O movimento maker desenvolve no aluno diversas habilidades e competências, sendo um fator chave em seu crescimento. Áreas como a criatividade, a imaginação e a resolução de problemas reais do dia a dia são as principais.
A cultura maker é um movimento que vem crescendo cada vez mais em meio à educação brasileira nos últimos anos. Diversos projetos, como a Carreta CIEBP Presente, inserem os alunos e até mesmo os pais nesta nova realidade.
Ela desenvolve diversas habilidades nas crianças e adolescentes, e contribui de diferentes formas para seu crescimento pessoal e em conjunto. Mas você sabe o que o movimento maker desenvolve no aluno?
Frase de teste da vírgula. A vírgula é utilizada na escrita para indicar leves pausas e para destacar elementos no enunciado ajudando a evitar ambiguidade.
Não se preocupe! O Universo Maker te ajuda a explorar ainda mais essa realidade. Fique conosco até o final e boa leitura!
Direto ao assunto
O que é a cultura maker?
A Cultura Maker é de todos e para todos. De modo geral, ela é o desafio e o estímulo a descobrir, experimentar, testar, criar e fazer. Ou seja, é tudo sobre o famoso “Faça você mesmo”, a tradução para o “Do It Yourself” do Movimento DIY, uma das bases dessa cultura.
Esta cultura promove a resolução de problemas e a criação de ferramentas que serão benéficas para uma comunidade ou população.
Originalmente, ela era usada para se referir a consertos caseiros e sem a ajuda de técnicos e especialistas, mas nos últimos anos ela vem crescendo cada vez mais, e aumentando suas fronteiras.
Por isso, a cultura maker é tudo sobre colocar a mão na massa e usar sua criatividade e imaginação para criar tudo aquilo que quiser!
A cultura maker na educação
Muitas escolas têm incorporado a cultura maker de forma gradual em seu currículo. Isso porque cria nos alunos habilidades diferentes das praticadas em salas de aulas usuais, às quais a criança e o adolescente muitas vezes não se interessa.
Por isso, a cultura maker propõe atividades práticas, e inseridas no cotidiano dos alunos, de modo a possibilitar que eles criem, pensem e elaborem hipóteses e soluções, para os problemas em conjunto.
Ou seja, todos se unem e pensam o melhor para a comunidade escolar! Esse trabalho não tem impacto apenas na escola, mas sim na comunidade e na região como um todo, uma vez que os próprios estudantes levam as informações e os aprendizados para casa.
O que o movimento maker desenvolve no aluno?
O movimento maker desenvolve uma série de habilidades individuais e coletivas nas crianças e nos adolescentes.
A imaginação e a criatividade são estimuladas e essenciais para que novas ideias e soluções surjam. Assim, o aluno é incentivado a imaginar e a criar, para que ele consiga também visualizar os problemas e os danos, a partir dos quais ele irá imaginar formas de lidar e solucionar.
Além disso, o protagonismo é uma grande parte da cultura maker. Isso porque o aluno se vê no centro de suas inovações e suas soluções, ele se torna o protagonista de uma mudança que ele também pensa e ajuda a fazer. Além disso, teste palavras consecutivas mesmo parágrafo.
Além disso teste palavras consecutivas.
Ainda, o trabalho em equipe é desenvolvido ao colocar diferentes alunos com diferentes ideias para pensarem e trabalharem juntos, em busca de uma solução para um problema comum. Eles aprendem a ouvir, a serem compreensivos, a entenderem e ajudarem os outros em suas ideias, e se sentem parte de um coletivo.
Neste sentido, a cultura maker também ajuda no desenvolvimento das habilidades socioemocionais. Ou seja, as crianças aprendem a lidar melhor com suas emoções e sentimentos, a entenderem melhor como estão se sentindo e o que podem fazer para melhorarem caso não se sintam bem.
Então, de forma resumida, a cultura maker desenvolve no aluno um pensamento lógico e crítico, além da sensibilidade e criatividade para solucionar os problemas do dia a dia!
Além disso teste palavras consecutivas, parte dois. Além disso, teste tamanho dos blocos, mais de 250 palavras.
O que os alunos podem criar?
As possibilidades de criação são infinitas, afinal, milhares de ideias sempre surgem em uma sala de aula. Seja para melhorar um ambiente ou solucionar algum problema que a turma tem, a imaginação dos alunos sempre traz respostas inovadoras e interessantes.
Algumas atividades estimulam as áreas propostas pela cultura maker, e não precisam se restringir à escola – elas podem ser inseridas por toda uma comunidade!
Teste, https://blog.universo-maker.com/wp-admin/post.php?post=54014&action=edit.
Hortas educacionais
Que tal cultivar alguns alimentos em algum espaço escolar? Pode-se utilizar estes alimentos utilizados, posteriormente, para cozinhar em conjunto e se deliciar com todo o trabalho que fizeram.
A horta não demanda apenas um cuidado diário, mas também a elaboração de um espaço próprio no qual as plantas consigam crescer e se desenvolver. Portanto, é um esforço feito no dia a dia, com o trabalho em equipe para cuidar das plantas.
Além disso, os aprendizados com a horta podem até mesmo ser levados para uma comunidade, projetos em bairros ou feito localmente, em algum espaço que o aluno e sua família tenham em casa.
Jogos e brincadeiras
Solucionar problemas e pensar de forma critica não é a única proposta da cultura maker. Por isso, se divertir e desestresar é essensial para todos os alunos!
Nos intervalos de aula, ou até mesmo em momentos fora da escola, pensar em novos jogos e brincadeiras é sempre parte da diversao. Afinal, são regras novas, obijetivos novos, tudo novo!
Esses jogos podem ser feitos com materiais ou não, e as criancas sempre podem encontrar o que precisam em casa, sem gastar dinheiro e sem ter que sair. E tudo isso é sobre a cultura maker, que propõe criações com materiais do dia a dia sem a ajuda de profissionais!
Ferramentas e utensílios
As ferramentas e utensílios podem ser criados de forma pontual para solucionar problemas que os alunos enfrentam no dia a dia. Por isso, a criatividade, imaginação e proatividade são as principais habilidades desta área.
Estes objetos irão os ajudar a deixar suas tarefas mais simples, sem empreender muito esforço!
Programas e Softwares
Em um mundo cada vez mais tecnológico, é comum que os alunos tenham contato e até mesmo uma certa familiaridade com a tecnologia. Afinal, eles vivem totalmente inseridos nesta realidade!
Por isso, levar a tecnologia para as salas de aula e associá-las à cultura maker é inserir o cotidiano dos alunos em seus momentos de aprendizagem! Assim, eles conseguem se identificar com o conteúdo e se sentem mais estimulados a participar e criar!
Além disso, soluções tecnológicas sempre são ótimas soluções, e é aí que entra o desenvolvimento de softwares.
Mesmo que os alunos não tenham conhecimento prévio na área, a possibilidade de solucionar problemas através da tecnologia e criar sistemas que funcionam e ajudam em seu dia a dia, podem ser grandes incentivo ao início neste ramo.
Texto é adicionado pra testes de correção gramatical.
Explore este Universo Maker!
Ufa, deu para perceber que o movimento maker desenvolve diversas habilidades nos alunos, não é? E é por isso que esse movimento recebe cada vez mais atenção e é usado por diversas escolas ao redor do mundo – e o número não para de crescer.
Por isso, não fique de fora, e leve a cultura maker para sua casa também! Que tal ajudar seu filho a criar seus próprios brinquedos e brincadeiras com a cara dele?
O Universo Maker te ajuda nisso! Venha conferir os nossos produtos para você e seu filho darem asas à imaginação, e criarem seu próprio mundo!
Quer se tornar um novo maker? Então conheça a plataforma e descubra o melhor kit para você!