A Cultura Maker na Carreta CIEBP Presente!

Passando cerca de um mês em cada cidade dentro de sua rota, a carreta CIEBP Presente tem o objetivo de levar a idealização de projetos e o trabalho com a cultura maker, robótica e cultura digital para diversos alunos e professores por todo o estado de São Paulo.

A unidade móvel do Centro de Inovação da Educação Básica Paulista – que tem a sigla CIEBP – tem como objetivo atender regiões que ainda não possuem sua versão fixa por perto. 

Ela foi entregue no dia 08 de dezembro, e também é chamada de carreta CIEBP Presente. Em parceria com as prefeituras de diversos municípios do estado de São Paulo, a proposta é que a carreta passe cerca de um mês em cada cidade.

Quer saber mais sobre a carreta CIEBP Presente? Não se preocupe! O Universo Maker preparou este artigo especialmente para você! 

Fique conosco até o final e boa leitura!

Direto ao assunto

O que é a carreta CIEBP Presente?

A carreta CIEBP Presente é o nome dado à unidade móvel do Centro de Inovação da Educação Básica Paulista.

Em outras palavras, é um veículo que conta com estruturas adaptadas do Centro de Inovação para atender alunos e professores de regiões onde não há a presença fixa do Centro!

Por isso, seu projeto foi todo pensado em um espaço menor, mas acolhedor e que consiga levar grande parte do que o Centro de Inovação oferece para outros locais.

Além disso, não é apenas o espaço interno que pode ser utilizado! A carreta também conta com atividades externas, que podem ser realizadas contanto que o tempo esteja propício para elas.

Ah, e é um local acessível para os alunos e professores com mobilidade reduzida.

Dessa maneira, sua capacidade diária é de 360 pessoas, e cerca de 6,4 mil estudantes por mês! Bastante gente, não acha?

Com quais espaços e atividades a unidade móvel conta?

Mesmo se tratando de uma carreta, com espaço limitado e adaptado, a unidade móvel conta com diversos espaços e atividades diferentes.

Por isso, o Universo Maker elaborou uma lista com alguns deles para você conferir:

  • Estúdio CMSP: para quem gosta de fotografia e filmagem, este espaço tem foco completo na Cultura Digital, repleto de câmeras, tablets e diversos materiais de áudio;
  • HUB de Inovação: um espaço com foco em empreendedorismo e EDTech – startups voltadas para o desenvolvimento de soluções tecnológicas para a educação;
  • Robótica e modelagem + Prototipagem e Fabricação Digital: com foco em robótica, o objetivo destes espaços é democratizar o trabalho com programação, além de promover o uso de cortadora a laser e impressoras 3D de última geração!

Além destes espaços, um que chama bastante a atenção é o espaço de Programação Descomplicada, que tem foco na Cultura Maker e na aprendizagem criativa!

Com tantos espaços e atividades, os alunos conseguem navegar entre as áreas de interesse e se aprofundar nas que mais gostam! 

Assim, diversos materiais e profissionais estão à disposição para os ajudar a realizar seus projetos e dar asas à imaginação!

Qual o objetivo da carreta CIEBP Presente?

Por fazer parte do Centro de Inovação da Educação Básica Paulista, a carreta CIEBP Presente tem o objetivo de levar os materiais e o espaço necessários e adequados para que os estudantes e professores possam elaborar projetos, trabalhar com a cultura maker, robótica, cultura digital e muito mais!

A carreta leva essas possibilidades para cidades nas quais o Centro não se faz presente de forma fixa, e oferece uma oportunidade única para a população local durante um mês!

Dessa forma, a intenção é democratizar o acesso à tecnologia e inovação, permitindo o acesso a espaços e núcleos específicos da sociedade.

Onde é possível encontrar a CIEBP?

A ideia é que a carreta passe cerca de um mês em cada cidade, sendo que a primeira do mapa é Miracatu. 

Assim, o agendamento para as trilhas formativas são feitas pelo email ciebp.carreta@educacao.sp.gov.br; ou pela Secretaria Escolar Digital (SED), através do site https://sed.educacao.sp.gov.br.

Assim, você consegue conferir por quais cidades a carreta irá passar, além de agendar sua visita!

Qual a importância da carreta CIEBP Presente?

Por ser um centro móvel e se propor a visitar cidades do interior do Estado de São Paulo, a carreta CIEBP Presente leva uma realidade que, por vezes, não é a cotidiana dos alunos da região.

Com seu foco em tecnologia, o Centro de Inovação torna possível um maior enfoque no desenvolvimento desta área.

Assim, estimula-se o pensamento criativo e a resolução de problemas locais de forma tecnológica.

Em outras palavras, com um espaço como a carreta CIEBP Presente, os alunos ficam mais envolvidos no processo de criação, além de possibilidades para que seus projetos se tornem realidade!

Segundo o governador do Estado, João Dória, para o site da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo:

“Os alunos que terão acesso a esta carreta poderão utilizar tecnologia de ponta para desenvolver projetos de robótica e jogos digitais, entre outras atividades ligadas à inovação científica.”

Assim, com a ajuda dos professores e dos profissionais presentes na carreta CIEBP Presente, os alunos dispõem de diversas ferramentas que os ajudam a dar vida às suas ideias.

É o caso da aluna Bianca Vasconcelos, do 2° ano do Ensino Médio da Escola Estadual Professor Armando Gonçalves, também para o site da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.

“Quero agendar para desenvolver meu aplicativo sobre nutrição acessível que iniciei na aula de robótica. Os equipamentos aqui disponibilizados e o apoio técnico dos professores vão me propiciar a realizar o projeto”.

A expansão da Cultura Maker!

A Carreta CIEBP Presente promove a expansão da chamada Cultura Maker ao redor de todo o Estado, conforme se instala nas cidades.

De modo geral, a Cultura Maker consiste em incentivar a criança a fazer e criar, concretizar suas ideias com suas próprias mãos e materiais. Ela se torna o agente de suas próprias criações.

Sabe aquela frase: “Faça você mesmo”? A Cultura Maker é totalmente sobre isso!

Esse movimento não se limita apenas a brinquedos ou soluções para os problemas que possuem na hora, mas pode crescer e se tornar projetos tecnológicos que melhorem a vida de inúmeras outras pessoas.

E é com este objetivo que o programa Programação Descomplicada, da carreta CIEBP Presente, se faz um dos principais aliados deste movimento!

Dessa forma, ao contar com materiais, profissionais e espaços para a criação, a criança se vê envolvida no processo e consegue dar vida às suas ideias.

Assim, a carreta traz oportunidades que muitas escolas não oferecem. E, então, conseguem introduzir a Cultura Maker na realidade destes alunos e mostrar sua importância na atualidade.

Como o Universo Maker é aliado à Cultura Maker?

A Cultura Maker tem revolucionado cada vez mais a educação, já que coloca o aluno como centro de suas ideias.

É com ela que os pequenos podem sentir que fazem a diferença, pois se tornam os idealizadores e agentes de seus projetos.

Então, desde cedo, eles crescem em ambientes de constante criação e que estimulam sua criatividade e imaginação. E a melhor forma de fazer isso é…brincando!

E é dessa forma que o Universo Maker ajuda seu filho a dar vida às próprias aventuras e histórias! Do jeito que as crianças mais gostam, que é brincar!

Na loja do Universo Maker, você, papai ou mamãe, encontra diversos produtos para a faixa etária de seu pequeno, para que as melhores habilidades sejam desenvolvidas.

Com eles, você e seu filho podem montar e criar juntos, além de deixar os brinquedos com sua cara e seu jeito.

Além disso, no blog você irá encontrar textos e artigos sobre os mais variados assuntos infantis! Desde filmes e jogos para passarem as tardes e noites até dicas de como lidar com as fases mais complicadas de seu filho.

Não fique de fora! Deixe seu filho ser a estrela de suas histórias, e conheça o que mais o Universo Maker pode fazer pela sua família!

Venha desvendar esse Universo Maker!

Click to rate this post!
[Total: 0 Average: 0]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *