentivar o prazer pela leitura nas crianças.

O Wattpad é uma dessas plataformas que permite a leitura compartilhada e tem sido grande sucesso entre crianças na faixa dos 9 ao 14 anos. Pode ser uma forma interessante para seu filho começar a ler.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

Outras formas para mostrar o prazer da leitura nas crianças

Anote ai algumas dicas que podem ser legais e mostrar que há um universo imenso por trás de histórias escritas

  • leitura compartilhada;
  • histórias em quadrinho;
  • histórias de ídolos escrita pelos fãs;
  • jogos de incentivo à leitura;
  • bibliotecas digitais.

Uma outra dica muito importante é mostrar que ler não é uma obrigação, talvez tirar o peso que é colocado em cima disso ajude a mostrar que não é chato. Gamificação é um termo que tem ganhado muito espaço nos últimos anos e pode ser aplicado de forma saudável.

Pedir para seu filho ler um livro e no final de cada capítulo propor desafios sobre aquela obra, é uma opção legal de gamificar. Ou então, que tal propor uma peça de teatro sobre o livro lido? E claro, sentar e lerem juntos algo é muito especial, além de mostrar que você também se interessa pela leitura e passar o exemplo, é um ótimo momento de conexão com os pequenos.

Compartilhe com a gente!

Pegue um livro bem legal, adequado para a idade e sentem juntos para curtir a história. Registre esse momento, tire fotos do resultado ou escreva nas redes sociais como foi a experiêcia.

Adoramos saber que nossas dicas deram certo e que estão auxiliando no momento família. Compartilhe com a gente! Use a hashtag #UniversoMarker e nos conte tudo!

Click to rate this post!
[Total: 0 Average: 0]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *