Tá legal, não faria sentido o Universo Maker não falar sobre universo, galáxias e assuntos relacionados a livros sobre ficção científica. Afinal, somos apaixonados pelo universo e tudo o que refere-se a ele.
Então você, meu jovem que está lendo esse conteúdo, prepare-se pois listaremos 5 grandes livros de ficção científica que te farão se apaixonar pelo tema. Se você já um leitor do gênero, aproveite e deixe nos comentários outros títulos para falarmos sobre!
Boa leitura!
Direto ao assunto
Sobre o gênero
A ficção científica é um gênero literário que diz respeito a especulações futurísticas. No geral, a ficção científica trabalha muita imaginação teorias como os impactos das tecnologias na vida humana, relação de vida em outros planetas e especulações de como será a vida daqui a centenas de anos.
Frankenstein (1818) é umas das obras mais antigas do gênero e talvez uma das mais famosas do público geral. Outro grande exemplo é a saga de Jornada nas Estrelas, que é uma grande figura quando o assunto é ficção cientifica. Essas duas grandes obras citadas, Frankenstein para um público mais aberto e Jornada nas Estrelas para um público mais restrito, tem uma linguagem mais adulta, mas engana-se quem acha o gênero não encanta as crianças.
Vamos listar para vocês livros que são para todas as idades. Anota aí!
5 Livros Sobre Ficção Científica
Seu Alienígena
Um belo dia, um pequeno alienígena verde cai em uma vila de um menino, os dois começam então, uma grande amizade mostrando o quanto é importante respeitar as diferenças de cada um. Juntos conseguem entender as necessidades um do outro e entender como podem se ajudar. Esse é um livro de ficção voltado para crianças, principalmente pela linda mensagem que passa. Vale a pena ler!
O Guia do Mochileiro das Galáxias
Composta de seis pequenos livros, a saga conta a história das aventuras espaciais de um britânico e seu amigo que pegam carona em uma nave alienígena para escapar da destruição na Terra. Quer saber o quanto esse livro é influente no gênero? Busque no Google “A resposta para a vida, o universo e tudo mais”.
Não vamos dar spoiler sobre o que aparece mas, ja adiantamos: se começar a ler, não terá mais vontade de parar! Anota aí “42”.
Eu, Robô
Bem famoso pelo filme (2004) estrelado por Will Smith. O filme é uma adaptação do livro publicado originalmente em 1950, que faz alguns relatos sobre a evolução dos robôs ao longo do tempo. As 3 leis da robótica sobre: um robô não pode ferir um humano, um robô deve obedecer ordens e um robô deve preservar sua existência desde que isso não conflite com as duas primeira leis, são apresentadas no livro.
Se você assistiu o filme, ou já ouviu falar sobre, leia o livro. As duas versões apresentam boas diferenças e vale a pena cada relato escrito. Garanto.
Androides Sonham com Ovelhas Elétricas?
Que tal um caçador de recompensadas perseguindo androides em uma cidade devastada após um acidente nuclear? é o roteiro base desse romance de ficção científica. Escrito originalmente em 1968, o livro foi adaptado para o cinema como o clássico Blade Runner. Já é um bom motivo para ler!
Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo
Planeta dos Macacos
Já que o quarto livro virou um filme clássico, vamos encerrar no mesmo clima. O livro Planeta dos Macacos é de 1963, também foi adaptado para os cinemas e o longa não deixa a desejar da literatura. Na história, um astronauta chega em um planeta no qual os macacos tomam conta e não só isso, eles maltratam os seres humanos que são tratados como verdadeiros animais. Uma bela reflexão.
Todos os livros de ficção científica são “velhos”?
Se você viu nossa lista e pensou “mas é tudo livro de 1900 e bolinha“ devemos te dizer que não, não são todos os livros de ficção científica que são velhos. Temos coisas novas sendo escritas e livros muito bons. Listamos aqui os grandes clássicos, fundamentais para falar sobre o assunto.
Gostou da nossa lista?
Veja também nossa lista sobre 10 filmes para assistir com toda a família e se quiser indicar algum tema, use as redes sociais e nos marque com a hashtag “#universomaker”.