7 Podcasts Infantis Incríveis Para Estimular a Criatividade das Crianças!

Disponível a qualquer hora em qualquer lugar em várias plataformas, o podcast é um conteúdo em áudio que virou febre não só entre os adultos: as crianças estão amando essa tendência e os podcasts infantis estão fazendo o maior sucesso! Vem conhecer diversos podcasts infantis incríveis para estimular a criatividade das crianças!

Muitas vezes pode ser difícil manter os olhos das crianças longes das telas. Com tantas opções em seus celulares, tablets ou televisões, os pequenos podem ter dificuldade em se entreter de outra forma.

Mais uma nova opção está chamando a atenção de muitos pais: os podcasts!

Com certeza você já ouviu falar desses conteúdos em áudio: eles estão disponíveis em várias plataformas pela internet e já acumulam 28 milhões de ouvintes no Brasil! Além disso, existem os mais diferentes tipos de podcast para todos os públicos.

Por isso, as crianças não ficam de fora. Os podcasts infantis estão cada vez mais populares por serem uma forma das crianças estarem fora se seus eletrônicos, mas se divertindo! 

Existem vários tipos de podcast infantil com muitos assuntos diferentes. Assim, dá pra ouvir histórias, aprender sobre ciência, ouvir música, meditar… 

Além disso, é uma boa opção para passar tempo em família ou até mesmo escutar enquanto seu filho faz outra atividade. Isso ajuda a manter o foco na hora de brincar, pintar, fazer tarefas de casa e até relaxar na hora de dormir. 

Por isso, conheça vários podcasts infantis incríveis para estimular a criatividade das crianças – e também ajudar no desenvolvimento!

podcasts-infantis-incríveis-para estimular-a-criatividade-das-crianças

Direto ao assunto

Podcasts infantis incríveis para estimular a criatividade das crianças!

Na internet, é possível encontrar uma infinidade de podcasts diferentes. Apesar de serem uma ótima forma de estimular a imaginação das crianças, é preciso escolher conteúdos de qualidade para os pequenos.

Dessa forma, dessa vamos listar alguns dos melhores podcasts infantis para ouvir onde quiser dessa!

Imagina Só

Esse podcast é perfeito para estimular a criatividade das crianças! Através de histórias contadas com muita qualidade de produção, o Imagina Só mantém as crianças entretidas e usando a sua imaginação.

Os episódios são curtinhos e saem toda semana! 

Clique aqui para ouvir o Imagina Só!  

Deixa que eu conto

Quer um conteúdo de qualidade e confiança? O podcast “Deixa que eu conto” é produzido pela Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) focado em crianças em idade pré-escolar e em alfabetização (até oito anos). 

Esse podcast foi pensado no desenvolvimento dos pequenos, principalmente após o isolamento causado pela pandemia podcast . Assim, ele busca trazer o diálogo entre a família e estimular a Podcast educação infantil.

Os conteúdos são baseados na BNCC (Base Nacional Comum Curricular), tratando de assuntos interessantes e relevantes para a formação dos jovens. 

Os episódios duram 30 minutos e os apresentadores são Carol Levy, Kiara Terra, Leandro Medina e Andrea Soares.

Clique aqui para ouvir o Deixa Que Eu Conto!

Coisa de Criança

Você acredita que esse foi o primeiro podcast infantil do Brasil? 

O Coisa de Criança é feito para explicar como o mundo funciona de maneira divertida, mas se mantendo científico. Thiago e Anne, os apresentadores, fazem episódios de mais ou menos 15 minutos, perfeitos para crianças curiosas.

Com uma produção incrível, eles usam sons para trazer os pequenos ainda mais perto de cada assunto. Além disso, esse podcast é incrível para ouvir em família!

Clique aqui para ouvir o Coisa de Criança!

Conta Pra Mim?

Esse podcast também é pioneiro: é um dos primeiros do Brasil sobre contação de histórias infantis. 

Fafá e Thiago são as vozes do Conta Pra Mim, que narram histórias de livros de uma maneira incrível! Com uma produção e efeitos sonoros incríveis, as crianças escutam e liberam um mundo de imaginação.

Os episódios recomendam-se a adultos e crianças e têm uma duração média de 5 minutos.

Clique aqui para ouvir o Conta Pra Mim!

Scikids 

Crianças fazem muitas perguntas, que nem sempre são simples de responder, mas o Scikids está aqui para isso! Esse podcast tira dúvidas de crianças de várias idades e, até você pode enviar a sua.

Assim, esse é o melhor podcast para crianças curiosas aprenderem mais sobre ciência. Questões como “por que os pássaros voam?” “de onde vem a água?” e “por que a gente espirra?” são só algumas respondidas no Scikids!

Clique aqui para ouvir o Scikids! 

Ideia de Criança

De crianças para crianças: esse podcast é focado em entender melhor como os pequenos pensam. Por isso, os apresentadores são Dante (7 anos) e Gael (5 anos), que conversam com seu pai sobre vários assuntos diferentes. 

Dessa forma, dá para saber como as crianças veem o mundo, criam respostas e pensam sobre a vida.

Clique aqui para ouvir o Ideia de Criança!

Era Uma Vez Um Podcast

Esse podcast conta histórias que não são só divertidas e interessantes, mas ensinam valores a aprendizados às crianças. Carol Camanho, criadora do Era Uma Vez Um Podcast, adapta histórias clássicas, inclusive sobre o folclore brasileiro.

Além de ajudar na imaginação, esse conteúdo introduz assuntos diferentes e ensina novas ideias aos ouvintes.

Clique aqui para ouvir o Era Uma Vez Um Podcast!

Por que os podcasts infantis ajudam a estimular a criatividade das crianças?

Os conteúdos em áudio são uma alternativa para que os jovens fiquem menos tempo em telas. Alfred Sholl-Franco, pesquisador em neurociência e educação na UFRJ defende que os podcasts, junto com outros estímulos, são benéficos para o desenvolvimento mental das crianças.

Segundo o pesquisador:

“Nenhum excesso é saudável e não basta dar um produto pronto para a criança. Mais do que isso, ela tem que criar e recriar a partir dele. É preciso que o podcast interaja com desafios, bonecos, brincadeiras, conversas etc. Caso contrário, ele vira apenas uma distração para ficar ouvindo histórias dos outros. Tem que ter contextualização e, a longo prazo, isso ajudará a formar um adulto melhor”

Assim, é fundamental que os conteúdos em áudio sejam ligados a diversos tipos de estímulos, como visuais, táteis, gustativos, olfativos e auditivos. Isso, principalmente, em crianças até 6 anos, quando são mais sensíveis a receber tais estímulos.

Por isso, apresente podcasts aos seus filhos, considerando o que eles se interessam ou através de novos conteúdos que eles podem gostar. Assim, além de garantir uma ocupação, seu filho aprende novas informações e se desenvolve mentalmente.  

Click to rate this post!
[Total: 0 Average: 0]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *