O Que é K-pop? Conheça a Cultura e Quem São os Grupos de Sucesso

Se você já ouviu falar mas não sabe direito o que é K-pop, esse artigo é para você! K-pop é uma cultura musical que surgiu na Coreia do Sul e tem sido febre no mundo, principalmente no Brasil.

Antes de mais nada, uma pergunta: na sua época falavam sobre BackStreet Boys? Five? Menudos? Você sabe quem é Polegar ou já ouviu alguma música do Justin Timberlake? Se sim, estamos no caminho certo e explicar sobre K-pop será bem simples. Se não, se atente sobre movimento musicais populares.

Então o que é K-pop, de onde surgiu a cultura e quem são os grupos que estão pirando a cabeça de muitos brasileiros. Acompanhe!

o que é k-pop

Direto ao assunto

Afinal, o que é K-pop?

K-pop é a abreviação de Korean Pop, ou música popular sul-coreana. Se no Brasil tem a MPB, lá tem o K-pop, basicamente assim. Claro que lá não se escuta apenas esse ritmo, da mesma forma que aqui ninguém vive só de Tom Jobim ou sertanejo.

Faz pouco tempo que esse ritmo virou febre no mundo mas o K-pop é alguma coisa que lembra muito o estilo BackStreet Boys. Ambos nasceram em meados da década de 90. O primeiro grupo famoso foi o Seo Taiji and Boys.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

Como surge um grupo K-pop?

Você deve estar pensando “oras, surge com um grupo dançando”. Não tem nada de mal pensar assim, afinal, essa é a receita que o Brasil e os Estados Unidos, por exemplo, conhecem. Um grupo de amigos se juntam e montam um grupo pop para dançar.

Mas a cultura oriental é famosa por dedicação, logo, para nascer um grupo de K-pop o processo não é diferente. Normalmente os grupos aparecem após seletivas em programas de televisão, o que exige de cada participante, anos de dedicação. Não à toa que um dos ponto que conquistou fãs pelo mundo, é a sincronia das danças.

Quais os grupos de K-pop mais famosos?

Existem dezenas de grupos de K-pop famosos na Coreia do Sul, mas apenas alguns conseguiram ultrapassar barreiras geográficas e hoje fazem grandes turnês por todo o mundo. Dentre eles, tlavez até você conheça alguns:

Cultura além da música

O K-pop não diz apenas sobre música, ritmo e danças. A cultura K-pop cativa seus fãs pelo sentimento de pertencimento a uma grande comunidade e eles tem até um vocabulário próprio para se entenderem entre os fãs:

  • Bias: o integrante preferido de um grupo;
  • Comeback: lançar uma música ou álbum novo(a);
  • Debut: estreia no k-pop;
  • Idol: os artistas do k-pop;
  • MV: vídeoclipe;
  • Rookie: grupos e artistas novatos.

Gosta de música?

Nós do Universo Maker, particularmente adoramos música e conhecer culturas novas. Veja nossos outros artigos sobre músicas antigas e conteúdos que publicamos sobre cultura!

Conhece outro grupo de K-pop e não colocamos ele na lista? Então por favor, deixe aqui nos comentários que nós vamos acrescentar e quem sabe fazer um outro artigo especial sobre isso? Ah e antes de sair da página, não esquece de ativar ali em cima, a notificação de push. Assim, toda vez que tivermos conteúdos novos, você será o primeiro a receber!

Click to rate this post!
[Total: 1 Average: 5]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *